EZoo - Feeding The Beast
12 Faixas - Shinigami Records - 2017

    O inglês Graham Bonnet que já foi vocalista do Rainbow de Ritchie Blackmore ( gravando, entre vários álbuns, os bem sucedidos Down To Earth e o No Parole From Rock'n'Roll do Alcatrazz, banda que lançou Steve Vai e Yngwie Malmsteen ) e o guitarrista italiano Dario Mollo, que já tocou com Glenn Hughes no Voodoo Hill e com Tony Martin ( ex-vocalista do Black Sabbath ) no The Cage; trabalharam juntos pela primeira vez em 2001 durante uma turnê, conforme nos conta o italiano: "Em 2001 recebi uma ligação de Don Airey, a quem conheço desde o início da minha carreira. Ele me convidou para participar de uma turnê inglesa com Graham Bonnet nos vocais e Harry James e Chris Childs da banda Thunder na bateria e no baixo [respectivamente]. Gostei tanto da turnê que em 2004 repetimos a experiência com Graham, organizando uma turnê europeia com uma nova banda que chamamos 'Electric Zoo'. Durante os ensaios da turnê gravamos três músicas do Rainbow".

    Assim com a química entre ambos funcionando perfeitamente, eles começaram a planejar um álbum, mas conciliar de suas agendas não estava sendo possível, o projeto demorou, mais que o esperado, conforme explica Dario Mollo: "Em 2007, eu decidi gravar um novo álbum com Graham e começamos a escrever material novo. Este processo levou bastante tempo porque eu estava muito ocupado com os meus projetos com Glenn Hughes ( Voodoo Hill ) e Tony Martin ( The Cage ) e Graham também estava ocupado. Mas, algum tempo atrás recebi um telefonema do manager de Graham dizendo que ele tinha ouvido algumas das demos e que seria um crime não lançar este incrível material. Então decidimos adicionar novas músicas e gravamos o álbum do agora renomeado EZoo com alguns dos membros da banda do Electric Zoo: Roberto Gualdi na bateria ( da lenda do Prog italiano Premiata Forneria Marconi ), Guido Block no baixo e backing vocals no cover do Rainbow e um novo tecladista e baixista ( Dario Patti ) para o resto do álbum".

    Desta maneira, finalmente em 2017 estes gabaritados e experientes músicos deram vida ao EZoo com o álbum Feeding The Beast, que foi gravado por Dario Mollo no Damage Inc. Studio os dez Hard Rocks dos melhores possíveis e dois covers, que foram lançados no Brasil neste cd da Shinigami Records, cuja capa exibe o logo do EZoo em um fundo preto, mais básico e adequado impossível.

   E é com os ótimos riffs de guitarra feitos por Dario Mollo, que trazem a marcante voz de Graham Bonnet, que Feeding The Beast é aberto com You Are Your Wallet, que resgata aquela atmosfera positiva e acessível dos anos 70, que sempre é devidamente contagiante. A instrumental The Flight Of The Sapini como seus poderosos solos de guitarra deixam claro o potencial de Dario Mollo e de certa forma tecem a ligação para o empolgante Hard Rock de C'est La Vie com seu estilo festivo, vocais fortes e vibrantes, bateria e baixo pulsantes, solos sempre técnicos e muito bem calcados no melhor que o estilo oferece, onde você curtirá bastante esta faixa logo em sua primeira audição. Em Guys From God, o EZoo apresenta uma canção de riffs encorpados e um pouco mais cadenciados, que enaltecem os vocais de Graham Bonnet e quando chega no refrão, que está em coro... meu amigo(a) é para os fãs do Van Halen apreciarem de imediato, pois, suas melodias são excelentes e atenção quando Dario Mollo sola sua guitarra... temos um momento exuberante, que se começar a perceber mais a fundo... sentiremos pitadas de Blues e um estilo deveras animador para até sair dançando.

    A faixa título, Feeding The Beast faz uma carga robusta em suas primeiras notas na bateria executadas por Roberto Gualdi e depois, eles adicionam linhas melódicas e solos mais viajantes, onde Graham Bonnet explora o potencial de sua voz com muito 'feeling' nos expondo a uma emblemática e variada composição, que é para abrir um sorriso e exclamar: "que sonzeira!!!" nesta que é a melhor do cd. Ahhh ia me esquecendo... a música tem onze minutos, mas é sensacional, envolvente e você vai querer ouvi-la novamente.

    Eyes Of The World, que os fãs do Rainbow já conhecem de outrora recebe uma releitura impactante com Graham Bonnet cantando seus versos com uma garra e naturalidade enormes em um ambiente pesado, cujos esbeltos solos de Dario Mollo são dotados de uma virtuosa digna do padrão criado por Ritchie Blackmore. Para Colder Than Cool, o EZoo exibe um Hard Rock mais rápido, cheio de adrenalina e com vocalizações robustas para cativar o ouvinte com facilidade, porém, a inversão que acontece é altamente interessante, com solos onde Dario Mollo produz uma eletricidade única, ouça e me fale.

    Too High To Be Falling é a oitava de Feeding The Beast e caminha por um ritmo mais vigoroso, próximo a um Heavy Metal, com um refrão puramente Hard Rock e dotado de muita melodia, cujo refrão é mais um que crava na memória e na hora dos solos, o guitarrista Dario Mollo usa sua habilidade brilhando muito no instrumento e exibe algumas surpresas. Com os motores ligados e uma 'rifflerama' expressiva Motorbike chega com vocalizações praticamente raivosas em um refrão que te conquistará logo de cara por contar com excelentes backings, além do mais bacana: a liberdade que percebe-se dada a Dario Mollo nos solos de guitarra e também na atuação do tecladista Dario Patti, que somados conferem uma harmonia única nesta música.

    Novamente relembrando do Rainbow, que gravou a música de Russ Ballard, a versão do hit Since Been Gone ficou deveras bonita, charmosa e saborosa de se ouvir com Graham Bonnet cantando com muito carisma cada verso. Em seguida, o EZoo nos colocada diante da atmosfera repleta de harmonia e vocais fortificados presentes em Don't Look Back, que agrada facilmente por ter sido forjada entre criativos solos de guitarra e também por conter os teclados de Dario Patti preenchendo os espaços desta sombria canção. No encerramento de Feeding The Beast temos a instrumental Coda, que é uma emocionante balada de solos e dedilhados feitos por Dario Mollo, que é até um tanto melancólica.

    Se considerarmos quando o Electric Zoo surgiu em 2004 como ponto de partida deste EZoo, ou mesmo em 2007 quando Dario Mollo começou a criar as músicas eletrizantes que estão em Feeding The Beast e o tempo que demoraram para serem disponibilizadas, só podemos concluir uma coisa: o EZoo foi um fato grandioso para o Hard Rock o tecladista do Deep Purple... o mestre Don Airey ter colocado esta dupla Graham Bonnet e Dario Mollo em contato, pois, olhe que magnífico resultado que a dupla alcançou.
Nota: 10,0.

Graham Bonnet:
Site Oficial: http://grahambonnetband.com/.
Facebook: https://www.facebook.com/grahambonnetmusic/.
Twitter: https://twitter.com/TheGrahamBonnet.
Instagram: https://www.instagram.com/bonnetofficial/.

Dario Mollo:
Site Oficial: http://www.dariomollo.com/.
Facebook: https://www.facebook.com/mollodario/.
Twitter: https://twitter.com/mollodario.
Instagram: https://www.instagram.com/dariomollo/.

Por Fernando R. R. Júnior
Janeiro/2018

Voltar para Resenhas