Enthroned - Pentagrammaton
11 faixas - Shinigami Records

    Os belgas do Enthtorned lançaram em 2010 o álbum Pentagrammaton, gravado em novembro de 2009 no Blackout Multimedia Studio em Bruxelas  com produção da própria banda, o seu décimo registro desde seu inicio em 1993, o segundo de Nornagest nos vocais após a saída do baixista e vocalista Sabathan ( substituído no baixo por Phorgath, que também assina a mixagem e masterização do cd ). Assim, a atual formação do Enthroned é a seguinte: Nornagest ( vocais e guitarra ), Neraath ( guitarra ), Phorgath ( baixo ) e Garghuf ( bateria ) e a horda realizou neste opus onze sons do mais obscuro Black Metal Tradicional.  

    A faixa instrumental In Missi Solemnibvs literalmente apaga a luz e traz os ares macabros e escuros que são propostos pelo Enthroned neste Pentagrammaton, aliás, esta faixa serve de introdução para The Vitalized Shell entrar em cena com solos de guitarras que são acompanhados pelos furiosos guturais de Nornagest, e juntos, essa combinação de guitarras apavorantes com os vocais extremos trazem o clima infernal que o quarteto desejou nos passar. Sem que se perceba, devido ao grau pesadíssimo do Black Metal do Enthroned estamos na terceira faixa Rion Riorrim, que além dos solos rápidos e impetuosos nas guitarras encontramos também trechos distorcidos e mais cadenciados com o baterista Garghuf 'botando para quebrar' em seu kit. Ornament Of Grace possui os guturais de Nornagest em níveis elevadíssimos que são proferidos em uma base instrumental dotada de muita violência.

    Mais rápida e brutal que as anteriores temos Magnvs Princeps Leopardi, e aqui o Enthroned aplicou severas viradas para trechos mais cadenciados onde os maiores destaques vão para o baterista Garghuf e os velozes solos de guitarras que temos no final da música. Pentagrammation é iniciada com distorções longas na guitarra com um fundo muito sinistro, que dá lugar os pesados repiques instrumentais que ganham sua dose de velocidade assim que Nornagest começar a bradar seus guturais em mais um insano Black Metal.

    Nehas´t entra com um ótimo solo de guitarra em seu início até receber a brutalidade sonora que é intrínseca em Pentagrammaton. O nome da seguinte entrega o grau de selvageria caótica que temos nesta oitava faixa, pois The Essential Chaos é sem sombra de dúvidas um dos momentos mais bestiais do disco.

    A sombria Ad Te Clamamvs Exsvles Mortva Liberi é uma curta canção instrumental que introduz Unconscious Minds, dotada de evoluções bem contagiantes do baterista Garghuf e também de riffs envolventes nas guitarras que se repetem bastante assim que Nornagest solta seus blasfemos vocais nos quase nove infernais minutos desta faixa. Encerrando Pentagrammaton temos Behemiron que é uma pancadaria monstruosa, rápida e furiosa com guitarras, bateria, baixo e vocais guturais atuando juntos como se fossem uma única unidade nervosa.

    Para quem é acostumado com hordas que costumam produzir seus cd´s com elementos teatrais, obscuros como Dimmu Borgir e Cradle Of Filth, mas cheios de técnica, este lançamento da Shinigami Records no Brasil é altamente recomendado, pois o Enthroned soube mergulhar na fonte norueguesa do Black Metal e agregá-la de forma a fazer os fãs de metal extremo baterem a cabeça com satisfação.
Nota: 8,5.

Site: www.enthroned.be e www.myspace.com/enthronedhorde

Por Fernando R. R. Júnior
Junho/2011

Voltar para Resenhas