Circle II Circle - Reign Of Darkness
 11 Faixas - Shinigami Records - 2016

    Zak Stevens, o vocalista e líder do Circle II Circle, que entre 1992 a 2000 foi o comandante dos microfones do Savatage, conta em seu sétimo álbum de estúdio, cujo título é Reign Of Darkness, além das já esperadas ótimas composições de seu Heavy/Power Metal com dois brasileiros no line up da banda, sendo eles: Bill Hudson ( ex-Shadowside ) na guitarra e Marcelo Moreira ( ex-Almah ) na bateria ao lado de Mitch Stewart no baixo e vocais, Christian Wentz na guitarra e vocais e Henning Wanner nos teclados.

    Para nós aqui do Brasil é muito gratificante ver essa presença brasileira em bandas famosas ( alguém aí lembrou de Kiko Loureiro no Megadeth? ), mas, voltando ao assunto desta resenha, o álbum Reign Of Darkness, teve sua gravação realizada no Immaculate Productions Studios em Oakland/CA nos Estados Unidos com produção do guitarrista Christian Wentz e mixagem de Roy Keeler. A masterização é de James Murphy e foi realizada no Safe House Studios. Ah... em tempo, a presença brasileira também está na capa e nos encartes do cd, que foram criados por João Duarte da J. Duarte Design e exibem um mundo desolado e imagens caóticas em seu encarte de muitas páginas.

    A obra é aberta com a instrumental Over Underture, onde os teclados combinados aos demais instrumentos já propiciam uma atmosfera épica, pesada e que obviamente, se liga na seguinte e causa uma certa ansiedade para ouvirmos a voz de Zak Stevens, que após mais intervenções do tecladista Hernning Wanner, começa a cantar em meio a ótimas linhas pesadas com todo o seu conhecido carisma e nos envolve em Victim Of The Night, que é dotada de melodias e solos belíssimos e com grande complexidade, que serão apreciados e memorizados em sua primeira audição. Para Untold Dreams recebemos alguns dedilhados e também Zak Stevens cantando com emoção esta faixa que começa mais Progressiva, porém, assim que as guitarras de Bill Hudson e Christian Wentz são soladas, ela se torna um Heavy Metal Melódico deveras cativante, que é dotado de vários trechos onde percebe-se a diversidade de suas contundentes harmonias.

    De andamento mais rápido em suas primeiras notas, que alternam-se para uma elaborada sequencia cadenciada It´s All Over é a quarta de Reign Of Darkness e ganha o ouvinte pela consistência que é demonstrada em seu decorrer com Zak Stevens cantando algumas partes como mais robustez. Na seguinte, percebemos uma série de solos encorpados nas guitarras e um ritmo de igual forma no baixo e bateria, com seu poderio de fogo comandado com primor pelo frontman Zak Stevens através de evoluções com vocais em coro, riffs melodiosos, onde tenho que destacar em especial a bateria sendo explorada com categoria por Marcelo Moreira, enfim, todos estes fatores somados moldam One More Day como uma das melhores do cd.

    Logo no princípio de Ghost Of The Devil somos expostos a excelentes repiques de bateria muito bem aliados aos ótimos vocais de Zak Stevens em uma vigorosa base mais épica, que em seu decorrer conduz a momentos mais acelerados, que deixam claro o nível que o Circle II Circle atingiu neste Reign Of Darkness.

    O tecladista Henning Wanner apresenta linhas empolgantes e porque não dizer tocantes, que são rompidas pelos ótimos solos de guitarras e trazem um Zak Stevens catando de forma mais introspectiva, entretanto, quando o sexteto acelera seu ritmo é que sentimos todos os seus deliciosos sabores musicais, onde destaco os solos dos guitarristas Bill Hudson e Christian Wentz, além das viradas no seu decorrer, que fazem desta sétima faixa, a Somewhere ser imprescindível nos shows da turnê deste disco.

    Novamente extraindo uma bela melodia de seus teclados, Henning Wanner apresenta Deep Within, que assim como as outras sofre alterações para um ritmo que ora está mais rápido e épico, ora mais pesado, porém, sempre com as vocalizações perfeitas de Zak Stevens. Com um clima mais Heavy Metal, graças aos solos de guitarras, Taken Away também possui seus momentos mais secos, que são embebidos de poderosos vocais e ares orquestrados, que culminam em uma riqueza musical muito qualificada.

    Deparo na próxima com um estilo mais pesado, moderno e que só não é agressivo por conta da categoria dos vocais de Zak Stevens, que coordena habilmente a composição até o momento de seus longos e melódicos solos de guitarras com pitadas de Thrash e isso, sem contar com seu ótimo refrão encantador.

    Quando estamos diante de um disco tão bom quanto este Reign Of Darkness é quase de se assustar que tão rapidamente já estamos em sua última faixa, que é a fascinante balada Heavy Solitary Rain exibida com um emocionado Zak Stevens nos vocais e Henning Wanner em notas melancólicas em seu piano em boa parte de seus minutos, até que chegando ao final possa-se notar alguns solos longos de guitarras que contrastam um pouco e tragam as participações de Paul Karry e Kristina Van Amburgh fazendo as vocalizações líricas conferindo uma aura de ópera à esta canção.

    Reign Of Darkness enfatiza a capacidade do Circle II Circle em apresentar discos acima da média e que poderão serem classificados como futuros clássicos do Heavy Metal. Mais uma vez a Shinigami Records nos colocou outro excelente álbum no mercado brasileiro de uma das mais 'brazukas' das bandas americanas. Recomendação extra: quem costuma ouvir o Savatage também deve ficar de antenas ligadas à este disco, pois, em muita partes remete ao antigo grupo de Zak Stevens.
Nota: 10,0.

Sites: http://circle2circle.net/website/, https://www.facebook.com/CircleIICircle/
e http://www.youtube.com/c2cofficialtv.

Por Fernando R. R. Júnior
Julho/2016

Voltar para Resenhas