Arch Enemy - Khaos Legions
14 Faixas - Shinigami Records - 2011

    O Arch Enemy é capitaneado pela vocalista Angela Gossow desde novembro de 2000 e a ordem aqui não é o padrão de bandas com uma mulher nos vocais. Nesta banda originada na Suécia em 1997, encontramos o mais brutal Death Metal Melódico e os músicos Michael Amott e Christopher Amott nas guitarras e backing vocals, Daniel Erlandsson na bateria e Sharlee D'Angelo no baixo, que completam a formação que gravou Khaos Legions ( o nono disco de estúdio da banda ) no Sweets Pot Studio entre dezembro de 2010 e março de 2011, com produção de Rickard Bengtsson e os próprios membros do Arch Enemy. A masterização e mixagem é de responsabilidade de Andy Sneap ( que já trabalhou com Blaze Bayley, Masterplan, Exodus, Kreator, entre outros ), ou seja, não é por acaso que o disco está muito bem produzido.

    Khaos Overture abre o cd com os solos rápidos de guitarra em um clima de destruição com sirenes, que após alguns vocais falados nos conduzem para a caótica e pesada Yesterday Is Dead And Gone, que é vociferada com uma fúria monstruosa por Angela em um ritmo mais cadenciado, mas muito forte, com solos de guitarras que exibem muita técnica. Bloodstained Cross é mais rápida e pesada que a anterior, entretanto, mantém o clima destruidor com o uso dos teclados de Per Wingerg em uma combinação matadora das guitarras e bateria. Detalhe com os guturais proferidos por Angela Gossow, devidamente aliados à esse peso.

    Ritmo cadenciado em alta para Angela nos conclamar para a quarta faixa, Under Black Flags We March, que mantém o peso com seus ares de batalha e seus maiores destaques são os solos mais melodiosos de guitarras. A seguinte é No Gods, No Masters e o seu andamento é pesado sim como podia se esperar, mas, dentro dessa linha, pode até ser veiculada sem problemas em rádios que não toquem sons brutais em sua programação, e afirmo, nessa o Arch Enemy fez a aliança cadenciada com solos pesados e os ferozes urros de Angela na dosagem perfeita. City Of The Dead começa com uma linha que lembrou-me de música árabe, para então romper um momento muito brutal, que é conduzido novamente de forma mais cadenciado pelo quinteto e assim torne a música um deleite para se bangear. Michael e Christopher Amott capricharam mesmo em seus solos de guitarras, ouça-os com atenção. Com Throught The Eyes Of A Raven temos mais força nas guitarras, mas o principal destaque logo no início é o baterista Daniel Erlandsson, depois Angela solta toda sua cólera nos vocais em um andamento novamente brutal que no final nos traça uma surpresa: dedilhados suaves no violão; parabéns Arch Enemy.

    Cruelty Without Beaty traz um clima mais assustador no ar que é amplificado pela dupla de guitarristas, que juntos nos levam para os raivosos vocais de Angela no mais puro caos sonoro. A instrumental We Are A Godless Entity é a nona de Khaos Legions e seus dedilhados mais sombrios vão dando lugar a riffs mais pesados que chegam na rápida e violenta Cult Of Chaos  e nesta, o Arch Enemy expõe toda sua fúria sem precedentes, seja nos guturais de Angela ou nas notas dos guitarristas Michael e Cristopher Ammott, aliás, a mudança para linhas melodiosas que eles fornecem em alguns trechos é um destaque à parte.

    Thorns In My Flesh entra sem dar pausa para ninguém respirar com muita agressividade, seja nos vocais ou na pesada linha instrumental, mas, o mais interessante são os solos cheio de melodia dos guitarristas do Arch Enemy. Em Turn To Dust, a banda realiza mais um momento instrumental, que começa mais suave até o baterista Daniel Erlandsson metralhar seu kit e aí, sem que se perceba, estamos em Vegeance´s Mine, a penúltima de Khaos Legions, que é rápida, muito violenta e vocalizada com o devido ímpeto típico de Angela Gossow provocando aquela vontade de "bater a cabeça". Secrets encerra o cd com muitos riffs de muita harmonia, que são recebem muito peso à maneira que a vocalista canta cada um de seus coléricos versos.

    Khaos Legions é mais um grande lançamento da Shinigami Records no Brasil de uma das bandas da atualidade que mais souberam mesclar a agressividade e a velocidade do Death Metal com as melodias do Heavy Metal, criando assim um som muito competente. Então, se o estilo mais pesado lhe agrada caro leitor(a), conheça este formidável trabalho do Arch Enemy.
Nota: 9,0.

Site: http://www.archenemy.net.

Por Fernando R. R. Júnior
Novembro/2011

Voltar para Resenhas