Coldworker - The Doomsayer´s Call
13 Faixas - Shinigami Records - 2012

    O Coldworker é uma banda de Death Metal originada Örebro na Suécia em 2006 e mesmo com um curto tempo de vida, eles já lançaram dois cd´s e o seu terceiro The Doomsayer´s Call foi lançado no Brasil pela Shinigami Records, que sempre está nos atualizando com os melhores lançamentos extremos.

    Joel Fornbrant nos vocais, Anders Bertilsson e Daniel Schröder nas guitarras, Anders Jakobson na bateria e Oskar Pålsson no baixo garantiram a dosagem violenta neste novo cd que foi gravado entre dezembro de 2010 a fevereiro de 2012 por Dan Swanö ( responsável por cd´s do Opeth e Evoke ) e arte da capa que parece de uma revista da Marvel Comics com o soberano da Latvéria Victor Von Doom é assinada por Pär Olofsso ilustrando bem a temática sobre a escravização da humanidade por dinheiro, egoísmo ou materialismo.

    A New Era traz as primeiras cadenciadas notas de The Doomsayer´s Call e toda a agressividade sonora que o quinteto quer exibir com ênfase maior no baixo de Oskar Pålsson. Em The Reprobate, o Coldworker vem como um rolo compressor desgovernado passando por cima de tudo, com destaque para os furiosos vocais de Joel Fornbrant e do convidado Jason Netherton ( do Misery Index ), além do fortificado trabalho do baterista Anders Jakobson. A velocidade continua em The Glass Envelope com a quantidade de peso aplicada com mais raiva e a maior intensidade possível de seu Death Metal, que recebe também alguns trechos mais cadenciados para o que o ouvinte bata a cabeça.  

    Para Flesh World os suecos evidenciam os solos de guitarras com riffs que exibem uma certa cadencia, para em seguida retornarem a apertar o botão da autodestruição. Aí meu amigo(a), eles esmagam com tudo sem piedade nas boas evoluções combinadas na bateria junto com as guitarras. Murderous mantém o nível do peso com vocais bastante urrados em um caos imponderável, especialmente pela firmeza da vigorosa parte instrumental, tanto que posso assegurar que é a mais violenta do cd. Em Pessimist continuamos com os índices brutais sendo elevados cada vez mais pelo Coldworker de uma forma que é difícil dizer qual dos instrumentos está mais pesado, mas sempre muito bem tocados e garantindo à música suas furiosas linhas sejam nos vocais ou na parte instrumental.

     Monochrome Existence nos mostra um belo inicio instrumental monstruoso, que fica melhor ainda quando Joel Fornbrant vocifera seus versos coléricos que criam um ambiente completamente insano, excelente para a abertura de rodas. Depois Vacuum Fields até que parece que teremos uma diminuição da hecatombe sonora, ledo engano, o que acontece é justamente o contrário, o quinteto aumenta sua velocidade e ira de forma exponencial, seja nos vocais ou na bateria, baixo e guitarras.

    E com o Coldworker uma regra é seguida: pancadaria sem descanso... e que bom!!! Pois, Living Is Suffering entra incansavelmente em uma sessão de pancadaria muito bem feita, que tem uma leve baixa somente quando Anders Bertilsson e Daniel Schröder solam suas guitarras, porque após este momento é mais bordoada por todos os lados.

    The Walls Of Eryx exibe um andamento mais cadenciado que é cantado com muita brutalidade em cada um dos seus quatro minutos e vinte segundos. Em seguida, quero que sinta a veloz avalanche de Violent Society e perceba como o Coldworker realiza um Death Metal arrebentador e confirme comigo: em meio a toda essa fúria desenfreada que o quinteto realiza não sente-se o tempo passar e assim quando as guitarras marcam a aceleração de Becoming The Stench, nem parece que estamos já na matadora penúltima faixa de The Doomsayer´s Call, que é encerrado com a destruição em massa da implacável de Phantom Carriage confirmando a coesão precisa da banda.

    Muito bom o que o Coldworker exibiu neste The Doomsayer´s Call os pontos que mais apreciamos em álbuns extremos, pois, encontramos solos rápidos de guitarras na medida e na hora certa, bateria soltando muitos blast beats, baixo pesado e vocais extremamente guturais, enfim, a combinação perfeita para quem aprecia um Death Metal sueco influenciado pelas bandas antigas como Napalm Death e Cannibal Corpse ( só para ficar em dois exemplos ).
Nota: 9,0.

Sites: http://www.coldworker.com/ e http://www.myspace.com/coldworker.

Por Fernando R. R. Júnior
Julho/2012

Voltar para Resenhas