Channel Zero - Feed´Em With A Brick
12 Faixas - Roadrunner Records - 2011

    A banda Channel  Zero formou-se em Bruxelas no já longínquo ano de 1990 e prosseguiu como uma das principais autoridades do Heavy Metal Bélgica até 1997 quando separaram-se. Passados 15 anos, decidiram voltar com este novo cd Feed´Em With A Brick, lançado pela Roadrunner Records e que foi gravado pelos seguintes membros: Franky De Smet-Van Damme nos vocais, Mikey Doling na guitarra, Phil Baheux na bateria e Tino De Martino no baixo. A produção do quinto cd do Channel Zero é assinada por Logan Mader ( que já trabalhou com Machine Head, Soulfly, Cavalera Conspiracy, Devil Driver ). Nos doze músicas do cd percebe-se influências de Pantera, Sepultura e Black Label Society.

    Hot Summer, ao contrário do que seu título possa sugerir ( afinal, é um belo nome para uma canção de Hard Rock ), a ideia foi exibir uma base forte de guitarras que são aceleradas na medida que seus versos são cantados por Franky De Smet-Van Damme em uma roupagem escolhida de um Thrash Metal bastante agressivo que absorveu bem do que é feito atualmente. Com uma linha mais cadenciada e dotada de boas melodias, Guns Of Navarone continua o cd com o vozeirão de Franky De Smet-Van Damme tomando conta da canção. Em Electric Showdown, a guitarra dispara notas mais furiosas e ouvimos os vocais se aproximando bastante do New Metal, enquanto a parte instrumental está mais volta para um Thrash Metal. Freedom exibe uma linha mais caótica, rápida e bem ríspida, seja nos vocais de Franky De Smet-Van Damme ou nos solos de guitarras de Mikey Doling que estão muito bem ajustados à bateria de Phil Baheux, aliás, toda a banda está em sincronia muito boa e seu Thrash Metal soa bem moderno.

    In The City fornece uma boa quantidade de pancadas na bateria, que são aumentadas no momento que a guitarra entra e traga consigo as boas vocalizações cheias de garra de Franky De Smet-Van Damme. Depois, a bateria é devidamente associada a guitarra para que Angels Blood surja em uma velocidade que é típica do Thrash Metal e com uma agressividade bem forte, que se aproxima do nosso Sepultura. Em seguida, temos dedilhados mais leves que vão ganhando mais peso e agressividade em Side Lines,  vale lembrar que próximo ao final de Side Lines o quarteto aumenta a intensidade e o vigor da música. A furiosa Hammerhead possui seu andamento mais cadenciado e bastante pesado que é muito bem cantado pelo vocalista do Channel Zero.

    Com a guitarra de Mikey Doling aparecendo no fundo e trazendo mais força à música assim que a bateria de Phil Baheux entra junto com o baixista Tino De Martino, a raivosa Capitol Pigs nos mostra outra porrada sonora do quarteto.  Em Ammunition temos solos de guitarras muito bem alicerçados pela boa atuação do baixo e bateria do Channel Zero de forma que o vocalista possa empolgar com facilidade, mas sem deixar de lado a ira presente em seus vocais. War Is Hell possui um ambiente instrumental muito hostil, que é cantado quase que de uma só vez, e depois recebe linhas mais melodiosas que mantém o jeito estranho - mas um tanto curioso e por este motivo, interessante - desta décima primeira música de Feed´Em With A Brick. Na última, Ocean, o baixo de Tino De Martino aparece muito bem com toques firmes e vocais limpos de Franky De Smet-Van Damme em um ritmo até um tanto repetitivo, para depois caminhar para o estilo mais New Metal da banda, com muitas distorções nesta semi-balada.

    Para quem já conhecia o Channel Zero, certamente estará vibrando com este retorno, e quem não conhecia, tem a oportunidade de saber mais sobre a banda com este Feed´Em With A Brick. Se gosta de um Thrash Metal ambientado no que é feito na atualidade, conheça este novo trabalho dos belgas, e vale lembrar que o Channel Zero deverá se apresentar no Brasil em 2012.
Nota: 8,5.

Site: http://www.channel-zero.be.

Por Fernando R. R. Júnior
Janeiro/2012

Voltar para Resenhas