|
|
Suas gravações foram realizadas no CTM Records Studio ( Moscow Sound ) entre junho de 2013 a outubro de 2013 com produção de Sergey "Lazar" Atrashkevich e Masha "Scream" Arkhipova. Os processos de mixagem e masterização foram registrados também pelo guitarrista Sergey "Lazar" Atrashkevich em janeiro de 2014.
Com a participação de Alexsev "Master" Alafern do Sviatogor, Zarozhdenie abre Yav com uma atmosfera épica e progressiva em meio a breves narrativas, que dão lugar ao Pagan Folk Metal do Arkona, ou seja, a adição de peso acontece com muita categoria para que os vocais urrados apareçam ante a belas melodias medievais em uma fascinante complexidade instrumental, que produzem variações sensacionais e te conquistam instantaneamente. Depois, com Na strazhe novyh let, os russos aplicam quantidades de peso para nenhum fã de Black Metal colocar defeito seja na parte instrumental ou vocal ( que deixam claro a versatilidade de Masha "Scream" Arkhipova ). Entretanto, eles mudam a canção inteligentemente tornado-a mais calma, cadenciada e diversificada conseguindo assim... enfeitiçar o ouvinte até suas linhas se alternarem-se para trechos mais viajantes, com destaque nos seguintes pontos: a percussão de Andrey Ischenko, a musicalidade dos vocais e os mergulhos Folk da canção.
|
|
Para a seguinte, Vladimir "Wolf" Reshetnikov extrai belas melodias de sua gaita galega e Masha "Scream" Arkhipova canta de forma intensa cada verso de Gorod snov, que marca a quinta - e praticamente quase 100% medieval - canção de Yav, onde Alexsev "Master" Alafern do Sviatogor participa com os lindos sons que consegue tirar de seu violino. E mais uma vez, o Arkona transita por ótimos trechos progressivos em mais uma contundente vocalização, que vai do suave ao extremo com a facilidade que a vocalista exibiu neste cd.
Ao som de gritos, a cadenciada e dotada de harmonias grandiosas, Ved'ma dá sequencia ao cd com um clima de batalha com vocais um tanto que urrados e agressivos, porém, sempre emocionantes. Destaque ao baterista Andrey Ischenko, que até aqui executou com muita precisão cada "baquetada" - por assim dizer - e para a parte mais extrema, que conta com Thomaz Väänä Lex do Thyrfings junto a Masha "Scream" Arkhipova em um incrível e inflamante caos sonoro.
|
O encerramento desta grandiosa obra - que saiu aqui pela Shinigami Records - é com a lenta e arrastada V ob'jat'jah kramoly, uma música deveras sinistra e vocalizada com muitos urros ambientados por dedilhados quase agonizantes e sempre constantes. Inclusive, os guturais de Masha "Scream" Arkhipova estão tão macabros que nem parecem que são proferidos por uma mulher.
Não é nenhum exagero dizer que Yav é um dos melhores álbuns da carreira do Arkona, um dos melhores lançamentos do ano e que certamente renderá muitos ótimos frutos à banda. Entretanto, apesar do disco conquistar o fã logo na sua primeira audição, tenho certeza que para sentir sua plenitude é necessário ouvi-lo mais vezes para que assim seja possível criar as devidas condições de absorver sua verdadeira alquimia musical. Não é por acaso que o Arkona se apresenta no Brasil neste mês de outubro.
Nota: 10,0.Sites: http://arkona-russia.com/, http://www.facebook.com/arkonarussia,
http://www.reverbnation.com/arkona e http://www.youtube.com/user/arkonaru.Por Fernando R. R. Júnior
Outubro/2015