|
Cellar Darling -
This Is The Sound
|
Com muita suavidade e com a encantadora voz de Anna Murphy, This Is The Sound é aberto com Avalanche, onde percebemos um clima sombrio por trás de sua tranquilidade nesta cativante composição graças a parte instrumental com ênfase na melodia extraída do hurdy gurdy, que graças a forma que seu refrão é exposto repetitivamente, tanto seu ritmo quanto seus versos cravam na memória após sua primeira audição. Depois temos Black Moon com um estilo mais Heavy Metal em uma linhagem cadenciada em que destaco a bela voz de Anna Murphy e também as saborosas melodias ao fundo, como por exemplo, o solo crescente de guitarra executado por Ivo Henzi, que concede ares Progressivos a canção. Para a terceira sentimos um clima medieval muito esbelto e vocalizado com muito feeling invadir nossos ouvidos, onde a fascinante voz de Anna Murphy deixa a música formidável como está provado em sua competente parte instrumental, onde o trio despeja muitas competentes melodias.
Hullaballo continua This Is The Sound com o Cellar Darling exibindo sua mais pesada canção até aqui, onde enalteço seus solos de guitarra feitos por Ivo Henzi, que junto ao que Anna Murphy nos mostra em seu hurdy gurdy ( ou viola de roda, que a vocalista está segurando na foto abaixo ) - além é claro de seus vocais - que estão transbordando feeling a cada segundo, que alternam ambientações consideravelmente agradáveis e que inspiram a ouvi-las novamente. O piano marcante tocado por Fredy Schnyder traz a obscura Six Days em que Anna Murphy conduz a música através de vocais consistentes entre os solos de guitarras e por falar em solos, o solo de flauta é para fechar os olhos e viajar profundamente, mas calma... a música não acabou e recomendo se deliciar com seu final mais pesado, Progressivo e adequadamente melancólico. The Hermit apresenta um ritmo instrumental vigoroso, que é modificado assim que Anna Murphy canta seus versos e a forma que o Cellar Darling aplicou na música vai agradar facilmente, pois, o trio consegue soar impecável nos trechos mais calmos e nos mais potentes aliando a melodia aplicada de uma forma muito atraente.
|
|
Ao retornar desta imersão temos Starcrusher, que é mais robusta e vocalizada de forma animada em uma base de baixo, bateria e guitarra, todos contagiantes. Com letras em luxemburguês, Hedonia é a décima terceira música de This Is The Sound e é um mergulho forte no Folk do trio suíço com vozes e melodias enfeitiçando o ouvinte até a eclosão de seu encorpado lado Metal, que chega cadenciado, divertido e com variações impactantes, que terminam de uma forma Progressiva simplesmente radiante e Progressiva elevando o prazer em ouvir este cd.
A última do tracklist normal do cd é a sensível Redemption, que é formosa e suave em seu início e ganha depois mais potência na guitarra, baixo e bateria, porém, um ponto é constante: a sempre admirável voz de Anna Murphy. Há de salientar também seu sintomático final no piano, que está cheio de melodia e o crescente positivo aplicado pelo Cellar Darling.
|
|
Excelente e brilhante estreia do Cellar Darling com This Is The Sound, que traz o poderoso trio que pertenceu ao Eluveitie se desafiando, ampliando seus horizontes musicais e claramente dispostos a conquistarem novos fãs e também aqueles que acompanhavam suas atuações em sua antiga banda. E posso afirmar seguramente... eles não só provaram que atingirão o objetivo proposto, como também cravaram um dos melhores álbuns que escutei em 2018. Aos amantes do Folk Metal de toques celtas ( afinal, o pai de Anna Murphy é irlandês ) saibam que estamos diante de um baita disco.
Nota: 9,5.Por Fernando R. R. Júnior
Agosto/2018
|
|