Axel Rudi Pell - Sign Of The Times
10 Faixas - Shinigami Records/SPV Steamhammer/SoundCity Records - 2020

    O renomado guitarrista alemão Axel Rudi Pell da cidade de Bochum possui uma legião de fiéis seguidores que sempre teve a tendência de aumentar durante cada um dos 31 anos de sua longeva carreira, onde obteve 1,5 milhão de discos vendidos e o expressivo número de mais de 2 milhões de streams nas principais plataformas digitais do seu último registro de estúdio, o Knigths Call de 2018 ( leia resenha ).

    Obviamente, que estes índices foram alcançados graças à qualidade de suas composições orientadas pelo Hard'n'Heavy, que sempre conquistaram uma notável aceitação dos fãs e da crítica neste longo período de atividades tornando Axel Rudi Pell um 'cult' do estilo, e sobre isso, ele externou: "Se alguém é tão bem-sucedido por um período tão longo, ele pode muito bem merecer [ser chamado assim]".

    Desta forma e sempre disposto a nos entregar mais composições de alto nível, Axel Rudi Pell lançou em 2020 o seu décimo nono álbum de estúdio, que foi nomeado como Sign Of The Times, cujos processos de gravações e mixagem aconteceram no Twilight Hall Studios em Grefrath na Alemanha junto a Tommy Geiger durante os meses de novembro e dezembro de 2019. A masterização também ocorreu nesta mesma época, mas foi realizada no DMS Mastering Studios em Marl na Alemanha com a assinatura de Ulf Horbelt.

    E para dar vida a Sign Of The Times estão lado de Axel Rudi Pell estão Johnny Gioeli nos vocais, Ferdy Doernberg nos teclados, Volker Krawczak no baixo e o experiente Bobby Rondinelli ( que entre várias bandas já esteve no Rainbow, Black Sabbath, Quiet Riot e Blue Öyster Cult ) na bateria. Na capa criada por Martin McKenna temos um relógio de caveira em que os ossos foram desenhados como números romanos para marcarem as horas, que curiosamente os ponteiros marcam dois minutos após a meia noite e o seu encarte ficou à cargo de Kai Hoffman. Sabendo disso vamos conhecer mais detalhes das faixas deste Sign Of The Times

  A instrumental The Black Serenade ( Intro ) abre o cd com solos viajantes e um tanto épicos até se conectarem ao explosivo Heavy contido em Gunfire, que é vocalizado com primor por Johnny Gioeli e nos traz seu andamento tradicional de base setentista para conquistar facilmente os fãs, onde além de recomendar uma atenção aos exuberantes solos feitos por Axel Rudi Pell em sua guitarra você deverá caro leitor(a) também reparar nos teclados a la Hammond tocados por Ferdy Doernberg. Em seguida um mergulho no Hard Rock com a excelente e animada Bad Reputation, que traz uma atmosfera oitentista devidamente contagiante seja nos seus vibrantes e pesados riffs de guitarra ou nos seus vocais exalando uma adrenalina bastante grande ou ainda, se me permite, por seu refrão, que desperta a vontade de cantar com Johnny Gioeli fazendo desta canção a minha favorita.

    Para a faixa título, a Sign Of The Times, Axel Rudi Pell optou por uma canção Hard Rock dotada de riffs viajantes, porém, significativamente pesados, que estão apropriadamente aliados aos teclados e que é vocalizada com muito empenho resultando em um admirável momento deste cd, onde também merece um olhar atento ao seus versos cantados com uma dedicação resplendorosa por Johnny Gioeli.

     Já a quinta, a The End Of The Line é uma empolgada composição em que sua energia é passada através dos vocais de Johnny Gioeli por um crescente nas linhas de guitarra tornando-a bastante cativante e se intensificando quando é chegada a hora dos solos de Axel Rudi Pell, que são curtos, porém, fundamentais para darem o grau da música e também para que o refrão possa ser repetido como em todo ótimo Hard Rock, sendo que não posso deixar de mencionar as viradas e os toques precisos de Bobby Rondinelli em sua bateria.

        Em seguida é a vez da balada Heavy As Blind As a Fool Can Be em que Johnny Gioeli deposita muito feeling a cada verso ( que recomendo mesmo ler sua brilhante e atual letra ) e Ferdy Doernberng garante o clima em seus teclados liberando Axel Rudi Pell para solar radiantemente a sua guitarra, enfim, estes fatores somados fazem esta faixa estar entre as melhores do álbum.

    Dotada de riffs criativos de Axel Rudi Pell unidos à atmosfera criada nos teclados de Ferdy Doernberng nos colocam diante de um estilo marcante, que nos oferta uma aura puramente setentista, Wings Of The Storm é a sétima de Sign Of The Times e a sua letra mais uma vez cantada com muito esmero por Johnny Gioeli nos leva a outra reflexão ( que não vou contar qual é... leia ). Dividindo suas primeiras notas entre sua harmonia de vocais e seus solos de guitarra, Waiting For You Call é um Hard'n'Heavy de ritmo envolvente, ótima letra ( mais romântica é bem verdade ) e um poderoso refrão de fácil memorização.

    De uma pegada com flertes com Reggae, Living In a Dream é a penúltima música de Sign Of The Times e causa até uma estranheza pelo seu ritmo, todavia, isso dura até a virada Hard Rock promovida por Axel Rudi Pell e sua banda, que é simplesmente surpreendente e inesperada transforma esta nona faixa em uma criação consideravelmente interessante... ouça e confirme, pois, eles adicionam velocidade, solos de teclados e guitarras quentes, além das vocalizações impactantes. E em tempo sua letra mira seus holofotes ao temível mundo real e seus graves problemas sociais, que muitas vezes parecem esquecidos por todos nós.

    No término do cd temos Into The Fire, que apresenta solos ásperos de Axel Rudi Pell em sua guitarra e os vocais mais robustos de Johnny Gioeli no cd caminhando por melodias pesadas com batidas encorpadas de Bobby Rondinelli na sua bateria que próximo ao final ficam aceleradas e fazem esta música se converter em um vistoso Heavy Metal.

    Do alto de seus 60 anos de idade, Axel Rudi Pell tem muito tem muito a nos dizer com este Sign Of The Times, que certamente será muito contemplado pelos seus fãs, não apenas pela beleza singular de suas músicas, mas também pela direção escolhida em suas letras. Em suma, mais outro grande disco lançado no Brasil pela Shinigami Records em parceria com a SPV Steamhammer/SoundCity Records, que os fãs do guitarrista e os que gostam de um Hard'n'Heavy de qualidade devem conhecer.
Nota: 9,0.

Por Fernando R. R. Júnior
Janeiro/2021

Site: https://www.axel-rudi-pell.de/.
Facebook: https://www.facebook.com/axelrudipellofficial/.    

Voltar para Resenhas