Assacínicos - Ninguém Sabe Mas Tenho Medo...
12 Faixas - Musicactiva/Metamorfose Records - 2004

    Os portugueses Antônio Cova na voz e violão, Schmitt na guitarra e voz, Mathiew no baixo, Portela na bateria e Cyborg nos teclados montaram o Assacínicos em 2001 na cidade de Leiria. Em pouco tempo registraram um disco homônimo e começaram a excursionar realizando alguns shows, sendo que no já longínquo 2004, este álbum Ninguém Sabe Mas Tenho Medo... foi lançado deixando claro suas influências de Rock Alternativo.

    O processo de gravação, mixagem e masterização foram realizados no Estúdio Soundworks por Hélder Guarda entre outubro de a abril de 2004. João Diogo da ComaVisions cuidou da capa e dos encartes.

    Através de dedilhados e alguns poucos versos mais sombrios, O Meu Receio/Não Posso abre o cd em um clima de dualidade até que em Queria Amiga Ensina-me reparamos em um lado mais raivoso do Assacínicos, especialmente em seus vocais, que quase chegam a flertar com os guturais em uma grande atuação do baterista Portela e do guitarrista Schmitt. Com dedilhados rápidos, quase flamencos e uma linha alternativa mais proeminente, Vejo-te exibe o vocalista Antônio Cova declamando uma poesia até seus momentos pesados e estranhos aparecerem mais na canção em uma sucessão insana de ritmos, que provam que os portugueses fizeram alguns experimentalismos na sua composição, que conta com versos em alemão e termina aos dedilhados.

    Novamente se iniciando no violão e com solos leves de guitarra, temos a nonsense As Muídas Se Dão Bem, onde Antônio Cova canta sua letra o título do cd e consegue com sua voz até alguns poucos momentos mais agressivos. Lembra daquelas caixinhas de música de criança? Então uma delas faz a introdução da sinistra Je Ne Compreend Pas Ce Que Tu Dis, que segue posteriormente por experimentações mais pesadas enquanto que Antônio Cova faz um misto de canto com declamações de sua letra, que em seu decorrer recebeu a participação de Patrícia Ervilha nos vocais. Com A História dos Cavalos temos uma aparente linha introspectiva, que segue por um ritmo distorcido - levemente - até que os vocais de Antônio Cova alterem trechos falados com outros mais agressivos, além de um trabalho na bateria com uso dos pratos de forma constante, gemidos, solos de gaita, que levam à um final mais obscuro.

    Ao som de tiros, motor e um carro em um ritmo mais acelerado, Amélie marca a sétima de Ninguém Sabe Mas Tenho Medo... e é a mais acessível das canções do cd até aqui. Entretanto, ouvindo com atenção pode-se notar seu estilo mais alternativo e experimental. A convidada Luíza Santos solta alguns gritos de pavor ao lado de Antônio Cova em Chávernas Quentes, ( que me parece duplo sentido, mas não sei se em Portugal usam expressões assim ) logo após este declamar uma poesia tal como um louco durante dedilhados que se eletrificam em um andamento que torna-se mais pesado.

    A curta Está A Queimar é praticamente um prolongamento mais furioso da anterior, pois, mantém seu estilo por mais um tempo em uma condução instrumental interessante. O 'tic-tac' de um relógio de parece marcar o princípio de Afinal Que Horas São, onde Antônio Cova questiona a insanidade das dúvidas que seu personagem sofre neste Ninguém Sabe Mas Tenho Medo... através de linhas repetitivas, que vão gradativamente ficando mais encorpadas e distorcidas, mais próximas a um Heavy Metal.

    Com um andamento que vai te conquistando especialmente por conta da participação do flautista Joachin Ürban, Tinto Indiano nos envia linhas introspectivas, que são gostosas de se ouvir, pois trazem uma aura mais viajante. Ao término de Ninguém Sabe Mas Tenho Medo... temos a faixa Esqueceste, que é a maior do cd em quase oito minuto e conta com batimentos cardíacos após sua ótima introdução nos mostra um ritmo mais Rock, porém, sem esquecer dos experimentalismos que permeiam o cd e mais uma vez temos Luíza Santos dividindo alguns versos com Antônio Cova. Além disso tudo, o Assacínicos incluiu riffs contundentes de Schmitt em sua guitarra e nos últimos instantes temos uma nova poesia mais curta para finalizar a obra.

    Com tantas variações, modificações e misturas que o Assacínicos fez em Ninguém Sabe Mas Tenho Medo... posso seguramente afirmar que este cd requer uma mente aberta aos muitos experimentalismos inclusos em suas doze músicas sendo necessárias várias audições para assimilar tudo que eles desejaram passar. Entretanto, a banda encerrou suas atividades em 2009.
Nota 7,0.

Site: http://assacinicos.blogspot.com.br/, https://www.facebook.com/pages/Assacinicos/133753983313754,
http://www.rastilhorecords.com/pt/artistas/-/assacinicos-10/ e
http://www.rastilhorecords.com/pt/lancamentos/-/ninguem-sabe-mas-tenho-medo-10/.

Por Fernando R. R. Júnior
Maio/2016

Voltar para Resenhas