Tarja Turunen & Harus - In Concert Live At Sibelius Hall
DVD - Hellion Records - 2012

    Quando o nome de Tarja Turunen é pronunciado, automaticamente nós lembramos do Nightwish, afinal, a vocalista fundou e fez história no grupo entre 1997 a 2005, e só saiu da banda quando foi publicamente demitida. Desde então, a frontwoman iniciou uma frutífera carreira solo e nos presenteou com os álbuns My Winter Storm ( de 2007  ) e What Lies Beneath ( de 2008 ).

    Entretanto, a formação erudita de Tarja Turunen sempre também foi uma de suas maiores virtudes, e em conjunto com o Harus ( banda formada por Marzi Nyman na guitarra, Kaveli Kiviniemi no órgão e Markku Krohn na  percussão ) foi gravado este In Concert Live At Sibelius Hall na noite de 7 de dezembro de 2009, na cidade de Lahti na Finlândia e o resultado desta noite mágica de Jazz, Rock e experimentações você confere neste lançamento da Hellion Records no Brasil. A produção é assinada pelos quatro músicos e a realizada por Jetro Vainio ( em parceira com a vocalista e com o organista Kalevi Kiviniemi ) no Mofo Studio com masterização de Svante Forsback no Chart Masters.

    O DVD começa mostrando uma breve visão ao redor do teatro escolhido e segue para sua parte interna, e já destaco a excelente decoração de gala do evento. Os músicos vão aparecendo um a um até que Tarja solte sua voz de soprano em Heinillä Härkien, que é cantada em finlandês e muito bem acompanhada pelos solos discretos de guitarra de Marzi Nyman, a percussão de Markku Krohn e o grande órgão de tubos de Kaveli Kiviniemi. Com músicos desse gabarito juntos, temos uma sensacional melodia. Para quem não é finlandês é muito gostoso ouvir ela falando e cantando em sua língua materna. Após apresentar cada um de seus compatriotas no palco e ser apresentada por eles, a  segunda é Ave Maria P.80 em uma versão muito bonita e bem conduzida pela banda.

     Então, temos a leveza tanto instrumental quanto vocal de Varpunen Jouluaamuna e depois Maa On Niin Kaunis que tece um caminho bastante viajante com muita emoção, que é passada pela vocalista e é devidamente ambientada uma condução instrumental perfeita por parte do Harus.

    Tarja retira-se do palco após receber os aplausos da plateia para que o Harus execute a instrumental Concert Etude parece uma música mais próxima de uma ópera ( antes do cantor começar ) com suas harmonias clássicas e cativantes no órgão de Kaveli Kiviniemi e também na reluzente atuação do  percussionista Markku Krohn, juntos fazendo muitas improvisações e nos garantindo viagens que passam uma boa dose de melancolia. Anunciada pela diva Tarja como um diamante da música finlandesa, En Etsi Valtaa Loistoa e suas melodias e vocalizações extremamente cativantes, são um tanto tristes, mas, criam uma música muito emocionante e gostosa de se ouvir.

    Com solos mais introspectivos na guitarra de Marzi Nyman, a sétima do show, Arkihuolesi Kaikki Heitä mostra a vocalista elevando sua voz a níveis provavelmente desconhecidos pelos fãs e muito fascinantes. E o DVD In Concert Live At Sibelius Hall foi gravado no poucos dias antes do Natal de 2009, e a instrumental Improvisation On Christmas Themes realiza a fusão dos temas natalinos com a maestria da melodia clássica e cheia de variações espetaculares que ganham peso e velocidade, que são somente alcançadas por mestres no que fazem, como é o caso destes músicos do Harus, neste caso destacando mais uma vez as soberbas atuações de Kaveli Kiviniemi no órgão e Markku Krohn na percussão.

    Após uma breve pausa ( não percebida por que, assisti o DVD ) eles retornam ao palco e Tarja Turunen está ainda mais exuberante com um longo vestido preto para cantar a pacífica Ave Maria em uma versão lindíssima e composta especialmente para esta turnê com o Harus.

    You Would Have Loved This possui uma base mais próxima do Rock e é uma balada onde a vocalista aplica todo o seu feeling que penetra na alma do ouvinte. Em seguida, os excelentes músicos do Harus promovem uma linha instrumental sombria e cativante dotada de muita técnica em Astral Bells e Tarja retorna com uma outra versão para Ave Maria e exibe, mais uma vez, toda a delicadeza de sua voz.

    Quase no final do espetáculo temos Walking In The Air, que foi um sucesso nos seus tempos de Nightwish e que nesta nova roupagem, novamente, ficou sensacional e inesquecível. Jouluyö, Juhlayö ( Silent Night ), a tradicional composição de Natal exibe a interpretação "classe A" deste clássico feita pela Tarja e pelo Harus e assim, encerra esta majestosa noite.

    No bônus temos uma ótima entrevista/making off que mostra a felicidade e a amizade dos músicos com relação ao projeto, além de uma admirável galeria de fotos nas cidades onde eles tocaram. Como é bom ver uma vocalista como Tarja Turunen cantando com a maestria que possui em linhas clássicas, e devidamente acompanhada por músicos de grande gabarito como este trio chamado Harus em um espetáculo suave dotado de iluminação e decoração perfeitas. Fãs de Tarja Turunen, de Nightwish, de música clássica e de composições de Natal, saibam que este DVD Tarja Turunen & Harus - In Concert Live At Sibelius Hall, assim como o Deep Purple In Concert With The London Symphony Orchestra é peça fundamental para quem aprecia muito mais do que somente Heavy Metal.
Nota: 10.

Site: www.facebook.com/harusofficialwww.tarjaturunen.com.

Por Fernando R. R. Júnior
Março/2012

Voltar para Resenhas