Tomada - XII - Estradas, Sons e Estórias na Terra do Rock Tupiniquim
DVD - Coaxo do Sapo - 2013

       Não parece, mas a banda de Rock´n´Roll brasileira Tomada já possui 12 anos de existência e para comemorar esta marca lançaram em 2013 o DVD XII - Estradas, Sons e Estórias na Terra do Rock Tupiniquim, onde Ricardo Alpendre ( vocais ), Pedro Ayoub e Vagner Nascimento ( guitarras ), Pepe Bueno ( baixo ), Matheus Schanoski ( teclados ) e Paulo Navarro ( bateria ) contam mais detalhadamente as suas aventuras pelo cenário brasileiro. A direção é de Marcelo Bueno e Eduardo Donato enquanto que a montagem e masterização ficou a cargo de Pi Malandrino.

    No DVD você irá encontrar um documentário muito bem captado por suas imagens onde são abordados temas como Ricardo Alpendre e Pepe Bueno se conheceram e como fizeram as ligações da sonzeira que tocam. Também poderá curtir como foram as primeiras gravações, primeiras composições, primeiros shows e ver ambos falando do capista Thiago Almeida. A dupla comenta também sobre a entrada e saída de integrantes, a gravação do primeiro álbum e do primeiro videoclipe, além de enfatizar a independência da banda ao longo dos anos, os shows realizados, em especial o do encontro de motociclistas de Estiva Gerbi/SP em 2004.

    Contam também sobre como foi a repercussão na mídia do seu primeiro álbum, o Tudo Em Nome do Rock´n´Roll ( leia resenha ) além de detalhes e curiosidades acerca das gravações de Voltz ( o segundo cd ) e O Inevitável ( o terceiro trabalho ) e isso tudo sempre com o bom humor que permeia a banda. Relembram da participação no Jornal da MTV em 2007 e também em programas como Circo do Edgar, Vai Pro Gol entre outros. Comentam também sobre as gravações do videoclipe de Catarina e a participação na Virada Cultural de 2012 em São Paulo/SP.

    Outro ponto importante da carreira da banda abordado neste XII - Estradas, Sons e Estórias na Terra do Rock Tupiniquim é a cerveja 220 Voltz, a trajetória e fatos ocorridos em 2013 antes do lançamento do DVD. O documentário é simples, muito bem feito e traça um perfil muito bacana dos doze primeiros anos da banda.

    Na seção Ao Vivo temos cinco músicas gravadas no Centro Cultural São Paulo no dia 7 de julho de 2012 com boas captações de imagens e sons, e a primeira delas é Boogie do Café, um Rock Blues de letra cativante e dotado de uma parte instrumental envolvente que ganha você na hora. Em Billy, O Esquisito temos um Rockabilly divertido e possuidor de uma pegada excelente que te levam aos 'fifyties'.

    Depois é a vez das linhas acústicas e sensacionais de Catarina e assistimos o Tomada se apresentar com muita vontade e feeling. ( Quero Ter ) Uma Música Forte é uma canção de longos solos de guitarras e bem direta, que apresenta claramente a cara da banda e De Verdade foi exibida de uma forma mais introspectiva e acústica encerrando com seu Rock´n´Roll essas cinco faixas ao vivo do DVD.

   Na seção Videoclipes temos cinco outras sonzeiras da carreira do Tomada e a primeira foi o Rockão Doses Depois, composto em 2004, que foi dirigido por Renata Mardiello e mostra a banda no palco em ótimos closes. Voltz/Buggy do Maluco são oriundos do segundo cd e em Voltz temos um Rock´N´Roll eletrificado que foi dirigido por Fernando Garcia em 2005, já na segunda parte temos o hilário clipe que conta as tramoias desastradas de um fã da banda. Depois temos o ótimo clipe de Catarina de 2009 exibindo uma bela morena e com a banda no bar em uma levada Rock de pura adrenalina, vale lembrar que a direção é de Lígia Apolonio.

    Para o clipe de Minha Vida de 2010, o Tomada refez feitos utilizados por muita gente boa nos anos 70: deixou suas linhas elétricas de baixo, guitarras, bateria e vocais tomar conta e tonar esta sonzeira uma verdadeira campeã. A direção desta ficou por conta de Henrique Rodrigues e Marcelo Bueno. Por fim, Ela Não Tem Medo de 2011 exibe a banda diante de uma beldade e uma composição "Classe A" com a direção de Marta Kiss.

   No DVD XII - Estradas, Sons e Estórias na Terra do Rock Tupiniquim ainda temos o Making Off de O Inevitável, que conta detalhes de como o álbum foi composto e gravado com entrevistas e curiosidades que os fãs sempre gostam de saber durante o processo realizado no Overdrive Studios com Xande Lupo.

    XII - Estradas, Sons e Estórias na Terra do Rock Tupiniquim é um nobre trabalho de uma banda independente, que não conta com apoio de gravadoras, da mídia, mas é possuidora de um talento enorme e neste DVD de 105 minutos, eles nos contam um pouco de sua história musical, pessoal e um pouco do seu excelente legado para o Rock´n´Roll Nacional em mais outro excelente trabalho onde você sente que foi colocado o coração a cada trecho que assistimos. Que venham muitos mais anos de vida a banda, pois necessitamos de sua sonzeira sempre. Então se ligue o quanto anos na eletricidade que o Tomada nos proporciona com seu Rockão Brazuka.
Nota: 10,0.

Sites: www.tomadarock.com.br.
Fotos: Victor Daguano

Por Fernando R. R. Júnior
Fevereiro/2014

Voltar para Resenhas