Cage - Darker Than Black
11 faixas - Dynamo Records  - 2003

    O Cage nasceu em 1992, em plena era grunge e, enquanto a banda ia ganhando forças, no ano de 1995 eles preparam o cd Unveiled, que demorou um pouco para ser lançado ( saindo apenas em 1998 ). O disco conseguiu uma boa recepção no underground de San Diego e teve todo o seu custo bancado por Sean Peck ( vocalista ). E como o trabalho era bom, rapidamente ele repercutiu na Europa e rendeu ao Cage um convite para participar no festival Dynamo Open Air na Holanda em 1999. Em pouco tempo a banda assinou com a gravadora alemã Omega Records que lança o segundo disco Astrology ( em setembro de 2000 ), fato que alavanca a participação dos californianos no Wacken Open Air em 2001.


     Comentado este breve histórico da banda, vamos para a resenha do terceiro álbum do Cage - Darker Than Black com gravação, mixagem e produção realizadas por Richard Carr e Sean Peck no Viper Studios em março de 2003. Além de Sean Peck, completando a formação que grava este disco temos Dave Garcia e Anthony Wayne McGinnis - nas guitarras, Mike Giordano no baixo e Mikey Niel na bateria.

    A faixa título Darker Than Black abre o disco em um sombrio e curto trecho falado que rapidamente nos leva aos ótimos riffs de Kill The Devil, um heavy metal de primeira com tudo que os fãs apreciam, como por exemplo, os solos cavalgantes de Dave Garcia e Anthony McGinnis. A terceira chama-se Chupacabra ( lembram-se dele, caro leitores ? ) e é mais cadenciada com Sean Peck executando sua voz com força e agressividade. Em seguida temos Blood Of Inocent, que já de cara mostra um clima no estilo que as as tribos indígenas norte americanas faziam. O trabalho instrumental desta quarta faixa ( especialmente no baixo de Mike Giordano ) é muito bem feito e só é mudado quando Sean Peck vocifera com energia para conduzir os  nossos ouvidos a um heavy empolgante.

    Eyes Of Obsidian exibe uma ótima seqüência de baixo, guitarra e bateria para seguir até um grande destaque de Dark Than Black. E o Cage conta em Philadelphia Experiment a história do Eldrige - o navio que teria desaparecido no Triângulo das Bermudas durante a Segunda Guerra Mundial - para isso, Dave Garcia e Anthony Wayne McGinnis realizam um dos melhores solos de guitarra do disco em um andamento pesado que garante o lugar do Cage como uma espécie de semideus do Olimpo do metal.

    Em seguida temos uma canção que com certeza está no hall dos hinos do Cage ao vivo, estou falando de March Of Cage, que traz a participação de Roy Z comandando as seis cordas com toda a precisão que sabemos que ele possui, já Sean canta perfeitamente, como se estivesse motivado para entrar em combate imediato. Quer mais? White Magic, a seguinte, apresenta uma rifflerama fantástica nas guitarras de Garcia e McGinnis enquanto Sean aplica agudos finíssimos em sua voz, é estamos indiscutivelmente diante de uma das mais pesadas de Darker Than Black.

    Door To The Unknown é a mais rápida do disco, com direito a várias mudanças no andamento da música que culminam em uma sucessão de solos competentes e aos contagiantes vocais de Sean. Com um perfeito trabalho na percussão de  Mikey Niel temos Secrets Of Fatima, onde novamente Garcia e McGinnis constroem solos melódicos em suas guitarras para que Sean coloque suas versáteis cordas vocais à serviço do Cage e com isso nos leve a uma das melhores canções do disco. Wings Of Destruction inicia-se lenta e sinistra, mas rapidamente explode jorrando ótimos riffs para todo lado em mais uma performance marcante do Cage. Mais uma vez estes californianos conseguem surpreender o ouvinte e souberam deixar para o final de Darker Than Black o melhor momento do disco.

    Dizer que este Darker Than Black é o Painkiller do século 21 talvez seja um certo exagero, porém, estamos diante de um excelente álbum de heavy metal influenciado por alguns dos principais mestres do metal ( ou seja Judas Priest, Dio, Iron Maiden ) . Então meus caros leitores e leitoras do Rock On Stage não perca seu tempo e incluam este disco lançado no Brasil pela Dynamo Records em sua coleção.

Site: www.cageheavymetal.com
Dynamo Records: www.dynamorecords.com.br

Por Fernando R. R. Júnior
Agradecimentos à Paula Baldassari

Voltar para Resenhas