Def Leppard - Mirror Ball - Live & More
Cd Duplo  24 faixas -
Frontiers Records - 2011

  Em 1984 foi confirmada a vinda de uma das maiores bandas de Hard Metal Mundial da cena atual ao Brasil pela primeira vez, o Def Leppard que seria uma das grandes atrações do primeiro Rock In Rio, muita gente foi ao evento que rolou nos primeiros dias de janeiro de 1985 só para vê-los. Quando chegaram lá, qual foi a sua grande surpresa? Um misto de tristeza e decepção, o Def Leppard não viria mais e fora substituído de última hora pelo também grande Whitesnake, um pelo outro ninguém ficou no prejuízo, mas o que acontecera que impediu o Lep de tocar por aqui? Uma tragédia até hoje inigualável se abalou sobre o grupo.

    Na véspera de ano novo de 1984 o baterista Rick Allen estava ‘voando baixo’ com seu Corvette em uma auto-estrada da Inglaterra voltando do aeroporto para sua casa com sua namorada e sofre um acidente automobilístico que o fez perder seu braço esquerdo, cancelando os planos da banda por um hiato de quase 3 anos, caso queira saber mais sobre esta história procure o filme “Hysteria: The Def Leppard History”.

    O que importa é que a partir daquele momento em 1985 o Def Leppard passou a ser muito mais admirado pelos brasileiros ( me incluo nessa ) e apesar do Brasil ter esperado por mais 10 anos para vê-los ao vivo, ( só em 1995 ), a banda nunca tinha lançado um álbum ao vivo na história e eis que em 2011 ( 34 anos após a banda ser formada ), surge à luz do dia seu primeiro play full-lenght alive - Mirror Ball - Live & More é digno de nota, pois esmiúça toda a carreira desta grande banda em 3 discos, sim, dois cd´s e um DVD que não é o show completo ao vivo e sim um apanhado da turnê Sparkle Lounge Tour, com cenas de palco, backstage, aeroportos e quatro live clips, além de duas músicas novas em videoclipes exclusivos, tudo gravado entre 2008-2009. Vale muito à pena adquirir este disco em seu formato original e físico como nos não tão velhos tempos assim, foi baixar uma obra dessas, tão caprichada e tão dedicada aos fãs como esta, é realmente um crime federal.

    Vale ressaltar que Joe Elliot não canta com 100% da sua potência vocal, como acontece com a maioria dos vocalistas da sua geração hoje em dia, mas ele também não faz feio e nem cora o rosto de seus fãs com exageros ao qual não consegue dar conta, pelo contrário, ele está dominando a situação muito bem, os backing vocals de Phil Collen ( guitarra ) e Rick Savage ( baixo ) continuam afinados, as guitarras do já citado Phil Collen e do ex-Dio e ex-Whitesnake e eterno substituto de Steve Clark ( falecido em 1991), Vivian Campbell estão cortantes e suaves quando necessário e o nosso personagem mais pitoresco Rick Allen ainda manda muito bem no seu kit de bateria Simmons. Mesmo com um braço a menos, ele ainda toca forte e muito melhor do que muitos bateristas famosos que vemos por aí todo dia com todos os seus membros no lugar. Prova disso é a faixa inédita Undefeated, que começa numa baita levada de bateria de empolgar arenas.

     Pontos que me empolgaram em particular foram as faixas Pour Some Sugar On Me, que não deveu nada à original de estúdio e ainda teve a empolgação do público, Make Love Like A Man, a faixa que abre o play Rock! Rock! Till You Drop, a que fecha o disco Let’s Get Rocked e até as belíssimas baladas Two Steps Behind e Bringin’on The Heartbreak, que nos remete aos primórdios da banda, mas aqui numa versão semi-acústica e com final elétrico apoteótico, é nesta faixa que se percebe que Joe Elliot não grita mais como antes, pois a parte do refrão que ele deveria sangrar a garganta ele deixa para o público fazer... espertinho!!!

     Como poderia descrever este material, destacar momentos especiais e tal? Em palavras não há como, basta você dar uma olhada no set list que disponibilizei aqui nesta resenha e, se você for fã da banda ou ao menos conhecer o mínimo da história do Hard Rock, saberá do quê estou falando aqui.

Site: www.defleppard.com/ e http://www.frontiers.it/

Por Alexandre WildShark
Dezembro/2011

Disco 1
1.    Rock! Rock! (Till You Drop)
2.    Rocket
3.    Animal
4.    C’mon C’mon
5.    Make Love Like a Man
6.    Too Late For Love
7.    Foolin’
8.    Nine Lives
9.    Love Bites
10.    Rock On (cover de Davide Essex)

Disco 2
1.    Two Steps Behind
2.    Bringin’On the Heartbreak
3.    Switch 625
4.    Hysteria
5.    Armageddon It
6.    Photograph
7.    Pour Some Sugar On Me
8.    Rock Of Ages
9.    Let’s Get Rocked
(Bonus Live):
10.    Action (cover do Sweet)
11.    Bad Actress
(New Songs)
12.    Undefeated
13.    Kings of the World
14.    It’s All About Believin’

Voltar para Resenhas