Vera Loca - Ao Vivo
DVD - 20 Faixas - Imã Records - 2013

       Depois de quatro lançamentos de estúdio, a banda gaúcha de Rock Vera Loca disponibiliza seu primeiro DVD intitulado apenas como Ao Vivo, que foi gravado no dia 15 de novembro de 2012 no Bar Opinião em Porto Alegre/RS, terra natal de Fabrício Beck ( voz, guitarra e violão ), Filipe "Mumu" Bortholuzzi ( baixo e vocal ), Diego Dias ( teclados, acordeon e vocal ), Hernán González ( guitarra ) e Luigi Vieira ( bateria ). E o show de gravação do DVD levou mais de 1.400 fãs para curtirem o Vera Loca e seus convidados, que abordarei mais ao longo desta resenha.

    A direção é de Amarello Rodrigues e Luiza Copetti enquanto que as gravações foram realizadas por Mateus Borges e Sassandro com a pós-produção feita no Estúdio Áudio Farm, inclusive Mateus Borges assina o processo de mixagem e masterização, conferindo um ótimo trabalho ao DVD.

    A faixa Intro abre o DVD com imagens dos 10 anos da carreira do Vera Loca e o apresentador, uma tradição que nem sempre temos em alguns shows, chama a banda para o palco e a galera que lotava o Bar Opinião neste dia corresponde plenamente com muita euforia e então Fabrício Beck inicia o Rockão A Vida É de Graça. O Vera Loca no palco empolga em uma letra cativante e que fez os fãs agitarem para valer, em um grande começo. O show ( e o DVD ) segue com Velocidade, que tem uma letra um pouco mais Pop e uma pegada Rock´n´Roll que contagia bastante e fez o público cantar com a banda. Carismático, o vocalista cumprimenta os fãs e anuncia a recente e título do último cd do Vera Loca, a Parece Que Foi Ontem, uma composição de boas variações e com letra de fácil memorização que pode e deve figurar nas FM´s de Rock.

    Em Cuidado Ana, os gaúchos exibiram uma canção mais Pop/Rock, que excita os presentes pelas suas boas melodias e vocalizações compenetradas feitas pelo quinteto totalmente afiado como eles estavam nesta noite. Pelas imagens, que foram muito bem captadas pela equipe de gravação, percebe-se como o Bar Opinião teve todas suas dependências tomadas e como é sensacional ver os fãs participando intensamente à todo momento com o Vera Loca.

    Com o simples título de Foi, a banda nos envia uma agradável canção com uso do violão e teclados apenas produzindo um ritmo muito interessante e que nesta versão ao vivo passou muita emoção. Do quarto disco, o Parece Que Foi Ontem, eles apresentam Quando Vi Já Era com uma linha que anda pelo Pop e pelo Rock em uma envolvente harmonia de violão e teclados, que eles inteligentemente prolongam seu refrão para que os fãs participem ainda mais.

    Borracho Y Loco é uma versão do Lamento Boliviano dos argentinos do Los Enanitos Verdes, que é uma canção de amor muito animada onde destaco o solo de guitarra de Hérnan González e o novo prolongamento, que novamente foi cantado a plenos pulmões pelos fãs, que bateram palmas no ritmo da música e em troca receberam de Fabrício Beck com seu violão um duelo entre voz e guitarra. Depois hora de acalmar um pouco com Preto e Branco, cuja letra é positiva, divertida e funcionou muito bem ao vivo. Em seguida partem para o Blues a la Barão Vermelho com As Coisas Que Eu Te Disse Ontem, que destaca uma excelente atuação da banda, em especial o vocalista Fabrício Beck e o guitarrista Hérnan González ( que "estilinga" em solos Classe A ) em sua Gibson Les Paul.

    Com a presença de Duca Leindecker enaltecido pela banda por sua importância para a carreira do Vera Loca, o quinteto executa Palácio dos Enfeites e o renomado músico gaucho divide os vocais com Fabrício Beck nesta canção suave com pitadas de Rock e Blues.

    E mais uma vez, pelo clima fraterno do show eles repetem o refrão mais uma vez para que os fãs cantem com aquela força, que traz muito calor e carinho à banda, além de eternizar na mente dos músicos o momento maravilhoso. Ainda com o convidado Duca Leindecker no palco, o Vera Loca tocou Fiz de Tudo, composição de linhas tranquilas e com belas românticas que são gostosas de se ouvir.

    Saudando os fãs e enfrentando um problema de troca de caixa ( é isso acontece no dia-a-dia muitas vezes dos shows e aconteceu em plena gravação do DVD ), o vocalista comanda os fãs com ajuda do tecladista Diego Dias e dá início a Bailarina, uma balada mais Pop com direito ao surpreendente ( pelo menos aos paulistas ) uso de acordeom na hora do solo. Seguindo o show tocaram a versão de Graffiti dos argentinos Inmigrantes, que é um Rock´n´Roll com momentos simples e envolventes, confirme assistindo ao momento que eles alongam a música e recebem palmas no ritmo dos fãs. Na canção título do primeiro álbum do Vera Loca, que é  balada Meu Toca Discos Se Matou, eles passaram muita emoção e uma certa irreverência em outro significante momento do show, que teve ainda um deleite à parte: um longo solo do guitarrista Hérnan González.

    Para Sem Sair Do Lugar, o baterista Luigi Vieira realizou uma sequencia vibrante de repiques, que são parados por solos consistentes de guitarra, cortesia de Hérnan González. E nesta faixa temos outra performance empolgada do vocalista Fabrício Beck. E cabe aqui um comentário: é muito interessante nas bandas gaúchas que utilizam o acordeom em suas músicas e em Aos Meus Amigos, o instrumento se faz presente graças a Diego Dias, que o toca com primor e junto à banda garante mais uma agradável canção.

   Com a enriquecedora presença de Veco Marques do Nenhum de Nós no bandolim, Maria Lucia em um ritmo Country Rock de letra de fácil assimilação conquista quem assiste o DVD facilmente, chegamos próximos ao final do show, que segue com aquela energia típica do povo brasileiro com o Rock´n´Roll de Cara Cabeludo, que enfatiza o baixo e as guitarras, e como se trata de um sucesso do Vera Loca, foi cantado por todos.

    Aliás, note como o baixista Filipe "Mumu" Bortholuzzi "sustenta" a música para que Diego Dias nos teclados e Hérnan González na guitarra possam aplicar ótimos e longos solos. A última é a composição Suadinha, um Rock setentista e mais agressivo vocalizado com garra e muita energia para a alegria de todos, pena só que esta faixa que puxa você para cantar com Fabrício Beck finaliza o show, mas sem problemas, basta assistir novamente o DVD.

   Ao Vivo é um DVD que coroa com brilhantismo os 10 anos de carreira desta banda independente gaúcha. As gravações captaram muito bem a pulsação do Vera Loca no palco em ótimas imagens e de seu acalorado público, que eles conduziram à um êxtase com facilidade. Se você nunca ouviu falar deles, este Ao Vivo é uma excelente oportunidade para conhecer mais uma bela banda do sul do país.
Nota: 9,5.

Site: www.veraloca.com.

Por Fernando R. R. Júnior
Março/2014

  Voltar para Resenhas