Forbidden - Forbidden Evil
12 Faixas - Shinigami Records - 2011

    O Forbidden é uma das mais tradicionais e importantes bandas do Thrash Metal mundial e teve sua origem na Bay Area de São Francisco em tempos que bandas como Testament, Vio-Lence, Metallica, mostravam ao mundo um som mais agressivo e rápido que o Heavy Metal dos anos 70. A formação em 1985 tinha Russ Anderson nos vocais, Craig Lociccero e Rob Flynn nas guitarras ( Rob está hoje no Machine Head ), John Tegio no baixo e o lendário Paul Bostaph na bateria ( depois tocou Slayer, Exodus e hoje é membro do Testament ).

    A formação responsável por este clássico do Thrash Metal relançado no Brasil pela Shinigami Records foi alterada apenas pela entrada de Glen Alvelais na guitarra e Matt Camacho no baixo. As gravações originais feitas por John Cuniberti aconteceram em 1988 no Alpha & Omega Recording, Studio 245 e Prairie Sun Recordings em São Francisco, Califórnia/EUA e a masterização foi de Chris Bellman no Bernie Grundman em Los Angeles, Califórnia/EUA.

    Chalice Of Blood abre o cd com aquele Thrash rápido embasado pelas guitarras e com a pegada forte na bateria que fez história e influenciou muitas pessoas nos anos 80, os vocais  de Russ Anderson estão agressivos como a música pede. Iniciada no baixo de Matt Camacho Off The Edge é um Thrashão cadenciado e mais sombrio que recebe sua dose de velocidade e também exibe muita cólera nos vocais de Russ Anderson, mas é na hora dos solos de guitarras que a dupla Craign Lociccero e Glen Alvelais produzem momentos que são para bangear com vontade. Em Through Eyes Of Glass, o Forbidden nos presentea com um solaço de guitarra logo de cara que se transforma numa sequencia de riffs matadores, que são amparados pelas evoluções ligeiras de Paul Bostaph. Esta terceira música transita com garra pelo Heavy Metal e possui vocalizações excelentes de Russ Anderson.

    Forbidden Evil, faixa título do cd e inicialmente também da banda que diminuiu o seu nome apenas para Forbidden, exibe um clima macabro que é rompido pela força das guitarras que evoluem para solos cada vez mais rápidos e destruidores em versos gritados com habilidade pelo vocalista lembrando o mestre Rob Halford, pela potência que seus vocais atingem. Com barulhos de passos rápidos e com Paul Bostaph disparando notas pesadas de suas baquetas a matadora March Or Die entra destroçando com tudo sem piedade, pois o Forbidden nos mostra o que é um Thrash Metal rápido, visceral e violento, que é para ouvir e entrar nas rodas de mosh pit com garra, tudo isso em atuações vigorosas dos músicos da banda. 

  Em Feel No Pain o quinteto da Bay Area praticamente teceu uma ligação com a anterior em sons de guitarras que avançam em outro mortal momento do cd cheio da artilharia sonora de baixo, guitarras e bateria disparando as ferozes notas para o vocalista terminar de realizar o seu implacável massacre sonoro.

    Começando pesada e avassaladora com solos de guitarras combinados com o peso cada vez maior da bateria devidamente fortificado pela fúria dos vocais, As Good As Dead não fornece descanso em nenhum dos seus minutos e chamo sua atenção caro leitor(a) para os matadores solos realizados pela dupla de guitarristas. Surpreendentemente Follow Me tem um inicio com dedilhados mais suaves que seguem por riffs mais pesados em uma evolução instrumental de muita competência até que Russ Anderson comece a cantar de forma muito sombria cada um dos seus versos. É difícil apontar em um disco que todas as músicas são boas, qual é a melhor, mas Follow Me é um Thrash Metal de dar inveja em muita gente.

 

    Ficou curioso para saber como o Forbidden soa ao vivo? Bem, neste relançamento foram incluídas quatro músicas da Live Evil Tour de 1988, gravadas no Trocadelo, Philadelphia, dia 23 de outubro de 1988, sendo elas: "Feel No Pain", "As Good As Dead", "Through Eyes Of Glass" e "Chalice Of Blood" que nos dão a certeza que a pegada da banda ao vivo é ainda melhor, mais forte, com mais técnica e é um som para fazer os headbangers sacudirem seus pescoços mesmo, com impeto. Forbidden Evil não é um álbum que eu recomendo você ter apenas porque é uma aula de Thrash Metal, é um álbum que você tem obrigação de ter em sua coleção, pois se trata de um verdadeiro clássico do Thrash Metal e sinceramente um dos melhores álbuns que ouvi em 2011.
Nota: 10.

Site: http://www.myspace.com/forbiddenofficial.

Por Fernando R. R. Júnior
Outubro/2011

Voltar para Resenhas