Dark Angel - Leave Scars
13 Faixas - Shinigami Records - 2011

    Dentre a sequencia de relançamentos de grandes nomes do Thrash Metal americano oitentista realizados pela Shinigami Records, abordo nesta resenha a banda Dark Angel formada no ano de 1981 na cidade de Los Angeles na Califórnia nos Estados Unidos, e esta banda que focou seu estilo no que ficou conhecido como over-the-top ( muito rápido, pesado e com músicas longas com muitas variações no ritmo ).

    Na época a formação do Dark Angel era a seguinte: Ron Rinehart nos vocais, Eric Meyer e Jim Durkin nas guitarras, Mike Gonzalez no baixo e Gene Hoglan na bateria; e juntos eles foram ao Space Station Studios em Hollywood, Califórnia entre maio e junho de 1988 para gravarem Leave Scars, o seu terceiro trabalho de estúdio registrado por Michael Monarch, Earl West e Paul Gordon. A masterização foi de Bernie Grundman no seu Bernie Grundman Studios.

    The Death Of Innocence exibe aquele Thrash Metal rápido e caótico vociferado com muita fúria por Ron Rinehart, cujo andamento de guitarras, bateria e baixo são para bater a cabeça sem parar. A segunda é Never To Rise Again com a agressividade mantida em alta, para não dizer em níveis maiores, o que prova que o Dark Angel pertence à escola de fazer Thrashs matadores, pois nestes o quinteto não alivia por um instante sequer e a música vai em um crescente de solos de guitarras cada vez maior, que são vocalizados com a devida ira. Depois somos conduzidos para o início apocalíptico de No One Anwers, possuidora uma linha mais cadenciada realizada com muita competência pelos guitarristas Eric Meyer e Jim Durkin, isso sem contar a fortíssima base feita na bateria de Gene Hoglan. Quando finalmente chega a hora do vocalista Ron Rinehart começar a cantar a toda velocidade, não tem jeito, é clima de final do mundo mesmo e tenha certeza caro leitor(a), você irá bangear com vontade ao ouvi-la.

    Cauterization possui a introdução de guitarras que gostamos de ouvir, para em seguida se aprofundar nos solos em meio ao vigor trazido do baixo de Mike Gonzalez e da bateria cheia de técnica de Gene Hoglan. E essa poderosa linha instrumental prossegue até a homenagem ao Led Zeppelin no cover de Imigrant Song, em uma versão muito mais pesada que você possa imaginar, pois além da sua cara Thrash, o vocalista do Dark Angel colocou seus vocais mais agudos e fortes.

   Em Older Than Time Itself, a supremacia dos solos matadores de guitarras estão de volta para, em conjunto com a atuação do baterista Gene Hoglan, venham desferir um violento e veloz golpe sonoro em nossos ouvidos, e isso com o Ron Rinehart canta na mesma intensidade da parte instrumental da música. Com efeitos mais sombrios nas guitarras e nos vocais, Worms serve de introdução para a matadora The Promise Of Agony, que inicia mais cadenciada e distorcida, mas ganha em velocidade e variações de andamento, para envolver o ouvinte em uma linha instrumental vigorosa, que fica ainda melhor com os coléricos vocais de Ron Rinehart em parceria com Ron Eriksen ( do Viking ), que participa nesta faixa. Sem dúvidas uma das melhores do cd Leave Scars e com um estilo que influenciou muitas gerações.

  

    A faixa título Leave Scars é outra que entra nesta lista das melhores, pois suas guitarras estão à plena força, os vocais exibem uma energia bestial e a avassaladora cozinha ( bateria e baixo ) aparecem com evoluções implacáveis. Enfim, o Dark Angel está de parabéns por reunir em uma única música peso, agressividade, rapidez, solos envolventes e vocais raivosos com longos gritos, simplesmente mataram a pauladas mesmo. Se este relançamento fosse 100% igual ao álbum original e terminasse aqui, já me daria por satisfeito, mas como é comum nos cd´s que a Shinigami Records disponibiliza no mercado brasileiro, temos as versões ao vivo de mais quatro músicas, sendo a majestosa The Death Of Innocence e a 'martelada violenta na cabeça' de No One Anwers extraídas do show em Trocadelo na Philadelphia no dia 23 de outubro de 1988. Completando, a dupla explosiva Leave Scars e Never To Rise Again na apresentação realizada no Country Club de Reseda Califórnia no dia 22 de abril de 1989.

    O Dark Angel lançou quatro discos antes do encerramento das suas atividades em 1992. Depois de 10 anos, em 2002 eles reuniram-se novamente, mas os problemas de saúde que impossibilitaram Ron Rinehart de continuar com a banda na década de 90 reapareceram e a banda dissolveu-se novamente. Leave Scars é um verdadeiro clássico do Thrash Metal, que foi trazido para que a atual geração possa conhecer e saber o que este álbum representou o estilo para o Metal.
Nota: 10.

Site: http://www.myspace.com/darkfuckinangel.

Por Fernando R. R. Júnior
Fevereiro/2012
Voltar para Resenhas