Edenbridge - The Great Momentum
 9 Faixas - Shinigami Records - 2017

    Após mais de um ano concentrados e trabalhando no seu nono cd de estúdio, eis que os austríacos da cidade de Linz, que desde o ano de 1998 formam a banda de Symphonic Metal conhecida como Edenbridge lançaram The Great Momentum, álbum de nove canções que são definidas pelo guitarrista, baixista, pianista e tecladista Arne "Lanvall" Stockhammer da seguinte forma: "continuam o nosso estilo que é a nossa marca registrada, mas por outro lado, adiciona novas facetas ao nosso som. A música parece ser mais pesada do que no nosso antecessor The Bonding e as partes da orquestra e coros são ainda mais concisas e bombásticas do que no passado!"

    As gravações de The Great Momentum foram longas, até por conta de toda a sua complexidade instrumental, que realmente notamos cada linha lírica, voz, instrumental, enfim, a própria vocalista Sabine Eldelsbacher atesta: "Leva bastante tempo criar uma produção tão sofisticada e Edenbridge significa qualidade e não quantidade!".

    A maior parte foi gravada no Fairpoint Station Studio na Áustria por Arne "Lanvall" Stockhammer, sendo apenas a bateria registrada no Home Studio por Frank Pitters acompanhado de Arne "Lanvall" Stockhammer e todas as partes orquestradas com a importante participação da Junge Philarmonie Freistadt ( orquestra austríaca ) gravadas no Studio Weinberg por Matthias Kronsteiner, que trabalhou também junto com o Arne "Lanvall" Stockhammer. A mixagem é de Karl Groon do Thresold e foi realizada no The Thin Ice Studio na Inglaterra, sendo ele o mesmo produtor e o estúdio escolhido de seu predecessor, o citado álbum The Bonding de 2013.

    E assim como nos discos anteriores, o Edenbridge escolheu uma linda capa, que mostra uma deusa petrificada meditando e as luzes estourando em todo o seu ser é do artista Anthony Clarkson e do novo baterista Johannes Jungreithmeier ( que ficou responsável pelo layout do cd e com a missão de substituir o Max Pointner, agora um ex-Edenbridge ). A mixagem é do mago finlandês Mikka Jussila em seu Finnvox Studio. E além dos citados, completa a formação do Edenbridge o guitarrista Dominik Sebastian.

    De início diferente aos álbuns de Symphonic Metal, por conta da percussão utilizada e um estilo mais Heavy Metal, Shiantara abre The Great Momentum com esplendor e no decorrer desta primeira faixa, basicamente após os encantadores vocais de Sabine Edelsbacher entrarem em cena, o seu lado mais sinfônico aflora para nos envolver com excelentes melodias, que ficam mais grandiosas e produzem mais satisfação ao ouví-la.

    Aos dedilhados de violão, que são comandados Arne "Lanvall" Stockhammer e seguidos por solos de guitarra executados por Dominik Sebastian na pomposa The Die Is Not Cast, a segunda do cd e apresenta um cativante andamento, além de um refrão que ficará na memória pelo jeito sincero que é cantada. Entretanto, se atente para as variações que o Edenbridge colocou nesta música e sinta seus diversos sabores, entre eles, o Progressivo com Alexander Koller nos backing vocals.

    The Moment Is Now é um Symphonic Metal mais tradicional feito com precisão pela banda e delicioso de se ouvir, pois, o peso, o andamento, os vocais e suas melodias instrumentais foram criadas e conduzidas de forma brilhante pelo quarteto austríaco conquistando o ouvinte logo na sua primeira execução, especialmente, no trecho onde apenas a voz de Sabine Edelsbacher aparece entre os dedilhados.

    Para Until The End Of Time, somos expostos a um belo solo de guitarra junto a uma harmonia de piano que traz a atraente voz de Sabine Edelsbacher dividindo seus versos com o convidado Erik Martenesson ( do Eclipse, W.E.T., Nordic Union ) cantando com uma bela leveza esta balada animadora que atravessa crescentes onde apreciaremos imediatamente e termina passando muita emoção. Com o Heavy de volta temos a The Visitor, onde todo o feeling da vocalista é exibido entre uma linhagem instrumental muito rica, que produz mais eletricidade em suas coros e orquestrações, que conduzem à um reluzente solo de guitarra e a um final belíssimo.

    Com texturas orientais em seus primeiros instantes e com um ritmo bastante pulsante nos solos de Arne "Lanvall" Stockhammer e Dominik Sebastian nas guitarras, Return To Grace é a mais Heavy Metal de The Great Momentum. Entretanto, seu estilo positivo e seus vocais te conectam ainda mais à sua audição, talvez por conta dos seus flertes com o Metal Melódico, onde mais uma vez, os vocais são exuberantes e ao mesmo tempo afetuosos, mesmo em suas partes mais pesadas. De princípio no piano e vocais exibindo uma simplicidade imensa, Only Whiff Of Life mostra Sabine Edelsbacher cantando de forma emocionante e literalmente nos enfeitiçando com sua esbelta e poderosa voz nesta balada mais melancólica do Edenbridge.

    Na penúltima ( mas... já? ) de The Great Momentum, os austríacos nos apresentam à excelente A Turnaround In Air, que começa mais leve e a maneira que seus minutos passam... ela se torna ainda melhor, seja pela tonificante voz de Sabine Edelsbacher ou por sua impactante condução instrumental feita pelos outros três membros da banda, onde destaco os solos de guitarra devidamente melódicos feitos por Arne "Lanvall" Stockhammer e Dominik Sebastian e também as suas modificações mais acústicas próximo ao seu final, enfim, nesta evidencio a dedicação de cada um deles.

  No encerramento de The Great Momentum, o Edenbridge escolheu a longa The Greatest Gift Of All, que começa mais serena aos sempre esmeros vocais de Sabine Edelsbacher e aos dedilhados no violão de Arne "Lanvall" Stockhammer para que receba em seguida suas fontes sinfônicas, que conferem mais grandeza à composição.

    Aliás, quando chegam os seus momentos onde notamos que a fusão realizada pela Orquestra Junge Philharmonie Freistadt  ocorre com as melodias épicas e aos vocais em coro nesta formidável composição do Edenbridge somos conduzidos para sentirmos aquela aura cinematográfica de diversos motivadores sabores, que assim como as demais faixas recomendo acompanhar sua letra. Enfim, alcançaram a simetria perfeita entre coros, orquestrações, solos de guitarras melódicos e as vocalizações amáveis de Sabine Edelsbacher.

    Mais uma vez, o Edenbridge nos convida para deliciar com um de seus emblemáticos, suntuosos e caprichosos álbuns, que são tão gostosos de ouvir que os mais de 50 minutos The Great Momentum parecem que passaram num piscar de olhos. Impressionante como a aura de paz está implícita neste disco o tempo todo e como as músicas passam uma tranquilidade enorme. Enfim, meu caro leitor(a), se estava curioso(a) para saber o que o Edenbridge estava planejando para este The Great Momentum, então, não perca tempo e coloque o cd para rolar, sinta o prazer de sua audição e saiba que está diante de um dos melhores álbuns de Symphonic Metal do ano.
Nota: 9,5.

Sites: http://www.edenbridge.org/, https://www.facebook.com/EdenbridgeOfficial/ e
https://www.youtube.com/user/edenbridgeofficial.

Por Fernando R. R. Júnior
Julho/2017

Voltar para Resenhas