Death Angel - The Evil Divide
 11 Faixas - Shinigami Records - 2016

    O Death Angel é uma das várias instituições do Thrash Metal norte-americano da famosa Bay Area, que há mais de trinta anos tem feito a satisfação de muitos headbangers pelo mundo em uma excelente carreira. Em seu novo álbum de estúdio, The Evil Divide, o Death Angel é definido pelo vocalista Mark Osegueda: "Eu quero que cada um de nossos álbuns sempre soe faminto e desesperador. Um animal ferido é um animal perigoso".

     Para isso, ele ao lado dos guitarristas Rob Cavestany e Ted Aguilar, do baixista Damien Sisson e do baterista Will Carroll foram ao Audio Hammer Studios em Sanford na Flórida nos Estados Unidos entre outubro de 2015 a janeiro de 2016 com o produtor Jason Suecof ( Trivium e Deicide ) para os processos de gravações e mixagem  deste The Evil Divide, que é o oitavo álbum de estúdio do Death Angel.

    Já para a masterização foi escolhido o famoso Ted Jensen em um trabalho realizado no Sterling Sound em Nova Iorque ( EUA ) e a capa do cd, que lembra do filme O Silêncio dos Inocentes é do artista Bobty Tyrrell com uma caveira no abdômen da abelha.

    E The Evil Divide começa com a pesada The Moth, um 'Thrashão' de passagens rápidas nos solos de guitarras, alguns momentos cadenciados, mas, sempre com uma adrenalina encorpada e vocais cheios de fúria, além de linhas no baixo e na bateria que estão praticamente no estilo arrasa quarteirão. A intensidade do Death Angel prossegue com Cause For Alarm, uma pedrada no nível do Slayer que é veloz, repleta de riffs dilacerantes, onde o quinteto contou com o produtor Jason Suecof no solo principal, nesta que é para se 'banguear' o tempo todo por conta de suas inflamadas evoluções. Para Lost, as guitarras de Rob Cavestany e Ted Aguillar produzem um ritmo mais ganchudo e melodioso, que são vocalizados com muita envolvência por Mark Osegueda em um crescente cavalgante, que certamente será curtido logo de cara.

    A seguinte é a Father Of Lies e nesta, o Death Angel ataca com um 'Thrashão' robusto, direto e que fica melhor a cada nota agressiva que ouvimos da parte instrumental e dos vocais de Mark Osegueda. Atenção para os solos longos e melodiosos de guitarras, que ao terminarem retomam o seu andamento inicial destruidor e se encerram em excelentes dedilhados.

    Entretanto, eles aumentam a dilaceração com a vigorosa Hell To Pay, um Thrash nervoso e acelerado vocalizado com ódio por Mark Osegueda, que é ideal para entrar em rodas por conta de seu andamento sempre ardente.

    Assim como já estava percebendo em algumas outras faixas, It Can´t Be This é cólera pura e possui um estilo mais moderno, porém, causa uma vontade enorme de socar o ar e agitar a cabeça em sua audição devido aos riffs 'metralhantes' dos guitarristas Rob Cavestany e Ted Aguilar e também por causa do 'trampo' cativante do baterista Will Carroll, que liberam o poderio dos sempre encolerizados vocais.

    De começo mais lento aos dedilhados e um tanto sombrio, Hatred United/United Hate vem feroz como é o padrão do Death Angel e nos solos de guitarras temos o brasileiro Andreas Kisser do Sepultura junto à dupla do Death Angel carregando mais voltagem a esta canção, onde os vocais se sobressaem espalhando sua raiva. É uma das mais 'martelantes' do cd.

    Guiada pela potência dos solos de guitarras, que estão mais frenéticos em comparação com as anteriores, Break Away parece - assim que Mark Osegueda canta - com um verdadeiro rolo compressor disposto a devastar com tudo que estiver pela frente.

    Faixa após faixa, o potencial instrumental do Death Angel chama a atenção e com The Electric Cell não é diferente, pois, o quinteto 'golpeia' com precisão nossos ouvidos novamente com firmeza nos solos de guitarras, nos vocais lotados de ímpeto, nesta que pode ser considerada como a melhor de The Evil Divide ao lado de Hatred United/United Hate.

    Encerrando o tracklist normal temos Let The Piece Fall com uma relação de baixo, bateria, guitarras e vocais deveras 'classuda' e de média velocidade, mas, sempre conectando o ouvinte com sua técnica ímpar à sua eletricidade sonora, em suma... é sonzeira!!! E não se assuste se o refrão penetrar em sua cabeça. Como bônus da versão brasileira da Shinigami Records, The Evil Divide conta com o cover do The Mission para Wasteland, que obviamente ficou bastante pesado e diferente, porém, sem perder sua alma de Rock Gótico, onde o baixista Damien Sisson e o baterista Will Carroll se evidenciaram mais e fazem o suporte para os vocais precisamente.

    Em um ano em que parece que todos os grandes nomes do Thrash Metal decidiram lançar álbuns de excelente qualidade, o matador The Evil Divide deixa claro que o Death Angel está disposto a singrar esta segunda década do século XXI com a mesma garra que tornou a banda conhecida no passado e ainda superando seu disco anterior.
Nota: 9,5.

Sites: www.deathangel.us e https://www.facebook.com/deathangel/.

Por Fernando R. R. Júnior
Novembro/2016

Voltar para Resenhas