Burning Witches - The Witch Of The North
14 Faixas - Shinigami Records/Nuclear Blast - 2021

    As indomáveis e consideravelmente bonitas bruxas suíças da cidade de Brugg estão de volta com The Witch Of The North, que foi lançado em maio de 2021 e que é o seu quarto disco de estúdio nos colocando diante de treze novos feitiços ( digo canções ) e uma versão para um clássico do Savatage.

    Composto durante o difícil ano de 2020, gravado em seu final e no começo deste ano, The Witch Of The North foi - tal como seu anterior o Dancing With The Devil ( leia resenha- novamente produzido por Marc Schmier ( do Destruction ) e Damir Eskic no Little Creek Studio na Suíça. A mixagem foi realizada em janeiro de 2021 por V. O. Pulver, Marc Schmier, Damir Eskic e Romana Kalkruhl e a masterização é assinada apenas por V. O. Pulver.

    A capa de The Witch Of The North exibe as bruxas guerreiras do Burning Witches em uma floresta gelada em defesa de uma árvore humanizada, que pode tanto simbolizar o seu título quanto a Mãe Natureza, que é tão agredida atualmente e é uma arte de Claudio Bergamin ( que fez também a capa do Firepower do Judas Priest ), que para a banda significa o seguinte: "é o reflexo perfeito do disco: gelada, mística, atemporal e poderosa".

    E como o padrão da Burning Witches é direcionado ao Heavy Metal puro e sem firulas sabemos que The Witch Of The North é um álbum que agradará facilmente e sua versão brasileira lançada pela Shinigami Records em parceria com a Nuclear Blast está embalada em um digipack triplo, conta com a contracapa adicional ( para os fãs que não dispensam o álbum em acrílico ) e possui um encarte de muitas páginas com fotos, informações e as letras das músicas. Sobre o álbum em si que comentarei nas linhas abaixo temos a seguinte declaração da banda: "Nós todas somos influenciadas por Maiden, Priest e Slayer. Para mim não há nada melhor que este tipo de música, então o Burning Witches se manterá sempre fiel a si mesma." Ou seja... é certeza de sonzeira do quinteto agora formado por Laura Guldemond nos vocais, Romana Kalkruhl e Larissa Ernst ( ex-Gonoreas e substituta de Sonia Nusselder que foi para o Crypta ) nas guitarras, Jeanine "Jay" Grob no baixo e Lala Frischknecht na bateria do primeiro ao último minuto do cd.

    A calma Winter's Wrath abre o disco nos dedilhados no violão e traz cânticos na linha que me lembraram imediatamente do Uriah Heep e então se liga no Heavy Metal cadenciado presente na faixa título The Witch Of The North, cujo ritmo instrumental pulsante e os vocais empolgados de Laura Guldemond já te convocam para socar o ar e cantar com ela configurando um marcante início não apenas ao cd, como com certeza, aos shows da Burning Witches. Depois deste verdadeiro chamado à batalha em que dá vontade de gritar "Viva Freya!!!", as meninas executam a encorpada Tainted Ritual, que é embasada na potência dos seus solos de guitarras tocadas com primor por Romana Kalkruhl e Larissa Ernst, onde podemos reparar também no alcance dos vocais de Laura Guldemond e como isso te pega.

    Com um título emblemático We Stand As One, a quarta canção de The Witch Of The North é um Heavy Metal altamente lotado de energia e adrenalina em seu andamento e em seus vocais, sendo que ambos elas estão esbanjando muita garra e entregam um padrão cativante à esta canção, que nasceu para ser um hino da banda e um tributo aos fãs do nosso tão amado estilo de música.

    Para Flight Of The Valkyries, a Burning Witches nos coloca diante de um princípio repleto de longos solos melodiosos, que se transformam em um eficaz e inflamável Heavy Metal que vamos apreciar instantaneamente, como pode-se constatar na eletricidade de seus solos de guitarras, nos vocais e na ligação frenética do baixo e da bateria. Em The Circle Of Five, a baterista Lala Frischknecht fornece o alicerce para uma das músicas mais dotadas de voltagem de todo o cd, pois, em sua base os solos de guitarras florescem e os vocais de Laura Guldemond nos envolvem à cada verso deixando evidente outra composição que funcionará como um raio nos shows ao vivo.

    Acalmando um pouco, Lady Of The Woods é a sétima de The Witch Of The North e a bela Laura Guldemond mostra muito de seu feeling ao cantar esta música, que como acontece nas baladas Heavy, os solos de guitarras são esbeltos e o estilo aplicado por elas conferiu um vislumbrante tom fantasmagórico à composição.

    Depois é a vez da efervescente Thrall, que concede um ataque Metálico através de seus solos de guitarras, recebe mais peso com os vocais de Laura Guldemond e surpreende no refrão melódico resultando em uma excelente criação da Burning Witches. A seguinte é a instrumental Omen, que entre solos melódicos exibe falas desconexas... faz a introdução para a agressiva Nine Worlds, uma faixa tão robusta que demonstra que a moças sabem e fazem Heavy's intensos onde seu rolo compressor sonoro desce a ladeira sem piedade até nós ficando cada vez mais vigoroso e deixa seu ritmo na memória. Novamente exibindo solos que te capturam logo de cara, For Eternity é possuidora de um clima beligerante e incansável nos moldes do Judas Priest e executada com perfeição pelas beldades em uma das melhores faixas de The Witch Of The North, onde o Heavy Metal está latente e em estado bruto, seja no baixo, nas guitarras, na bateria ou nos vocais.

    E esta característica percebida na anterior é mantida em Dragon's Dream, outra notável criação da Burning Witches, que apresenta também riffs cavalgantes e o produtor Damir Eskic também solando sua guitarra com elas. A penúltima é a breve instrumental Eternal Frost com alguns longos solos que produzem um clima relativamente obscuro. No encerramento deste distinto cd, as bruxas enfeitiçaram o renomado guitarrista Chris Cafferty para a exuberante versão delas do clássico Hall Of The Mountain King do Savatage em que ele contribui nos solos de guitarras e te falo caro leitor(a) do Rock On Stage... elas de novo acertaram no alvo, seja na escolha da música ou no convidado para participar.

    Se as bruxas suíças já mereciam uma atenção especial pelo admirável Dancing With The Devil, o seu último álbum de estúdio, agora com este The Witch Of The North elas consolidam o seu crescimento e nos brindam com o seu melhor disco da carreira e um dos melhores lançamentos de 2021 ao realizarem um Heavy Metal como deve ser e que esperamos de muitas bandas, que por muitas vezes se desvirtuam do caminho.

    E como são jovens feiticeiras, estas formosas garotas da Burning Witches ainda serão responsáveis por muitos prazerosos encantamentos sonoros, pois, o seu grimório Heavy Metal continuará a nos fascinar.
Nota: 10,0.

Por Fernando R. R. Júnior
Novembro/2021

Site Oficial: https://www.burningwitches.ch/.  
Facebook: https://www.facebook.com/burningwitches666/.     
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC2RqSuKGtOVj9mQyeWglQQw.     
Instagram: https://www.instagram.com/burningwitchesofficial/.  

 

Voltar para Resenhas