Exodus - Fabulous Disaster
14 faixas - Shinigami Records - 2011

    Além de grandes lançamentos das atuais bandas de Thrash, Death, Black Metal e outros estilos pesados, a gravadora brasileira Shinigami Records investe também em relançamentos de clássicos do passado como é o caso deste Fabulous Disaster, o terceiro álbum de estúdio do Exodus, outro grande representante do Thrash Metal da Bay Area, e na época ( em 1989 ), quando o disco foi originalmente lançado a formação do Exodus era a seguinte: Steve "Zetro" Souza nos vocais, Rick Hunolt e Gary Holt nas guitarras, Rob McKillop no baixo e Tom Hunting na bateria. A gravação aconteceu no Alpha & Omega Recordings, em São Francisco Califórnia/EUA, por Marc Senesac e David Plank, já a mixagem teve o mesmo Marc Senesac junto com Gary Holt e Rick Hunolt no Different Fur Studios também em São Francisco e a masterização é de Bernie Grundman.

    Depois de algumas falas de Dov Christopher, o vocalista Steve "Zetro" Souza começa com a destruição de The Last Act Of Defiance em ritmo acelerado para bater a cabeça com vontade, devido à grande energia recebida pelas guitarras de Rick Hunolt e Gary Holt. A faixa título, Fabulous Disaster exibe um instrumental matador e avança com muita agressividade a cada verso pronunciado pelo vocalista em um andamento ora mais cadenciado, ora mais acelerado, de acordo com a pegada dos guitarristas sincronizadas com a bateria de Tom Hunting  e o baixo de Rob McKillop.

    Em seguida, um dos maiores clássicos do Exodus e do Thrash Metal com eletricidade de The Toxic Waltz, exibindo evoluções de riffs de guitarras que são cantadas à plena fúria por Steve "Zetro" Souza de forma envolvente e que cresce cada vez mais. Depois é a vez do cover do War para Low Rider, que nos mostra os repiques na bateria de Tom Hunting, que ganham mais peso assim que as guitarras aparecem, e de forma mais cadenciada, o Exodus conduz este som que é menos Thrash e mais Heavy Rock. Com sapos coaxando e uma linha puramente mais Blues é iniciada Cajun Hell ( com direito a participação de Dov Christopher na gaita ), e aqui, o quinteto aplicou o peso no decorrer da canção com muita competência. As guitarras, baixo, e bateria levam esta quarta faixa de Fabulous Disaster à uma variação excelente. Com toques sinistros e um coro fortificado, o peso de Like Father, Like Son aparece em um andamento mais cadenciado para Steve "Zetro" Souza vociferar com muito ímpeto esta ótima composição, que recebe uma mudança de muita de andamento de qualidade e provou o porque do Exodus, e em especial, do guitarrista Gary Holt, serem considerados um dos pilares do estilo.

    Em Corruption, o baterista Tom Hunting toca seus pratos com velocidade convida as guitarras para entrarem com solos que garantem o clima destruidor para os vocais de Steve "Zetro" Souza exibirem muita raiva a cada verso, de uma forma crua e muito agressiva. Sem pausar, temos mais outra porrada com Verbal Razors, que entra com poderosos solos de guitarras que trazem um ritmo veloz à esta oitava música de Fabulous Disaster, e percebe-se mesmo como que o Exodus é referência quando se fala de Thrash Metal ao ouvir este som.

    Open Seasion é do mesmo jeito frenético que a anterior, e posso acrescentar que é ainda mais pesada e rápida, para se transformar num 'thrashsão' demolidor mesmo, que é dotado de outra atuação de guitarras, baixo, bateria e vocais unidos e coesos com se fossem apenas uma única coisa.

    Com riffs mais longos e distorcidos, o Exodus mostrou sua ótima versão para Overdose do AC/DC, que encerra o álbum original, mas este relançamento é ainda melhor, pois estão inclusas quatro músicas bônus ao vivo, todas gravadas em São Francisco, Califórnia/EUA. Assim, temos as explosivas versões de Fabulous Disaster ( ainda mais rápida, violenta e pesada ), The Toxic Waltz ( uma metralhadora sonora que arrebenta com os pescoços dos fãs até hoje nos shows ), Cajun Hell ( com a parte instrumental melhor que na sua versão de estúdio ) e Corruption ( pesadíssima e encerra definitivamente Fabulous Disaster sem perder o pique ). A Shinigami Records mais uma vez ganha os parabéns por relançar um clássico desta magnitude no Brasil. E aí, vai ousar ficar sem uma sonzeira do melhor do Thash Metal oitentista em sua coleção?
Nota: 9,5.

Site: http://exodusattack.com/ e www.myspace.com/exodus

Por Fernando R. R. Júnior
Dezembro/2011

Voltar para Resenhas