Eden´s Curse
15 faixas - Dynamo Records - 2007

    Olhando a bonita capa deste primeiro e autointitulado cd dos ingleses do Eden´s Curse, a sensação é que estamos diante de mais um trabalho de uma banda que investe no Gothic Metal com vocais femininos ( em tempo, nada contra bandas assim ), mas aí está a maior surpresa do quinteto, o que ouvimos aqui é o bom e velho Hard Rock; neste caso praticado de uma forma que me lembrou dos suecos do Europe e também dos norte-americanos do Stryper e do Def Leppard. A formação do Eden´s Curse é a seguinte: Michael Eden nos vocais, Thorsten Koehne na guitarra, Ferdy Doernberg nos teclados, Paul Logue no baixo e Pete Newdeck na bateria e a produção, mixagem e masterização deste primeiro álbum ficou a cargo do genial Dennis Ward ( Angra, Shaman, entre outros ).

    Um som divertido, animado, com lindas harmonias e a essência do Hard Rock é o que vamos encontrar nas 15 faixas deste lançamento da Dynamo Records. A faixa de introdução deste cd é Book Of Life no estilo gregoriano e tem a participação do frei Readman e do coral de monges de Muggensturm, o clima proposto em uma bela melodia nos leva a Judgement Day, onde de fato inicia-se o ótimo Hard Rock do Eden´s Curse com ênfase nos bons vocais de Michael Eden e na guitarra de Thorsten Koehne. Com uma bela harmonia temos Eyes Of The World onde a atuação da banda é sincronizada e a música ecoa facilmente na cabeça pela simplicidade que é tocada, especialmente o refrão. Stronger Than The Flame é a faixa mais bonita até aqui, seja pelo Hard Rockão capitaneado pela guitarra de Thorsten ou pela lembrança do grande Whitesnake que a música causa.

    Um bom disco de Hard Rock não seria bom o bastante se não tivesse uma balada, e é isso que The Voice Inside é, uma balada apoiada pelos teclados Ferdy Doernberg e também pelos longos riffs de guitarra aliados a uma letra de fácil assimilação na emocionante voz rouca de Michael Eden. Depois de uma balada nada melhor que energizar o som de novo e After The Love Is Gone é exatamente isso, um Hard com vocais em coro em meio a uma participação marcante da guitarra. Além de mostrar influências de Heavy Metal Melódico a la Stratovarius em Fly Away, temos também um excelente trabalho na bateria de Pete Newdeck e nos teclados de Ferdy Doernberg, com destaque novamente para o ótimo refrão e os solos conjuntos de teclados e guitarra.

    What Are You Waiting For, música que conta com a participação do lendário Doogie White ( nos vocais, ex-Yngwie Malmsteen e ex-Rainbow ) em uma excelente melodia que transforma esta em uma das melhores do cd. O competente baixista Paul Logue, que por todo o disco realiza um importante, mas discreto trabalho, na faixa que intitula a banda, Eden´s Curse, exibe mais detalhadamente o seu talento e quando é somado aos bons timbres de Michael Eden , o resultado não poderia ser outro a não ser uma exuberante canção. Eletrificando tudo e com a guitarra "roubando a cena" temos Don´t Bring Me Down - a mais Heavy Metal das canções do Eden´s Curse e que lembra o Saxon. Com melodias que caminham pela linha seguida pelo Stryper, Heaven Touch Me garante um virtuoso solo de guitarra e mais uma sessão de versos que cravam seu lugar na memória.

    The Bruce exibe uma linha épica que traz à tona Fallen King no melhor estilo de trilha de filme, esta décima terceira faixa apresenta vocais em coro, a guitarra maravilhosamente solada e a marca registrada da banda: o ótimo refrão - sem dúvidas uma das melhores deste cd. Encerrando temos o cover do Eden´s Curse para We All Die Young, música com andamento envolvente extraída da trilha sonora do filme Rock Star ( que conta a vida de Tim ´Ripper´ Owens no Judas Priest ). E a versão brasileira tem um bônus: a versão demo de Judgement Day, onde chamo sua atenção para que se perceba como a versão final é diferente ( teria sido o dedo do produtor Dennis em ação ou apenas uma curiosidade para os fãs? ).

    O Eden´s Curse já pode figurar entre as melhores surpresas do Hard Rock de 2007, e isso é muito bom em tempos que os grandes heróis do Hard Rock estão de volta. Quem é fã do estilo e do bom Rock´n´Roll deve conhecer este trabalho o quanto antes, pois o Eden´s Curse manterá o legado em alta e o levará para as novas gerações.

Site: www.edenscurse.com e www.myspace.com/edenscurse

Por Fernando R. R. Júnior

Voltar para Resenhas