Despised Icon - Day Of Mourning
10 Faixas - Shinigami Records - 2010

    Lançado em setembro de 2009 e trazido ao Brasil pela Shinigami Records em 2010, Day Of Mourning é o quarto trabalho dos canadenses do Despised Icon praticantes de um som que misturam influências de Thrash, Black e Hardcore, resultando em um estilo que é chamado de Deathcore.

    A formação responsável por este registro é a seguinte: Alex Erian e Steve Marois nos vocais, Eric Jarrin e Ben Landreville nas guitarras, Max Lavelle no baixo e Alex Pelletier na bateria. As gravações feitas por Yannick St-Amand aconteceram no Northern Studio em Quebec no Canadá, enquanto a mixagem foi de Andreas Magnusson no Planet Red Studio em Vancouver ( Canadá ) e a masterização de Day Of Mourning feita por Alan Douches foi realizada no West Weste Side Music, e estes profissionais conferiram uma qualidade ímpar ao álbum. E em tempo, a ótima capa e encartes são de Felix Rancourt.

    Les Temps Changent abre o cd com um ótimo peso de guitarras para que a dupla de vocalistas Alex Erian e Steve Marois soltem suas agressivas linhas vocais urrados em uma pancadaria com muitos blast beats na bateria de Alex Pelletier, que servem para elevar o nível da violência sonora do sexteto. Em seguida temos a faixa-título, Day Of Mourning, que é mais veloz, mas possui algumas rápidas paradas estratégicas, que servem para os vocalistas expressem sua enorme fúria em um ataque maciço de guitarras, que são fundidas perfeitamente com o baixo e a bateria, e o resultado de tudo isso só poderia ser um só: aquela vontade de bangear. Alex Pelletier utiliza mesmo os blast beats em sua bateria, pois em MVP, este efeito é devidamente combinado com as guitarras ( que exibem um pouco mais de distorção ) e os ferozes vocais exibindo aquela brutalidade que me levam a afirmar: o Despised Icon soube como pegar pesado e fazer um ótimo trabalho neste cd.

    Vale lembrar que todo o peso do Despised Icon é ditado pelo ritmo da bateria, pois na seguinte, All For Nothing, quando Alex Pelletier segue com uma linha mais veloz, os guitarristas Eric Jarrin e Ben Landreville acompanham cada nota produzida pelo baterista e deixam esta quarta música ainda mais furiosa. Muito interessante em All For Nothing é perceber as quebradas propositais efetuadas pelo sexteto que interrompem essa parte rápida. E em Eulogy, a primeira lembrança que vem à cabeça é que estamos ouvido um dos mais viscerais Death Metal que conhecemos, pois com uma enxurrada de pancadas presentes nesta sexta faixa, eles botam para quebrar mesmo e temos o primeiro solo de guitarra mais trabalhado para um andamento mais cadenciado.

    Sem pausa para descansos!!! Com o Despised Icon temos uma bordoada atrás da outra, e em Made Of Glass, eles não diminuem em nada a sua linha extrema que agora está mais sombria, porém com a agressividade no mais alto volume. Black Lungs é ainda mais pesada, violenta e vale lembrar que embora a gravação esteja excelente, o Despised Icon conseguiu praticamente transformar todos os seus instrumentos como se fossem uma única máquina de destruição, que envia milhares de porradas por segundo.

    Diva Of Discust tem algumas poucas mudanças de andamento amparadas um pouco mais nas guitarras, mas mantém o peso distribuído na bateria, com um poderoso set instrumental e assim, a dupla de vocalistas pode urrar sem parar os versos desta oitava música, que é sem sombra de dúvidas a mais violenta de Day Of Mourning.

    Entre Le Bien Et Le Mal é mais cadenciada nas guitarras e seus urros vocálicos são cantados em francês ( um dos idiomas oficiais do Canadá ) que evoluem para um nível de agressividade muito forte, e quando percebe-se que bateria, guitarra e baixo estão unidos, nota-se que parecem que são tocados à exaustão, é nesta hora que os índices de brutalidade ainda mais altos são atingidos. Depois de nove faixas espera-se que a última também seguisse a linha, não é mesmo? Bem, os integrantes do Despised Icon não concordam, e surpreendem o ouvinte encerrando Day Of Mourning com os dedilhados de Sleepless, que até ficam mais agressivos quando os vocalistas cantam seus curtos versos com muita raiva, mas muito distante do que ouve-se anteriormente no cd, mesmo com o ótimo solo de guitarra.

    Quem gosta de conhecer novidades no mercado de música extrema o Despised Icon é uma excelente opção, pois os canadenses souberam fundir os demais estilos ( Thrash, Black, Death Metal ) ao seu Hardcore e criaram um ótimo álbum para 'bater a cabeça' mesmo que deve agradar os headbangers.
Nota: 8,5.

Site: www.despisedicon.com e www.myspace.com/despisedicon

Por Fernando R. R. Júnior
Janeiro/2011

Voltar para Resenhas