Anneke Van Giersbergen - Everything Is Changing
12 Faixas - Die Hard Records/Overload/Shinigami Records - 2013    

    Por doze anos a cantora holandesa Anneke Van Giersbergen liderou os vocais da banda de Gothic Metal The Gathering tendo gravado sete álbuns e três ao vivo. Depois, a bela vocalista formou o Agua de Annique lançando os álbuns Air de 2007, Pure Air e In Your Room em 2009, além do vivo Live In Europe em 2010. Também participou de Black Symphony ( 2008 ) do Within Temptation, de Addicted ( 2009 ) do Devin Townsend e de Falling Deeper ( 2011 ) dos amigos do Anathema. Depois em 2012, ela disponibilizou Everything Is Changing, que no Brasil saiu pela Shinigami Records em 2013.

    Daniel Cardoso, o multi-instrumentista do Anathema foi um dos parceiros de composição de Anneke e também o responsável pela produção e mixagem do cd, enquanto a masterização foi de Darius Van Helteren realizada no Amsterdan Mastering. Ao lado de Anneke temos o citado Daniel Cardoso nos teclados, guitarra e baixo, além de vários convidados como Rob Snijders e Dennis Leeflang na bateria, Ferry Duijsens e Ruud Jolie na guitarra, Joost Van Haaren no baixo, René Merkelbach nos teclados e Camila Van Der Kooij no violino.

    Feel Alive, que tornou-se o primeiro clip de Everything Is Changing abre o disco com a angelical voz de Anneke Van Giersbergen em uma música suave, que caminha para um crescente positivo, que é muito gostoso de se ouvir. Em You Want To Be Free sentimos uma melodia mais introspectiva e uma atuação maior das guitarras de Ruud Jolie e Daniel Cardoso, além é claro da energia dos vocais de Anneke. A balada título Everything Is Changing inicia com uma marcação no piano de Daniel Cardoso e a vocalista canta seus versos passando muita emoção e melancolia, que culminam em linhas significativamente viajantes. Take Me Home tem um clima mais festivo e nota-se também uma presença mais forte das guitarras em versos que te fazem imaginar a alegria de Anneke ao cantá-los seja nas gravações ou em um show.

    Com uma percussão eletrônica e teclados, que apresentam uma viagem discreta, a vocalista canta passando muita calma e tranquilidade a quinta do cd, I Wake Up. Com René Merkelbach no piano criando uma melodia muito bonita temos Circles, que é cantada com muita emoção por Anneke, daquelas que ela encanta o ouvinte com sua poderosa voz. Dedicada ao seu filho, My Boy tem uma linha mais serena de amor, mas ao passar dos seus minutos ganha uma roupagem com efeitos eletrônicos mais envolventes e também com alguns solos mais distorcidos e pesados, criando assim, um ambiente bastante agradável.

    Stay é a mais pesada das canções de Everything Is Changing e os vocais de Anneke nos cativam muito bem, pois aparecem com firmeza em uma aura sombria vinda dos solos de guitarra de Daniel Cardoso. A levada mais Pop que está presente em praticamente todo o disco reaparece em Hope, Pray, Dance, Play, porém, com um andamento mais gótico e que a cada verso que ouvimos podemos sentir a emoção que Anneke desejou nos passar.

    O ritmo de Slow Me Down é mais pesado, mas os vocais passam mais leveza e desta forma a décima música de Everything Is Changing flui agradavelmente. Em Too Late, a vocalista decidiu exibir uma canção com mais peso em um ritmo envolvente, que tem seus momentos mais introspectivos, fazendo assim uma interessante dualidade. Com toques repetitivos do baterista Dennis Lee Flang temos a viajante e solitária 1000 Miles Away From You que encerra muito bem o cd.

    Everything Is Changing é um álbum que é muito gostoso de se ouvir pois temos uma vocalista muito compenetrada no que está cantando, que não é de Heavy Metal, mas caminha entre o Gothic Rock e Pop experimental em letras que passam claramente o momento pessoal da vida da vocalista, que é muito bom por sinal.
Nota: 8,5.

Site: http://www.annekevangiersbergen.com e
https://www.facebook.com/annekevangiersbergenofficial.

Por Fernando R. R. Júnior
Maio/2013

Voltar para Resenhas