Deathstars - Everything Destroys You
10 Faixas - Shinigami Records/Nuclear Blast Records - 2023

    Depois de pouco mais de oito anos sem um disco de estúdio, a banda sueca de Metal Industrial Deathstars lançou em maio de 2023 o seu quinto álbum de estúdio de seus 23 anos de carreira. Sobre essa demora, o guitarrista Nightmare Industries explicou: "A razão pela qual demorou tanto é que nós simplesmente queríamos, e precisávamos, de uma pausa após uma intensa turnê e etc., e além disso aconteceu a pandemia, então as turnês foram adiadas e o lançamento com elas, portanto é fantástico finalmente poder apresentar Everything Destroys You".

    Já o vocalista Whiplasher Bernadotte complementou ao dizer: "Este álbum é mais um trabalho extrovertido e parece bem calibrado quando se trata de ilustrar o mundo da banda nos últimos anos. 'Everything Destroys You' é a cara dos excessos das nossas noites de opulência na cidade. Nós sempre escrevemos sobre nossas vidas, e não há ficção, espiritualidade ou coisas da alma na espinha dorsal do Deathstars. É apenas a vida da cidade com cicatrizes em estado bruto".

    Além dos dois citados, o line up do Deathstars conta com Skinny Disco no baixo e Cat Casino na guitarra. A produção de Everything Destroys You é de Nightmare Industries e feita no estúdio Black Syndicate em Estocolomo na Suécia, enquanto que os processos de mixagem e masterização são assinados por Jay Ruston ( Anthrax, Stone Sour, Uriah Heep, Steel Panther e Fall Out Boy ) e foram realizados em Los Angeles nos Estados Unidos. Na capa de Andreas Werling vemos os integrantes do Deathstars com caras de maus e um deles ( o Whiplasher Bernadotte ) alcançando ou manifestando um poder.

    Para quem não sabe, o Deathstars é originado na cidade sueca de Strömstad e suas letras são relacionadas à temas como terror, diversão, humor negro e festas urbanas destrutivas. Eles são adeptos de pintura facial, uniformes militares e uma temática gótica e já abriram shows do Rammstein na Europa várias vezes. A partir deste ponto contarei mais detalhes das músicas de Everything Destroys You.

    De ares tensos This Is abre o cd com seu estilo gótico industrial carregado devidamente implementado nos vocais de Whiplasher Bernadotte conferindo à música uma atmosfera caótica com interpolações melodiosas relativamente sombrias e envolventes. Em Midnight Party, os elementos industriais permanecem, aumentam inclusive e suas melodias junto de seus vocais produzem linhas que conectam o ouvinte até a canção, que contam com os backing vocals de Ann Ekberg e de Carolina Wallin Pérez. Depois é a vez da encorpada e um tanto que sinistra Anti All, que apresenta uma presença bastante interessante de teclados e vocais que exalam um tanto de maldade.

    Para a faixa título, a Everything Destroys You, o Deathstars nos exibiu um ritmo cadenciado, vocais distantes e mergulhou no Gothic Rock de uma forma que provavelmente agradará os fãs logo na primeira audição. Between Volumes and Voids é mais robusta por conta da atuação do guitarrista Nightmare Industries, nos mostrou vocais com um pouco mais de raiva e outra participação de Ann Ekberg nos backing vocals diante de uma harmonia viajante e bastante variada delineada pelos teclados e sintetizadores.

    Em An Atomic Prayer notamos o baixo de Skinny Disco ficar em evidência e também um andamento pesado, cujos vocais largados novamente contam com a presença de Ann Ekberg nos backing vocals, além dela temos também de Martin Gronert criando alternações consideravelmente intrigantes ao som do Deathstars.

    A sétima é a Blood For Miles e é muito interessante como os suecos utilizam dos teclados em suas composições para dimensionarem o clima gótico de cada uma delas, cujos vocais graves de Whiplasher Bernadotte mais uma vez contam com o contraste feito pela doce voz de Ann Ekberg nos fazendo gostar desta música com facilidade.

     Na sequencia temos a fantasmagórica The Churches Of Oil, onde a união do Gohtic Rock e do Industrial está muito bem estabelecida através de seus vocais, de seus teclados e de seus acordes eruditos, que marcam a voz da convidada Carolina Wallin Pérez dividindo as atenções com Whiplasher Bernadotte.

    Com um formato melancólico em seu início, que ganha em energia e submerge para o lado gótico, The Infrahuman Masterpierce é outra composição de Everything Destroys You que fornece um destaque aos teclados e também aos vocais de Whiplasher Bernadotte com a discreta presença de Ann Ekberg e Liv Jagrelll nos backing vocals. Encerrando o disco, o quarteto nos colocou diante da pesada, deprimente e revoltada Angel Of Fortune and Crime, cujas melodias obscuras dão um ar desafiador para a canção e até convidam para uma nova audição, até porque pela sua complexidade... sua absorção não acontece logo de cara.

    Everything Destroys You ( que no Brasil saiu pela parceria da Shinigami Records com a Nuclear Blast Records ) é um disco bem interessante em que o Deathstars exibiu consistência, belas construções melodiosas em suas canções e esteve bem centrado no Gothic Rock e no Industrial de forma que deixará os fãs satisfeitos com o que apreciarão em seus quarenta minutos.
Nota: 8,5.

Por Fernando R. R. Júnior
Janeiro/2024

Site: https://www.deathstars.net/.  
Facebook: http://facebook.com/deathstars.  
Instagram: http://instagram.com/deathstarsofficial
Youtube: http://youtube.com/deathstars.
Twitter: http://twitter.com/deathstars.  
BandsInTown: https://www.bandsintown.com/a/1618?came_from=251.

 

Voltar para Resenhas