Dream Evil - In The Night
2010 - 12 faixas - Shinigami Records

    O primeiro destaque de In The Night vai para a capa que exibe a fênix mitológica renascendo em um pentagrama, em mais uma excelente ilustração do artista brasileiro Gustavo Sazes. Uma curiosidade, todos os cinco membros usam codinomes, sendo os seguintes: Nick Night  ( Niklas Isfeldt ) nos vocais, Ritchie Rainbow ( Fredrik Nordström ) e Dannee Demon ( Daniel Varghamne ) nas guitarras, Peter Pain ( Peter Stålfors ) no baixo e Pat Power ( Patrick Jerksten ) na bateria. O quinto cd dos suecos do Dream Evil -  que formaram a banda em 1999 na cidade de Gothemburg - foi gravado entre janeiro a junho de 2009 com produção de Henrick Ubb e Fredrik Nordström ( só lembrando, é o guitarrista Ritchie Rainbow ).

    Abrindo com a pesada Immortal, o Dream Evil ataca com um heavy metal melódico direto, que acerta em cheio os fãs de Gamma Ray, Metallium, Helloween, pois temos as guitarras e a bateria sendo tocadas com muita precisão, além de um ótimo refrão cheio de vocais em coro e um clima épico no ar, ou seja a fórmula correta para que letra seja gravada com facilidade. A segunda é In The Night - faixa que intitula o cd - e a ordem aqui é ser tão veloz quanto possível, tanto que este pesado power metal é vociferado com muita empolgação por Nick Night, e tenha certeza, o impacto será ainda maior nas execuções ao vivo, pois a música claramente solicita a participação dos fãs.

    Band Your Head - quer título melhor para a vibrante terceira faixa? Com andamento cheio de gritos agudos de Nick Night e com os solos cadenciados da dupla de guitarristas aliados aos ótimos backing vocals, que novamente clamam a participação dos fãs junto a banda, o Dream Evil exibe mais virtudes que comprovam porque In The Night é sim um grande disco. Depois em See The Light Ritchie Rainbow e Dannee Demon entram tomando conta com suas guitarras para que Nick Night cante os empolgantes versos desta cadenciada quarta música. Chamo sua atenção para o solo mais melódico que ganha mais peso no meio da música e destaco também a atuação do baterista Pat Power que esmaga seu kit.

    A faixa seguinte,  Electric, possui uma roupagem inicial mais diferenciada e transforma-se em um heavy metal rápido, com mais outra competente performance da banda. A coesão vista aqui é tamanha que seria injusto ressaltar a qualidade de apenas um membro do Dream Evil.

    Então com o baixo, a bateria e as guitarras bastante pesados, chegamos a Frostibite, a sexta de In The Night, e vale uma curiosidade, o título do cd está presente em vários versos das músicas deste trabalho - confirme prestando atenção nas letras. Mas, voltando a comentar Frostbite, atente seus ouvidos também para a aguçada virada de ritmos com muita melodia e harmonia, especialmente pela condução dos guitarristas, que a coloca entre as melhores.

    On The Wind apresenta outra puxada para o lado mais power, que é devidamente conduzida pelo Dream Evil, seja na rifflerama de Ritchie Rainbow e Dannee Demon ou nos vocais de Nick Night, e ao ouvi-la percebi que será outra que funcionará perfeitamente ao vivo. The Ballad, - assim como o título já entrega - é uma balada no piano cantada com muito feeling por Nick Night e recebe também a participação da Orquestra Filarmônica de Camden e do coral feminino de Soho, contribuições que a elevam aos pontos mais fortes deste disco, tanto que a vontade que fica após a primeira audição é de sair cantando junto.

    In The Fires Of The Sun retoma o peso e a velocidade do mais puro power metal com as guitarras soladas do jeito que são esperadas, porém, com muita técnica, aliás vale o comentário: note a ótima base o baixista Peter Pain e o baterista Pat Power fazem aqui. Em seguida o Dream Evil está mais pesado, e mantém esse clima matador mesmo com Nick Night cantando com muita melodia a décima Mean Machine, cujo refrão, além de ser de fácil assimilação parece um chamado ao combate e agradará quando for executado ao vivo.

    Com o Dream Evil não tem jeito: é música empolgante em cima de música empolgante!!! E Kill, Burn, Be Evil desperta a vontade de cerrar os punhos e ficar com o braço estendido para o alto cantando e agitando junto com a banda. The Unchosen One foi a escolhida para encerrar este grandioso álbum, e em linhas mais cadenciadas os suecos apresentam exatamente o que esperamos de uma banda de power metal: emoção.

    Para resumir, posso dizer que In The Night é um álbum acima da média, e será uma injustiça muito grande com você mesmo, caso não inclua este lançamento da Shinigami Records em sua coleção. Longa vida ao Dream Evil, banda que teve seu nome extraído de uma canção do mestre Ronnie James Dio.
Nota: 9,5

Site: http://www.dreamevil.se e http://www.myspace.com/dreamevil

Por Fernando R. R. Júnior
Junho/2010

Voltar para Resenhas