Consortium Project IV - Children Of Tomorrow
11
faixas
- Dynamo Records - 2007

    O Consortium Project é uma obra do veterano vocalista holandês Ian Parry, e desta vez ele está acompanhado de Lou St Paul nas guitarras, Marcel Van Der Zwan no baixo, Ivar de Graaf  ( ex-Within Temptation ) na bateria, Joshua Dutrieux  ( do Elegy ) na guitarra e teclado, além de Erna Auf Der Haar, Judith Rijnveld e Rosita Abbink nos backing vocais. Gravado por etapas em vários estúdios da Holanda, quarta parte da saga resulta no álbum Children Of Tomorrow ( no Brasil disponível pela Dynamo Records desde o final de 2007 ).

     A Sign Of The Times abre o disco no melhor estilo de filme de ficção científica com arranjos clássicos para rapidamente introduzir Nowhere Fast, onde o vocalista Ian Parry comece a contar a história de Children Of Tomorrow aliado aos pesados solos de guitarras de Lou St Paul e Joshua  Dutrieux e o que sentimos aqui é um metal melódico bem denso. A terceira é Neverland e seus nos levam para uma pesada viagem, mas com muita emoção que é passada especialmente pelos vocais em coro realçados pela presença das belas vozes das três mulheres da banda. Em Shadows estamos diante de um rock progressivo muito técnico e com belas melodias no teclado de Joshua que criam um clima perfeito para os vocais em coro da trinca feminina. A faixa Exodus é a hora que a parte progressiva do disco aflora de vez, mas com muito peso de baixo e bateria.

    Aumentando o grau da viagem com linhas que levam nossa mente junto com a temática sonora proposta, temos Made In Heaven, que é uma das mais complexas músicas do álbum Children Of Tomorrow que mais parece inspirar os momentos que antecedem um combate. A balada Let The Wind Carry You Home é a possuidora da melodia mais bonita do disco e é um dos destaques, com o ambiente vitorioso que esta música deixa no ar. Com os vocais femininos praticamente declamando uma poesia sintetizada temos a oitava do disco destes holandeses: Enigma que ao entrar das guitarras, somos conduzidos para um ótimo heavy melódico com fortes pitadas de prog metal; que é abruptamente cortado para que então surja uma linda melodia nos teclados e seja aberto o espaço para Mastermind com uma ótima atuação dos guitarristas e também das backing vocals Erna Auf Der Haar, Judith Rijnveld e Rosita Abbink neste heavy melódico do Consortium Project.

    Cantando com mais agressividade e com uma sonoridade cadenciada nas guitarras temos Path Of Destruction, a mais pesada do disco. Coube para a faixa título, Children Of Tomorrow, encerrar o disco do Consortium Project, e entre guitarras pesadas e melódicas, contracenando com os ótimos vocais de Ian Parry, encontramos aqui outro grande momento com a presença de até gaitas de fole dando um som diferenciado e único para o cd.

     Na história que permeia o disco eles contam sobre a divisão da humanidade e sua luta contra os efeitos do aquecimento global no futuro ( aliás que coincidência com o mundo atual não? ), e interessante notar que o Consortium Project faz heavy metal com consciência ambiental. Quem já ouviu Avantasia, Genius, Ayreon e Aina com certeza apreciará este lançamento, pois os holandeses do Consortium Projetct IV nos mostram em Children Of Tomorrow momentos melódicos, progressivos e muita energia em uma história conceitual que vale a pena você conhecer. 

Sites: www.consortium-project.com www.myspace.com/consortiumproject

Por Fernando R. R. Júnior

Voltar para Resenhas