Avantasia - A Paranormal Evening With The Moonflower Society
11 faixas - Shinigami Records/Nuclear Blast Records - 2022

        Nos últimos 21 anos, o genial Tobias Sammet nos brindou com a melhor criação de sua carreira, o Avantasia, que seja no seu nono álbum de estúdio, no único ao vivo ou nos shows, sempre tivemos uma única certeza: músicas vibrantes, empolgantes e uma entrega total dele e de cada um dos ilustres e renomados convidados de cada um dos álbuns.

    Neste novo A Paranormal Evening With The Moonflower Society ( de 2022 e justamente o nono da história ), Tobias Sammet logo após a turnê do excelente Moonglow e a construção de seu estúdio em 2020 tivemos a famigerada pandemia, e ele teve tempo de trabalhar em cada um dos seus itens com toda a calma necessária, conforme nos contou ao dizer: "Eu tive mais tempo do que nunca. Então, eu consegui prestar muita atenção nos mais mínimos detalhes assim como eu prestava nos meus primeiros anos. Nos meus últimos álbuns, eu terceirizei algumas coisas para meu produtor Sascha Paeth, principalmente para economizar tempo. No entanto, agora não precisei economizar tempo. Não há um disco que soe tão eu como este".

    Assim depois da reclusão imposta pelo vírus, Tobias Sammet apresentou com A Paranormal Evening With The Moonflower Society um álbum para imergirmos na sua fantástica versão da realidade obtida pelo músico, que é definida por ele da seguinte forma: "Sou uma criança dos anos oitenta. Cresci com Holy Diver [do Dio], o Queen, mas também com 'Take On Me' [do A-Ha]. Talvez eu tenha dado um pouco mais de espaço para as minhas muitas influências, mas o resultado parece muito consistente e coerente".

    Para chegar a este nível foi preciso muito empenho e trabalho, conforme Tobias Sammet afirmou: "Eu processei muitas coisas da minha vida e as adaptei aos meus personagens fantásticos. Como resultado, as músicas desenvolvem uma vida própria com a qual os outros podem se identificar. As músicas são terapêuticas para mim, então sempre há algo pessoal por trás dos temas fantásticos. Eu quero estimular a imaginação do ouvinte, mas não simplesmente oferecer um escapismo chato. O Avantasia não é um musical onde o mago derrota o espírito maligno da floresta na sétima música. Há sempre algo mais do que isso".

    Neste disco temos uma parte da vasta família Avantasia com os seguintes convidados: Michael Kiske ( Helloween ), Bob Catley ( Magnum ), Ronnie Atkins ( Pretty Maids ), Geoff Tate ( ex-Qüeensryche e atual Operation Mindcrime ), Eric Martin ( Mr. Big ) e os novos membros tais como Floor Jansen ( Nightwish ) e Ralf Scheepers ( Primal Fear ), e isso sem considerar a sua banda formada por Sascha Paeth na guitarra, Felix Bohnke do Edguy na bateria, Michael "Miro" Rodenberg nos teclados Oliver Hartmann na guitarra e backing vocals, Herbie Langhans e Ina Morgan nos backing vocals, que fecham o timaço de Tobias Sammet, sendo que ele classifica da seguinte maneira: "Somos um bando de conspiradores, uma gangue". E continua: "Temos até um grupo de WhatsApp onde sempre há algo acontecendo".

    As gravações de A Paranormal Evening With The Moonflower Society aconteceram em sua maior parte no Mystery Hausen Studio, no Pathway Studio e outros pelo mundo de acordo aonde estavam seus convidados, sempre aos cuidados do produtor Sascha Paeth e Tobias Sammet enquanto que a mixagem foi realizada por Sascha Paeth no Pathway Studio. Já a masterização foi realizada no Gate Studio localizado em Wolfsburg na Alemanha e que é de propriedade Michael "Miro" Rodenberg.

   Já a capa do cd que mostra os membros da 'sociedade da dama da noite' foi criada por Alexander Jansson e remete a uma ligação com o álbum Moonglow, talvez porque ambos portam conceitos noturnos e feitos pelo mesmo artista.

    Inclusive, sobre o novo álbum Tobias Sammet filosofa: "A [flor] dama-da-noite é uma criatura da noite que floresce quando o mundo está dormindo. Para mim, representa, por um lado, os personagens estranhos com os quais povoo minhas músicas e, por outro, os personagens estranhos com os quais me cerco no Avantasia". Sabendo dessa gama de informações vamos direto ao sinistro e mítico mundo que se relaciona com seres reais da vida do vocalista nas próximas linhas.

    Aberto propositalmente com Welcome To The Shadows nos convidando já em seu título a penetrar esse mundo, A Paranormal Evening With The Moonflower Society amplia a sua magia aos toques melancólicos no piano e também na emocionante voz e Tobias Sammet elevando no seu andamento a um tom épico e contagiante de vocais em coro e orquestrações belíssimas, uma estrutura que é até tradicional em se tratando do Avantasia, porém, exalando uma atmosfera dramática.    

    Depois dessa grandiosa canção, hora do primeiro single do cd com o impactante e rápido Power Metal presente em The Wicked Rule The Night, onde cantamos junto aos vocais do primeiro convidado: Ralf Scheepers do Primal Fear disparando seus potentes agudos com Tobias Sammet e que somado aos excelentes solos do guitarrista Sascha Paeth deixam bastante clara a sua escolha como single, pois, esta é para ser tocada nos shows ( se possível com Ralph Scheepers no palco também ). Inclusive, o sempre bem humorado Tobias Sammet definiu: "Ninguém neste planeta poderia ter cantado essa música melhor ( do que ele ). Eu queria mostrar para as pessoas que nem sempre pode ser sobre a gangue de ursinhos de goma brincando em uma terra mágica".

    Do lado mais lírico e com a presença da bela, simpática e notável Floor Jansen do Nightwish temos a emblemática Kill The Pain Away com suas envolventes melodias de vocais ( onde o dueto entre ela e Tobias Sammet é formidável ) passando muita energia positiva, sendo que enfatizo também o seu andamento em que novamente Sascha Paeth se destaca seus reluzentes solos de guitarra.

    E o disco segue com The Inmost Light, um Power Metal acelerado de riffs inflamados e que apresenta também Tobias Sammet duelando com o ícone Michael Kinske nos vocais até que o seu andamento culmine em uma admirável sequência de solos feitos pela dupla Sascha Paeth e Oliver Hartmann nas suas guitarras, e vale dizer que essa música mantém seu alto astral lá em cima o tempo todo.

    Floor Jansen retorna na balada Misplaced Among The Angels, outro single do cd que é voltado para a sua forma de cantar conforme atestou Tobias Sammet: "A música estava pronta e ela se imaginou cantando, mas não tinha certeza se serviria para o seu tom". E a assim, esta música é uma das minhas favoritas neste A Paranormal Evening With The Moonflower Society pela forma fascinante que a voz da holandesa se uniu perfeitamente a cada instante da composição, tanto que consigo fechar os olhos e vê-la cantando de frente a Tobias Sammet em minha mente.   

    Consideravelmente melódica em seu início e englobando uma pegada marcante, I Tame The Storm traz o gigante Jorn Lande depositando todo o seu poderoso feeling em outra excelente composição, cuja harmonia é cravada na memória com facilidade e você poderá confirmar isso caro leitor(a) do Rock On Stage apreciando cada nota extraída por Sacha Paeth nos solos de guitarra. Na vez de Ronnie Atkins do Pretty Maids dividir os vocais com Tobias Sammet temos a encantadora Paper Plane, outra que está entre as melhores, que já é a sétima do do álbum e é detentora de uma positividade enorme em suas linhas instrumentais, que também conta com um ótimo refrão e que naturalmente temos a vontade de cantar com eles.

    Para The Moonflower Society, cujo clipe exibe em uma excelente animação, Tobias Sammet convidou o veterano Bob Catley do Magnum para que este 'roube a cena' nesta música maravilhosa em que deseja-se novamente cantar seus versos e também absorver toda a beleza de sua sessão orquestral devidamente aliada ao seu AOR/Melodic Rock e afirmo: esta facilmente se tornará uma das suas favoritas também caro leitor(a), pois, eles expuseram uma relevante e mágica canção - como está explícito em sua linhagem instrumental.

    Em Rhyme And Reason temos Eric Martin do Mr. Big em uma música épica, de média velocidade e com uma riqueza instrumental que só poderia ser criada pelo Avantasia, onde a combinação dos solos de Sascha Paeth na guitarra com os toques da bateria de Felix Bohnke e os teclados de Michael "Miro" Rodenberg resultam em um intenso e ótimo Power Metal.

    Nem parece, mas, Scars que traz Geoff Tate nos vocais já é a penúltima de A Paranormal Evening With The Moonflower Society e novamente Tobias Sammet nos colocou diante de outra sensibilizante criação sua em que somos muito bem alimentados por seu eletrizante andamento de guitarras, baixo e bateria. A última é a esplêndida e suntuosa Arabesque, que inicia em toques no estilo militar e também com aqueles sons únicos e conhecidíssimos da gaita de foles te conectando imediatamente ao seu ritmo, que surpreendentemente mergulha em uma linhagem árabe e produz momentos para que Tobias Sammet, Geoff Tate, Michael Kinske e Jorn Lande possam um a um e em cada uma de suas partes em que atuam juntos brilharem e finalizarem este álbum com a sua mais elaborada composição, que é dotada de variações inesperadas e puramente operísticas, além de solos magníficos.

    Como é o costume, Tobias Sammet conseguiu de novo e lançou mais um sensacional e majestoso álbum de seu aclamado Avantasia com este A Paranormal Evening With The Moonflower Society, que no Brasil saiu pela parceria da Shinigami Records com a Nuclear Blast. Mesmo particularmente sendo mais apaixonado pelo Moonglow, tenho toda certeza que este foi um dos melhores discos de 2022 e foi dedicado ao nosso saudoso maestro do Rock Andre Matos, que faleceu em 2019 e foi um grande e inesquecível amigo de Tobias Sammet.
Nota 10,0.

Por Fernando R. R. Júnior
Janeiro/2023

Site: http://www.tobiassammet.com/
Facebook: http://www.facebook.com/avantasia
Twitter: http://www.twitter.com/_avantasia.  
Instagram: http://www.instagram.com/tobiassammetofficial/.
 

 

Voltar para Resenhas