Coalission - Alienated
12 Faixas - 4G Discos - Importado - 2009

    Nós sabemos que a Argentina também é destino de praticamente todas as bandas internacionais que passam pelo Brasil, e o resultado é o nascimento de bandas como é o caso dos thrashers do Coalission, que iniciou suas atividades em 2007 e atualmente é composta por Leo Fernández na guitarra, Hernán Berini na bateria, Martín Fares no baixo e Nicolás Ángel Racco nos vocais e guitarra. No currículo, o quarteto acumula aberturas para Arch Enemy, Testament, Napalm Death, Brujeria, entre outros, e essa experiência nos palcos, resultaram no primeiro álbum Alienated, que foi gravado no estúdio Del Arco e El Castillo em Buenos Aires entre abril e setembro de 2009 por Clavo Actis e Charly Mazota.

 

    A faixa Intro abre o cd com dedilhados com influências flamencas que recebem a eletrificação da guitarra de Leo Fernández e neste instante é que a banda mostra a cara do seu Thrash/Death Metal com a faixa título Alienated, pois seus vocais furiosos, solos de guitarra que sobram distorção e uma pegada fortíssima na bateria dão a guinada que o fã de metal pesado está esperando. Alive In Hell é mais rápida, mas os vocais de Nicolás Ángel Racco exibem muita raiva em seu trecho mais lento e o guitarrista Leo Fernández deixa um solo cheio de técnica. Fatal Corp. tem uma roupagem mais crua que caminha para o Metalcore com muita cadência e distorção cantadas com a devida ferocidade por Nicolás Ángel Racco e seu final é apocalíptico. Sadist continua com o andamento mais cadenciado do Coalission, mas é um verdadeiro convite ao ato de bangear, entretanto, seus riffs de guitarras mais finos e encorpados são diferentes do que costumamos ouvir, mas causaram uma boa surpresa.

     I Will Shine tem um ótimo solo inicial de guitarra ligado a um ritmo cadenciado bem forte, que é amplificado pela velocidade da bateria e seus Blast Bleast, e asseguro, os argentinos farão a galera se esmagar nas "rodas de empolgação" com a energia que é desperta ( especialmente pelos violentos vocais que denotam influências hardcore ). Addiction começa distorcida e ganha a adição de velocidade que a deixam fortemente violenta, é neste momento que os solos de guitarras distorcidos, os vocais urrados de Nicolás Ángel Racco e a bateria de Hernán Berini ( tocada com muita brutalidade ) ditam juntos o peso desta sétima faixa e fazem dela um Death Metal.

    Necropolis é a seguinte e em seus primeiros instantes temos a lembrança do nosso Sepultura, pois o Coalission mesclou sons que parecem indígenas com o seu Thrash/Death Metal e assim mantiveram o clima destruidor nos urros roucos de Nicolás Ángel Racco que é amplificado pela rápida junção de baixo, guitarra e bateria. E os hermanos mandam Wars que é cadenciadona, pesada e bastante crua, sem reduzir a raiva em nada, acredito que os fãs devam berrar junto com o vocalista o refrão da música, pois ele te convida à isso.

     Em Deadly Insanity o quarteto meteu o pé no acelerador e também na agressividade, e se nas primeiras músicas, o estilo era mais voltado para o Thrash Metal, nestas e nas duas anteriores, a ordem é arrasar com tudo e caminhando mais para o Death Metal. And For You For Then retoma o caminho mais Thrash com uma evolução instrumental feita no baixo de Martín Fares, que abrem o espaço para os solos envolventes de Leo Fernández, com evidência para pegada na bateria Hernán Berini - que deixa um solo matador  - e os vocais mais raivosos de Nicolás Ángel Racco. De bônus temos M.L.R. que retorna com as influências flamencas como se fosse um 'Outro' e encerra Alienated

    A mistura de Thrash com Death Metal do Coalission poderia ter ficado ainda melhor ( dado a qualidade da capa e do encarte ), pois em alguns momentos, o som parece exageradamente cru, entretanto, este é o primeiro registro de uma banda underground e nós sabemos de todas as dificuldades que são enfrentadas, seja no Brasil ou na Argentina, então temos que ouvir com mais atenção Alienated e perceber a consistência alcançada pelo quarteto. Ou seja, temos que sentir os bons momentos do cd e ter a certeza que no segundo trabalho eles estarão melhores.
Nota: 7,0

Site: www.coalission.com.ar e www.myspace.com/coalission.

Por Fernando R. R. Júnior
Novembro/2010

Voltar para Resenhas