Black Star Riders - Heavy Fire
11 Faixas - Shinigami Records - 2017

    O Black Star Riders é uma super banda de Hard Rock que surgiu em dezembro de 2012, que surgiu após o final da reunião do Thin Lizzy ( que aconteceu entre 2004 e 2012 ) ao comando de Scott Gorham, que decidiu que chegara o momento para gravar um novo álbum de inéditas. Entretanto, o único membro original do Thin Lizzy a participar desta reunião seria o baterista Brian Downey, porém, este declinou de participar do projeto, assim sendo, Scott Gorham modificou o nome para Black Star Riders ( excelente escolha de nome ) e pouco tempo depois lançou em 2013 o álbum de estreia da banda, o All Hell Breaks Loose.

    E como no Black Star Riders só temos músicos experientes, o segundo álbum não tardou a sair e em 2015 foi disponibilizado o cd  The Killer Instinct. Em 2017, com o line up estabelecido com Ricky Warkwick nos vocais e guitarra, Scott Gorham e Damon Johnson nas guitarras, Robbie Crane no baixo e mellotron e Jimmy de Grasso na bateria, os norte-americanos soltaram o terceiro registro, o ótimo Heavy Fire, que cravou de vez a potência de seu empolgante Hard Rock e ajudou a distanciar ainda mais da chamada 'sombra' do Thin Lizzy. Aliás sobre isso, Scott Gorham declarou: "Nós começamos sendo a sombra de uma banda lendária e era uma grande sombra, mas, eu sinto que Black Star Riders rapidamente conseguiu o seu próprio espaço"

     Após várias audições de Heavy Fire feitas não somente apenas para assimilar mais detalhadamente o trabalho e escrever estas linhas, mas pelo fato deste disco ser muito viciante mesmo, acredito piamente que eles conseguiram, pois, a citada conquista deste espaço será notada ao ouvir suas dez canções. A produção é de Nick Raskulinecz ( Foo Fighters, Deftones e Rush ) no seu Rock Falcon Studio em Franklin no Tennesse. A mixagem é de Jay Ruston e foi realizada no TRS West em Sherman Oaks na Califórnia e a masterização é de Paul Logus no PLX Mastering em Youwkers em Nova Iorque, Estados Unidos. Na capa de Heavy Fire podemos observar um homem forte no estilo dos circos antigos erguendo um peso em chamas e foi criada por Paul Tippet e Adrian Andrews do Vitamin P e o título Heavy Fire foi definido por Ricky Warwick da seguinte forma: "refere-se ao fato de estar acontecendo tantas coisas no mundo e de estar sendo bombardeados constantemente com informações e tecnologias feitas para fazer nossas vidas melhores e mais fáceis, porém, ainda não temos nenhuma pista para saber onde estamos indo como espécie. É um pouco sobre perguntar como lidamos com tudo isso, como negociamos os nossos próprios caminhos nestes tempos, às vezes, escuros e perigosos".

    E a ideia do que teremos no disco como um todo é explicada por Damon Johnson: "eu acho que nosso público vai reconhecê-lo como um trabalho completo de cima para baixo. Nós crescemos como compositores, como músicos e eu acho que você pode ouvir isso no álbum que fizemos. Eu sinto que estamos apenas agora nos entendendo como banda, em termos de som, estilo e atitude. Nós sempre teremos uma dívida com o nosso passado, espiritual e musicalmente, mas esta é uma banda muito focada no futuro". Vamos conferir a veracidade destas declarações nas linhas abaixo.

    Coube a faixa título Heavy Fire enviar sua pegada Hard Rock, que está devidamente eletrizante para a abertura do cd e além dos empolgantes solos de guitarras, que estão cheios de melodia, a voz de Ricky Warwick te captura, assim como as viradas no andamento que caminham para o Blues até retornarem para o poderoso ritmo inicial, cujo refrão você cantará facilmente com a banda. Sonzeira simplesmente flamejante uau... Nestas horas tenho a certeza que o Rock não morrerá!!!

    O estilo fervoroso do Black Star Riders continua em When The Night Comes In, que seja em seu ritmo ou nos seus vocais com as participações de Wendy Moten, Gale Mayes e Dea Rhenee nos backing vocals são para te conquistar imediatamente, pois, sua riqueza musical é enorme e digna de um destaque sempre transitando seguramente pelo Rock'n'Roll.

    Depois o quinteto nos coloca diante da melodiosa Dancing With The Wrong Girl em um andamento Rock'n'Roll festivo, que enalteceu ainda mais os vocais de Ricky Warwick, a bateria de Jimmy de Grasso e também o seu saboroso refrão com ares sarcásticos, onde te desafio caro leitor(a) a ouvi-los e não sair cantarolando. De ares mais pesados, mergulhos pelo Blues e muita adrenalina Who Rides The Tiger é um Hard Rock em que os norte-americanos se superaram, como por exemplo nos exuberantes solos de guitarras feitos por Scott Gorham e Damon Johnson, que somados aos vocais de Ricky Warwick são para incendiarem o ambiente e contagiar o fã instantaneamente.

    Em seguida, com dedilhados mais leves, eles apresentam a emblemática balada Hard Cold War Love, canção em que o vocalista despeja um feeling imenso ao cantar e que facilmente vamos curtir e memorizar sua letra, além de aproveitar seus excelentes solos de guitarras. Com a aliança entre peso e melodia intactas Testify Or Say Goodbye conta com os backing vocals de Pearl Aday e o Hammond B3 tocado por Fred Madel, que ao serem usados... amplificam ainda mais a voltagem deste sintomático Hard Rock contido neste Heavy Fire, que indiscutivelmente ficará na sua cabeça.

    Nos cativantes toques executados pelo baixista Robbie Crane a la Guns'n'Roses e com os vocais de Ricky Warwick expressando uma certa ironia, Thinking About You Could Get Me Killed foi inspirada em soldados do Vietnã que ficaram desabrigados em um ritmo Rock'n'Roll cheio de notáveis slides nas guitarras, que prosseguem para riffs encorpados. True Blue Kid é a oitava de Heavy Fire e após uma sequencia instrumental no início belíssima, Ricky Warwick canta mais tranquilamente empregando sua voz de uma forma que te conecta a sua letra pelo tanto que se dedica à canção, além disso, esta oitava canção do cd conta com magníficos solos de guitarras e outro fabuloso refrão, onde os amantes de Hard Rock apreciarão sem hesitação.

    Em Ticket To Rise, o Black Star Riders apresenta uma nova participação do trio de backing vocals formado por Wendy Moten, Gale Mayes e Dea Rhenee, que somadas aos vocais de Ricky Warwick e aos longos solos dos guitarristas resultam em outra marcante canção de Heavy Fire centrada no Rock, Blues e até um tanto de Soul ( especialmente por conta das citadas backing vocals ).

    A vibração do Hard Rock mais rápido e alegre está presente em Letting Go Of Me com um poder de se tornar um hit do cd de tanto que te impacta logo em sua primeira audição. Para confirmar sinta seus solos de guitarras, o que Jimmy DeGrasso faz em usa bateria e os sempre envolventes vocais de Ricky Warwick e também a participação do produtor Nick Raskulinecz no mellotron. Por fim e como bônus, a balada de ares Country Fade, que também será fixada logo de cara graças ao tanto de emoção que o Black Star Riders aplicou a cada um de seus minutos. Aliás, seu ritmo é simplesmente revigorante e animador.

    Realmente, o Black Star Riders se consolida com este Heavy Fire entre os melhores álbuns de Hard Rock, que foram lançados em 2017, daqueles que são mesmo acima da média e contém todos os elementos para fascinar os ouvintes do começo ao fim, além de dignificar o que Scott Gorham realizou no passado com o Thin Lizzy, porém, com o olho no futuro, e obvio, com a capacidade de nos entregar discos contundentes como este.
Nota: 10,0.

Site Oficial: http://blackstarriders.com/
Facebook: https://www.facebook.com/BlackStarRidersOfficial
Twitter: http://twitter.com/BlackStarRiders
Youtube: https://www.youtube.com/blackstarriders
Instagram: https://instagram.com/instagram.com/blackstarriders

Por Fernando R. R. Júnior
Março/2018

Voltar para Resenhas