Eric Clapton Me and Mr. Johnson

    Um bom bluesman como Eric Clapton é como um bourbon quanto mais passa o tempo melhor fica. Neste disco Me and Mr. Johnson uma homenagem que Eric Clapton, que já foi chamado de Deus da guitarra durante os anos 60 em pichações na Inglaterra, presta uma grande homenagem ao avô do Rock Robert Johnson.

    Robert Johnson é uma lenda imortal do blues e morreu em 1938, aparentemente por envenamento de um marido ciumento. Johnson nos deixou 41 gravações das quais neste álbum tributo de Eric Clapton temos 14 delas. Vale lembrar que essa morte prematura de Robert Johnson é por causa de um pacto com o diabo ( será verdade? ). Clapton é fã declarado do bluesman e é acompanhado em Me and Mr. Johnson por Andy Fairweather Low guitarra, Doyle Bramhall 2º guitarra, Billy Preston teclado, Jerry Portnoy gaita, Nathan East baixo e Steve Gadd bateria.

 "Depois de todos esses anos, a música dele é como se fosse meu amigo mais antigo, sempre na parte de trás da minha cabeça e no horizonte. É a melhor música que eu já ouvi. Sempre confiei na pureza dela e sempre vou confiar. Até que eu ouvisse sua música, tudo que eu tinha ouvido, parecia que estava enfeitado para ficar na vitrine de uma loja, em algum lugar. Quando eu o ouvi pela primeira vez, era como se ele estivesse cantando só para ele mesmo e, de vez em quando, para Deus. De cara, aquilo me amedrontou por sua intensidade e eu só conseguia ouvir em pequenas doses. Mais tarde, eu conseguiria força e ouviria em maior quantidade, mas eu nunca pude escapar daquilo, na verdade e, no fim, a música dele me deixou mal-acostumado para sempre",  diz Clapton em um comunicado oficial em que fala sobre o disco.

 Os blues tocados neste cd estão reformulados com muito mais gaita, slide e é claro muita guitarra, que está excepcionalmente bem tocada com o toque fenomenal de Eric Clapton

Comentando as faixas:
1 - Little Queen of Spades - de abertura um blues lento com órgão e solos maravilhosos.
2 - When You Got A Good Friend - com solos e gaita rasgada durante a música.
3 - The´re Red Hot - um blues rock de primeira ( é amigos foi Johnson quem criou muito do que influenciou muitas gerações de bandas de rock ).
4 - Me And The Devil Blues - um blues lento e com espetacular gaita de Jerry Portnoy, ouça e confira. 
5 - Travelling Riverside Blues - bem diferente da versão do Led Zeppelin que é mais pesada, mas nesta versão o que  temos outro blues rasgado. 
6 - Last Fair Deal Gone Down - outra canção mais blues rock e com um piano marcante. 
7 - Stop Breaking Down Blues - e a voz de Eric Clapton está melhor ainda.
8 - Mikcow´s Calf Blues - com forte marcação de bateria e toques de guitarra mais pesados.
9 - Kind Hearted Woman Blues - outro blues lento que nos toca a alma.
10 - Come On In My Kitchen - bluesão com muita gaita e piano. 
11 - If I Had Possession Over Judge - uma das melhores ( se é que posso considerar desta forma, afinal são todas clássicas ) deste disco, com um punch inigualável e a gaita incansável. 
12 - Love In Vain - em tempo: esta canção foi regravada pelos Rolling Stones nos anos 60 e nesta versão está mais "crua".
13 - 32-20 Blues - um belo blues rock com muito piano.
14 - Hell Hound On My Trail - para finalizar um blues lento que dá aquela vontade de ouvir tudo de novo.

    E Clapton um senhor de 59 anos que já enfrentou crises pesadas por drogas e álcool, perda do filho e de grandes amigos como Stevie Ray Vaughan, mostra que o tempo não passa para ele, afinal quase recentemente, lançou o excelente disco Riding With The King com B. B. King outro monstro sagrado do blues.

    Me and Mr. Johnson, um discaço, já está nas lojas desde 23 de março e como temos um mestre homenageando o outro, será item para qualquer amante do rock´n´roll. Até arrisco dizer que o espírito de Robert Johnson incorporou ao de Eric Clapton e o fez tocar com perfeição essas 14 faixas.


Por Fernando R. R. Júnior

Voltar para Resenhas