Discharge - End Of Days
 15 Faixas - Shinigami Records - 2016

    Com origem na cidade de Stoke-on-Trent, Staffordshire na Inglaterra em plena explosão do Punk Rock, os irmãos gêmeos Tony Roberts ( Bones ) e Terry Roberts ( Bones ) aliados a Rainy Wainright fundaram o Discharge em 1977 e estremeceram os alicerces  da música extrema com o EP Realities Of War, que começou a pavimentar os caminhos para o Hardcore e o Thrash Metal influenciando nomes como Metallica, Anthrax, Sepultura e Machine Head, que já prestaram ao longo de suas carreiras tributos aos ingleses tocando composições suas em seus shows ( e até em álbuns como o Garage Inc. do Metallica ).

    No decorrer dos muitos anos de atividades dos ingleses vários álbuns e Ep´s matadores foram lançados e algumas mudanças na formação aconteceram, sendo que para este novo cd o End Of Days - o sétimo de estúdio da carreira - o line up conta com os irmãos Tony "Bones" Roberts e Terry "Tezz" Roberts nas guitarras, Jeff "JJ"Janiak nos vocais ( do Broken Bones ), Roy "Rainy" Wainright no baixo e Dave Brigdewood na bateria.

    End Of Days foi gravado no Tremolo Studios em Newcastle Underlyne em setembro de 2015 por Dan Rowley e foi mixado no Abyss Studio por Peter Tägtgren. A masterização é assinada por Jans Kjell Green no Black Lounge Studio em janeiro de 2016. O vocalista Jeff "JJ" Janiak e Huggy são responsáveis pela capa e pelo layout do encarte do cd, sendo apenas o desenho central de Richard Christensen, que mostra um anjo com olhos como se tivessem com vergonha do que vê, e com tudo que acontece no mundo atual é de se envergonhar mesmo, ainda mais para um anjo.

    A destruição começa com New World Order, onde já eclodem solos acelerados e certeiros, além das agressivas vocalizações de Jeff "JJ" Janiak em um ritmo Punk Rock voraz, cru e empolgante convidando para se abrir uma roda. A pancadaria continua em Rapid and Pillaged, que desfila boas doses de fúria nos vocais e nos solos de guitarras em poucos minutos em uma linhagem bem Hardcore. Após um falatório em um rádio sobre um ataque nuclear, o Discharge ataca com a violenta e rápida End Of Days, que é de uma rudeza imensa nos vocais, uma 'tantada' de solos pulverizadores dos irmãos Roberts e com a bateria sempre acelerada. Com um curto início cadenciado, a veloz The Broken Law é outra colérica composição como um legítimo Punk Rock deve ser e te chama para sacudir seu pescoço em solos de guitarras cheios de distorção da entrosada dupla.

    Para Flase Flag Entertainment, os solos de guitarras feitos por Tony "Bones" Roberts e Terry "Tezz" Roberts entram dilacerando com robustez para que Jeff "JJ" Janiak desfile todo o seu ódio ao cantar seus poucos versos. E o terremoto sonoro de End Of Days prossegue com Meet Your Maker, a revoltada sexta faixa do cd, que exibe solos constantes e cortantes, que só param ao seu término.

    Com o baixista Roy "Rainy" Wainright aparecendo mais nas primeiras notas de Hatebomb, o Discharge segue com seu ambiente intenso e devastador exalando ira a cada verso cantado. Na sequencia, os ingleses nos trazem um andamento mais cadenciado, que desaba em uma ferocidade imensa e mais rude e ríspida, pois It Can´t Happen Here é uma verdadeira 'tijolada' na cara que te faz sair socando o ar.

    Guiada por seus solos de guitarras e pelo peso que o baterista Dave Bridgewood aplica em sua execução, Infected é mais cadenciada, possui ótimos solos de guitarras e vocais devidamente raivosos, que martelam na cabeça. Em Killing Yourself To Live, o Discharge mantém sua aspereza em alta e desta forma resulta em mais uma encolerizada composição com momentos mais voltados ao Thrash Metal. Depois, com o pé fincado no 'pedal da direita' para criar um ritmo vigoroso, Looking At Pictures Of Genocide continua com o caos visto em End Of Days através de vocais coléricos e incansáveis riffs de guitarras.

    E se o som já estava rápido, na seguinte, a Hung Drawn And Quarted, eles chegaram na 'aceleração plena', pois, o veterano quinteto inglês não deixa o fã pensar ou tentar respirar e assim que a próxima aparece em cena, esse 'descontrole' de vocais irritados trazem toda a distorção dos esmagadores solos de guitarras que estão presentes em Population Control. Sempre velozes por todo o cd, o Discharge envia agora a The Terror Alert, que é outra bordoada insana, que não te concede o direito de relaxar. A última de End Of Days é a Accessories By Molotov ( Pt 2 ), que entra como uma avalanche imensa e torna-se cada vez mais frenética a cada segundo marcando um final digno a esta pedrada Hardcore/Punk Rock.

    É impressionante como End Of Days passa como um rolo compressor a 500 Km/h em sua audição e como o Discharge não diminui sua ferocidade Hardcore/Punk áspera por um momento sequer. Após ouvir este - curto de tempo, mas gigante na qualidade - lançamento da Shinigami Records no Brasil entende-se porque os ingleses mudaram a cara do Punk e são chamados de pais do "Discore" ou "D-Beat". Quem gosta de um som implacável, direto e sem frescuras... se ligue nesta 'disgracera' que envelhece saborosamente com um bom Whiskey.
Nota: 9,0. 

Sites: www.thenightmarecontinues.yolasite.com e www.facebook.com/dischargeofficial.

Por Fernando R. R. Júnior
Setembro/2016

Voltar para Resenhas