Danzig - Black Laden Crown
9 Faixas - Shinigami Records - 2017

   O vocalista e multinstrumentista norte americano de Nova Jersei Glenn Danzig - conhecido por ser um dos criadores da lenda do Horror Punk Misfits - lançou em 2017 o décimo primeiro álbum de estúdio de sua banda solo, que leva o sugestivo nome de Danzig. Seu título é Black Laden Crown e ele chega após sete anos de seu último álbum de inéditas ( sendo que o anterior a este foi o Skeleton de 2015 só com covers ) e durante 2016 e 2017, o vocalista realizou alguns shows de reunião com os Misfits.

    Entre sessões de gravação e processos de gravações ( feitos pelo vocalista ), mixagem ( de Chris Rakestraw ) e masterização ( de Howie Weinberg ) foram gastos três anos até a conclusão e o lançamento de Black Laden Crown, fato que deixaram os fãs naturalmente ansiosos.

    A capa de Simon Bisley mostra uma sensual feiticeira ensanguentada por algum motivo, típico a um filme de terror, que só descobriremos ouvindo o cd. Ao lado de Glenn Danzig ( vocal, piano, guitarra, baixo e até bateria em algumas faixas ) temos seu parceiro de longa data do Prong, justamente, o líder desta banda, o guitarrista e baixista Tommy Victor. Já as baquetas neste cd foram comandadas por vários significativos nomes, que citarei ao longo desta resenha.

   Na abertura do cd temos a sua faixa título, a Black Laden Crown, que começa com solos melódicos, porém, nefastos, um sinistro andamento cadenciado nas batidas de Johnny Kelly ( ex-Type O Negative ), que seguem carregando uma aura lamuriante nos vocais em seu decorrer, que apresenta trechos mais pesados e até um tanto Rock'n'Roll. Em Eyes Ripping Fire ouvimos um ritmo arrastado em suas primeiras notas, que pouco depois dá lugar a um estilo mais agressivo nos vocais de Glenn Danzig, que demonstram uma certa insatisfação, onde destaco os seus solos de guitarras dele e do 'fiel escudeiro' Tommy Victor. A terceira é Devil On My Hwy 9 e ele nos mostra um 'Rockão' pesado, mais cru e direto, que conquistará seus fãs facilmente, inclusive nos solos eletrificados de guitarras, que nesta faixa contam com Joey Castillo do Queens Of The Stone Age na bateria.

    Com um ar introspectivo e uma linhagem mais distante em seus vocais, Last Ride continua Black Laden Crown e durante o crescente que esta música nos apresenta... sentimos seu peso ser elevado em uma pegada meio que Southern Rock, onde claramente notamos que a ideia foi de seu ritmo ser orientado pelos solos de guitarras, que estão repletos de distorção. Pertencente ao time das canções mais intimistas e indignadas, The Witching Hour conta com Johnny Kelly novamente na bateria apenas ambientando o andamento largado e de vocalizações que recebem mais força de Glenn Danzig, onde novamente recomendo uma atenção aos solos de guitarras, que estão bastante cativantes.

    Para But A Nightmare, os solos estão mais vigorosos e mesmo em uma canção mais densa e de poderosos vocais, eles se sobressaem e nos envolvendo entre os toques pesados de bateria, que foram executados por Dirk Verbeuren ( ex-Soilwork e atual Megadeth ). Interessante de se mencionar nesta sexta canção do cd também é como o Danzig faz a música caminhar para um Heavy Metal. Dotada de um ritmo cadenciado de ares sombrios de bateria, Skulls & Daisies prossegue Black Laden Crown e mesmo sendo neste formato próprio, todo soturno, também é possuidora de elementos para te intrigar e deixar curioso em sua audição para qual lado vai seguir.

    A raivosa Blackness Falss, que prefere atravessar um percurso denso e obscurecido, marca uma nova participação de Joey Castillo no cd, sendo que este estilo fica evidente nos vocais de Glenn Danzig, que assim como nas demais faixas demonstram sua habilidade e são devidamente 'do mal'. Em tempo, ouvidos atentos aos efervescentes solos de guitarras de Glenn Danzig e Tommy Victor, que tornam a música um Rock Heavy dos que gostamos imediatamente. No fim de Black Laden Crown, o mentor da banda nos mostra a Pull The Sun com a presença de Karl Rocket na bateria e também um formato um tanto que lento, mas voltado ao Heavy Metal, cujas vocalizações estão mais agudas e bastante emblemáticas no padrão que exige o som de um álbum do Danzig.

    Disponibilizado em digipack pela Shinigami Records no Brasil, porém, sem encarte com letras e informações, o que para os fãs mais antigos é uma pena, pois, apreciamos ler e ver seus detalhes, Black Laden Crown deixa claro que Glenn Danzig continua habilmente a criar álbuns com as tonalidades marcantes de sua carreira e que entretêm com qualidade o ouvinte em um ambiente denso nos vocais, na maioria das vezes arrastado, flertes com o Rock'n'Roll e o Heavy Metal, porém, sempre repleto de inúmeros solos de guitarras caprichados. Audição recomendada seja em dias felizes ou nos que sentimos mais raiva por algum motivo, e sendo uma ou outra situação, a certeza é que sairemos de energia revigorada.
Nota: 9,0.

Site Oficial: http://www.danzig-verotik.com/
Facebook: https://www.facebook.com/Danzig
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCj7tShkbc4S5svD_xxO2VvA

Por Fernando R. R. Júnior
Janeiro/2018

Voltar para Resenhas