|
Downcast
Twilight - Under The Wings Of The Aquila
|
E é de uma forma densa e dentro de um estilo épico que Rex Nemorensis abre este Under The Wings Of Aquila em que os urros agressivos são pronunciados por Viktor "Vitold" Buznaev e o ritmo está mais voltado ao Black Death Metal, exceção feita apenas para a participação de Michalis Elafros no violão. Em seguida, os ingleses enviam uma harmonia gostosa de se ouvir com a adição de flauta na cadenciada, pesada e urrada Soldier Of Pompeii, que mesmo entre tantos guturais é exibido um ar festivo em sua execução provocando uma vontade de dançar e sacudir o pescoço ao mesmo tempo. Depois é a vez do impacto fornecido com The Witches Of Anglesey em que a fúria Death Metal está presente, porém, é devidamente contraposta com a presença do violinista Shannon Lee Scott-Rigsbee, que exala lindas melodias em seu instrumento representando uma dualidade sonora que é muito saborosa de se apreciar nestes casos.
O lado Folk volta a aparecer mais em evidência na quarta canção de Under The Wings Of Aquila, que é a The Tyrant And The Sage, que é vocalizada com raiva por Viktor "Vitold" Buznaev em uma linhagem encorpada, que concede a sustentação necessária para possa nos convidar a socar o ar com seu clima tipicamente beligerante. The Ides Of March não é um cover do Iron Maiden como poderia ser imaginar em uma primeira olhada na contracapa do cd e sim uma robusta criação do Downcast Twilight em que seu lado Folk aparece discretamente em meio aos coléricos vocais de Viktor "Vitold" Buznaev, que estão sempre urrados, convocam os fãs para agitarem com ele e só param durante os encorpados solos de guitarras, que nesta canção exibem mais melodia. Para Death In Alexandria, que é mortalmente cadenciada e possuidora de linhas melódicas, Viktor "Vitold" Buznaev divide os vocais com a convidada Eva Oswald tornando a música um Death Metal Melódico sinistro, aliás, sua voz é tão assustadora quanto a Alissa White-Gluz do Arch Enemy e tenho que destacar também os seus solos de guitarras nos instantes finais, que foram executados por Jan "2thousandarros" Tamb e Ogrego MixMaster com muita primazia.
E eles demonstraram neste álbum que são admiradores do Death Metal Melódico e nervoso, pois, em Orgiastic Luper Calin estes fatores ficaram evidenciados tanto no seu ritmo aniquilador, quanto nos seus impiedosos vocais 'classudos' saídos da garganta de Viktor "Vitold" Buznaev a cada verso. Entretanto, o 'oposição' é feita brilhantemente na flauta tocada por Shannon Lee Scott-Rigsbee. Na oitava composição de Under The Wings Of The Aquila, a 'martelante' The Iron Clad Legion somos expostos a uma matadora composição puramente Death Metal e consideravelmente mais rápida, além de ser devidamente aguerrida a cada trecho e ótima para agitar seja socando o ar ou realizando o 'headbanging'.
Propensa a enviar seu violento e esmagador andamento, Horrors Of The Hercynian Forest alterna urros com vocais ferozes e interessantes linhas melodiosas, que elevam consideravelmente a potência da música. A última do cd é a The Red Queen, onde o Folk Metal vem aos holofotes com os vocais da convidada Hildr Valkyrie, que canta com emoção através de uma melodia envolvente nesta que é para mim a melhor de Under The Wings Of The Aquila, que conta também com Chris Zindros no baixo Fretless e um marcante trabalho de percussão aumentando o prazer de ouvir esta faixa.
Para quem busca novidades na vastidão do Universo do Heavy Metal, no que chamamos de Underground, os ingleses do Downcast Twilight são uma interessante banda, que é mais voltada ao Death Metal e como disse anteriormente... com fortes com raízes Folk, além de possuírem um certo parentesco com o estilo do Ex Deo. Se você caro leitor(a) for um pesquisador(a) e também curioso(a) quanto à sonoridades nestes padrões vale conhecer mais desta trupe.
Nota: 8,0.Por Fernando R. R. Júnior
Novembro/2018
|
|