Annihilator - All For You - 12 músicas
 e The One EP - 
4 músicas
Die Hard Records

    O excelente guitarrista canadense Jeff Waters, que comanda o Annihilator desde 1986, lançou em 2004 All For You, o seu penúltimo trabalho de estúdio, que na versão brasileira lançada pela Die Hard Records, conta com faixas multimídia ( clips, fotos e screensaver ), além do EP The One ( que também tem sua parte multimídia ).

    Desde o início do Annihilator, Jeff Waters já tocava baixo e bateria, coisa que não é diferente neste disco. Agora ele também atuou na composição, criação das letras, gravação, produção e mixagem das músicas destes dois discos ( que diga-se de passagem estão excelentes ). Achou bastante? Bem... ele ainda faz backing vocals nas canções e assume os vocais em Holding On!!! O responsável pela masterização é John Vestman ( isso Jeff não fez, risos ) . O resultado é um disco com uma excelente qualidade de produção, onde consegue-se perceber todos os instrumentos. Falando em instrumentos, a bateria é comandada por  Mike Mangini ex-Steve Vai e Mr. Big ) e os vocais são de David Padden, um garoto que mostra excelentes dotes em sua voz, seja em vocais limpos, guturais ou rasgados. Vendo os vídeos da parte multimídia pude confirmar também que ele possui  uma ótima presença de palco.

   Tanto a capa de All For You, do EP  The One e os desenhos que estão no encarte são assinadas por Gyula Havancsak e são de um primor pela grande qualidade gráfica, demonstradas ao ter-se um desenho para ilustrar cada música do disco, e, só por isso já valeria você ter este álbum na coleção. Mas All For You conta ainda 10 excelentes canções.

    A primeira é justamente All For You, canção que intitula o álbum, onde já ouvimos um belo solo de baixo, além pesada e cadenciada guitarra de Jeff num heavy metal que até tem levadas de metal moderno, mas sem ser um new metal; os vocais de David Padden são agressivos, relativamente urrados em alguns trechos e limpos em outros. A segunda, Dr. Psycho, é com certeza uma das melhores do disco, confirme isso ouvindo o leve e sinistro solo distorcido. Este momento, é entremeado com uma presença marcante no baixo para então abrir o peso majestoso  desta canção. Em resumo, Dr. Psycho, nos traz um heavy/thrash metal de altíssima qualidade, onde o vocalista David mostra sua capacidade vocálica ( com algumas semelhanças ao Metallica ), nesta letra sobre um médico assassino.

    

    Num andamento pesado de guitarra, baixo e bateria temos Demon Dance, que é um thrash metal matador com vocais limpos e refrão em coro, além da rifflerama capitaneada por Jeff Waters, que alterna linhas de thrash para heavy com a grande personalidade que somente os grandes gênios da guitarra são capazes de fazer. Depois destas três porradas, para acalmar, temos The One, uma linda balada com vocais limpos onde percebe-se a versatilidade de David Padden. Esta canção poderia figurar entre as '10 mais das rádios' e não desagradar os fãs de metal. Sua letra é de certa forma até romântica e tenho que destacar também a bela melodia no piano.

    Marcando a volta de uma canção pesada temos Bled, com ótimos solos de guitarra distorcidos na medida certa e que me lembraram o Megadeth de Dave Mustaine, principalmente na parte acelerada da música, onde Jeff Waters literalmente demonstra todos os anos de sua intimidade com as seis cordas. Já um pouco mais rápida, temos Both Of Me - um thrashão pesado e cadenciado, que tem suas levadas melódicas mescladas a trechos lentos e vocais falados, seguindo com uma forte dose de peso bem feito e um pouco até viajante ( para quem gosta de fechar os olhos durante os solos ). Indiscutivelmente uma das melhores, mais pesadas músicas do álbum e dotada de um refrão marcante. Dúvida disso? Então ouça Both Of Me e me fale.

    A faixa seguinte é Rage Absolute, onde Jeff sola sua guitarra de forma que lembra uma serra elétrica em funcionamento. Esta formidável porrada do Annihilator contém solos em alta velocidade que são perfeitos para entrar nas rodas de empolgação, além, é claro, de vocais agressivos no refrão. Se o disco acabasse aqui eu já estaria satisfeito com o que ouvi, mas ainda há tempo para outra linda balada, agora com a excelente Holding On, música que o próprio Jeff Waters assume os vocais mostrando que tem uma bela voz e realiza uma ótima melodia em sua guitarra.

     As duas músicas que encerram All For You de forma fantástica são: The Nigthmare Factory -  que possui uma sonoridade mais moderna com os vocais de David estão falados e agressivos numa canção de thrash com estilo diferente de tudo que você já ouviu ( sinta a loucura imprimida nos solos de guitarra e a presença marcante do baixo ) e The Sound Of Horror - uma canção instrumental com sonorização sinistra e com a guitarra bem distorcida e cadenciada.

      Já o EP The One nos mostra duas versões de All For You - uma editada  e a outra igual a do álbum, a música The One em versão editada, mas o destaque fica para a excelente Weapon X, canção que tem um início mais cadenciado e guitarra em solos mais melódicos e variados, que chegam rapidamente num thrash rápido para banguear sem parar, para isso, note o excelente solo no meio da música.

    Outro detalhe que não posso deixar de mencionar são os três clips bônus de The One: o primeiro com Never, Neverland ( com trechos melódicos e maravilhosas inversões de ritmos ), o segundo Refresh The Demon ( que é um thrash tradicional, rápido e agressivo ) e fechando com Alison Hell ( aquele thrash matador inesquecível ). Todas as três foram extraídas da apresentação da banda ao vivo no Earthshaker Festival em 2003 na Alemanha. Uma pequena, mas ótima amostra para que você possa sentir o poder de fogo do Annihilator ao vivo. E, tanto de All For You ( que também possui 6 clips ) quanto The One, ambos possuem seus screensavers e wallpapers.

    Realmente a versão brasileira deste álbum do Annihilator, feita pela Die Hard Records está de parabéns, pois deixou-lhe com a grandeza que sentimos ao conferir suas músicas. Nem é preciso dizer que All For You é uma verdadeira aula de heavy metal que você pode e deve incluir em sua coleção.

Site Oficial: http://www.annihilatormetal.com
Die Hard Records: www.diehard.com.br

Por Fernando R. R. Júnior

Voltar para Resenhas