Borknagar - Urd
9 Faixas - Shinigami Records - 2012

    Quando saiu do Molested em 1995, o guitarrista Øystein G. Brun criou o Borknagar ao lado de Roger "Infernus Tiegs ( Gorgoroth ), Erik "Grim" Brødreskift ( Immortal ), Ivar Bjornson Peersen ( Enslaved ) e Kristoffer "Garm" Rygg ( Ulver ). Com as primeiras composições prontas, rapidamente fizeram sua primeiro demo ainda neste ano exibindo um Black Metal com Folk Metal com influências progressivas e sinfônicas. Um ano depois já saiu o seu debut cd, autointitulado, que fez bastante sucesso e rendeu um contrato com a Century Media, que o lançou o segundo cd, The Olden Domain, que conduziu a banda para uma turnê pela Europa ao lado de do In Flames e Night In Gales. Claro de deste início de carreira até os dias de hoje, algumas mudanças na formação aconteceram e o novo álbum Urd já é o décimo da carreira desta banda norueguesa da cidade de Bergen.

    Urd foi gravado entre junho e novembro de 2011, sendo cada parte gravada em um mês e um estúdio diferente, mas, a mixagem e masterização final feita por Jens Bogren no Fascination Street Studios na cidade de Örebro localizada na vizinha Suécia ficou muito boa e trouxe ainda mais qualidade ao trabalho criado por Øystein G. Brun nas guitarras limpas e distorcidas, Vintersorg nos vocais rasgados, limpos e corais, Lars A. Nedland nos teclados, vocais limpos e corais, ICS Vortex no baixo, vocais limpos e corais, Jens F. Ryland na guitarra solo e David Kinkade na bateria.

     Com peso, técnica, velocidade e muita melodia Epochalypse abre Urd e já agrada logo de cara, pois o quinteto norueguês alia as linhas extremas de guitarras, bateria e baixo com piano e vocais alternando trechos urrados e limpos. Depois, com uma competente sequencia de toques na bateria de David Kinkade e muitos riffs de nas guitarras de Øystein G. Brun e Jens F. Ryland ouvimos um andamento mais sombrio que percebe-se toda a capacidade dos vocais de Vintersorg, que alternam momentos de urros e partes limpas em Roots, que é a segunda do cd e te enfeitiça  facilmente. Em The Beaty Of Dead Cities temos uma excelente harmonia muito bem tocada por cada um dos integrantes do Borknagar, que fazem esta terceira faixa tornar-se um grande destaque do cd. The Earthling tem uma linha mais suave que tece seu caminho em dedilhados que possuem uma aura sombria e são cantados com um feeling muito grande por Vintersorg. Em seguida, o excelente vocalista solta alguns urros e o lado obscuro toma conta da música, que possui excelentes solos de guitarras e bateria, além de vários trechos em coro.

    A instrumental The Plain Of Memories começa com dedilhados e com o piano trazendo acordes mais clássicos, que se destacam pela beleza que o Borknagar aplicou nesta progressiva, melancólica e emotiva canção instrumental. Em Mount Regency temos um andamento mais rápido com uma cativante harmonia e os vocais de Vintersorg novamente exibem partes agressivas com limpas ( característica marcante no Black Metal da banda ) e ressalto também os solos de teclados, que ajudam no final a criar uma atmosfera praticamente progressiva. Em Frostite, o versátil Vintersorg mostra do que é capaz de fazer com sua voz ao intercalar momentos mais agudos com vocais normais em uma base de muita melodia com direito aos viajantes solos de guitarras de Øystein G. Brun e Jens F. Ryland.

    The Winter Eclipse começa com uma virtuosa base instrumental para que em nos instantes seguintes os guturais de Vintersorg apareçam destruindo com velocidade e firmeza em meio a vários trechos melodiosos de muita categoria na parte instrumental, notadamente aplicando nesta o maior peso que percebi no cd, porém, o Borknagar soube surpreender mesmo e levam a música para um final que flerta 'descaradamente' com o Rock Progressivo, novamente através de uma longa e produtiva viagem. Por fim, In A Deeper World é a última de Urd e o clima progressivo da anterior é mantido, mas o Borknagar não esquece do peso, pois temos momentos de muito lirismo com outros de vocais mais agressivos, tudo muito bem amparado pelo baixo, guitarra e bateria, que estão deveras viajantes e te convida a ouvir tudo novamente.

    Em tempo, Urd é o nome de uma deusa nórdica guardiã do passado e sua bela capa foi desenhada pelo brasileiro Marcelo Vasco ( que já havia feito do álbum anterior Universal ) e se o Borknagar está voltando à suas origens, o fez com muita maestria neste cd que te recomendo conhecer o quanto antes. Então meu caro leitor(a)... guarde esse nome e tenha a certeza, que estamos diante de um dos melhores lançamentos da Shinigami Records no Brasil de 2012.
Nota: 10.

Sites: http://www.borknagar.com e http://www.myspace.com/borknagar.
 

Por Fernando R. R. Júnior
Julho/2012

Voltar para Resenhas