Gamma Ray - Heading For The East - Anniversary Edition
CD Duplo - 12 Faixas - Shinigami Records - 2016

    E a festa dos 25 anos do Gamma Ray continua sendo que agora vamos comentar do álbum Heading For The East Anniversary Edition, que foi lançado originalmente em dezembro de 1990, apenas em VHS e anos mais tarde em DVD. Este álbum surgiu após um convite para quatro shows no Japão, terra que abraçou ( como faz com praticamente todas as bandas ) o Gamma Ray com dois shows "sold out" em Tóquio diante de 3.000 fãs ( os outros dois foram na cidades de Nagoya e Osaka ) gravados por Steve Payne e hoje remasterizado por Eike Freeze no Chamaleon Studios.

    O jovem Gamma Ray fez os japoneses ficarem de olhos arregalados era composto por Kai Hansen na guitarra e vocais, Dirk Schlächter na guitarra, Uwe Wessel no baixo, Ralf Scheepers nos vocais e Uil Kusch na bateria, além do convidado Joern Ellerbrock nos teclados. A capa original é de Nenni Heill e a nova repaginada por Hervé Monjeaud mostra uma banda de caveiras ( no estilo padrão do Gamma Ray ) simplesmente detonando no palco ( tal como o show que você irá ouvir, registrado no dia 11 de novembro de 1990 no Shibuya Kokaido Hall em Tóquio, que serviu para a divulgação do álbum Heading For Tomorrow, um sucesso de vendas desde a época ).

    Aplaudidos por uma empolgada plateia logo durante a faixa Intro, o Gamma Ray começa o show todo afiado com Lust For Life com Ralf Scheepers vocalizado com dinamismo em meio a uma base rápida e totalmente Power Metal dos demais, com destaque aos sempre eletrizantes riffs de guitarras. Com a plateia ganha, a animada Heaven Can Wait entra desfilando seu frescor em uma atuação como sempre campeã do quinteto germânico, que te desafio ouvir e não sair cantarolando seus versos. Antes da quarta Ralf Scheepers conversa rapidamente com os fãs e anuncia Space Eater, que ao vivo ganhou mais peso e agudos impressionantes do vocalista, além de muitas palmas da plateia no ritmo.

    A canção seguinte é quase uma exclusividade, pois, Free Time foi composta para o Tyran´Pace, ex-banda de Ralf Scheepers, mas registrada pelo Gamma Ray e é um Rock´n´Roll pulsante, ainda mais ao vivo, que contou com prolongamentos para que os japoneses participassem sempre que solicitados pelo vocalista naquela tradicional e sempre deliciosa interação banda e plateia. Com o baterista Uli Kusch segurando a vibração nos pratos para que fosse acompanhado nas palmas entre vários solos bem Rock´n´Roll, eles executam a Who Do You Think You Are? com todas a sua cativante melodia acelerada e com vocalizações divididas entre Ralf Scheepers e Kai Hansen, além de solos, muitos solos e todos melódicos como impõe o estilo ( por assim dizer ), que fecham brilhantemente o primeiro cd.

    Na sequencia do show e já no segundo cd, a emblemática The Silence destacando Joern Ellerbrock nos teclados, que convocam as palmas, enquanto Ralf Scheepers potencializa este hino com sua voz em outra atuação marcante do Gamma Ray com longos solos de Kai Hansen e Dirk Schlächeter, além de toda a sua grandiosidade que conhecemos em estúdio.

    Como não poderia faltar, ainda mais neste princípio de carreira do Gamma Ray, por conta de todo o sucesso que Kai Hansen atingiu com o Helloween, chegara a vez de brindarem aos japoneses com uma versão de um dos muitos sucessos de sua ex-banda ( cujo retorno para ela foi recentemente anunciado ) e a primeira a ser lembrada nesta noite de novembro de 1990 em Tóquio foi a Save Us com toda a sua imponência, que fizeram se tornar um clássico do Power Metal e o Gamma Ray injetou tanta adrenalina, que é para ficar de boca aberta.

     A explosiva I´m Want Out prosseguiu com seus vocais festivos para satisfazer quaisquer fãs do Helloween com seus eletrificados e puramente melódicos solos de guitarras tocados de formidavelmente por eles e a trinca de Helloween neste Heading For The East Anniversary Edition continua com o medley de Ride The Sky/Hold Your Ground, que te inspira a socar o ar durante sua audição, pois, ficou deveras primorosa. Retornando às composições próprias, a veloz Money desfila seu peso com a conhecida vibração de cada solo de guitarra, cada toque no baixo ou pancada na bateria, além daquela melodia única de vocais atingida pela banda. Aliás, Uwe Wessel realiza um solo de baixo sensacional nesta canção.

    Para encerrar este Heading For The East Anniversary Edition, nada melhor que a canção responsável pelo título do cd que levou o Gamma Ray ao Japão: Heading For Tomorrow em mais uma execução perfeita e deveras alongada com mais de vinte e três minutos, que contou com inserções mais progressivas e emocionantes nos solos de Kai Hansen e Dirk Schlächter amparados com brilho por Uwe Wessel em seu baixo e Uli Kusch em sua bateria.

    As elevações da música, os crescentes e a liberdade que este consistente line up do Gamma Ray tiveram nesta noite são um diferencial que às vezes falta para muitas bandas. Em suma, eis aqui a melhor versão de Heading For Tomorrow.

    Este Heading For The East Anniversary Edition lançado no Brasil pela Shinigami Records será classificado com um dos melhores shows registrados na história do Gamma Ray e assim como outros vários itens desta família de presentes dos 25 anos do Heavy Metal de Hamburgo, se torna um álbum imprescindível na sua coleção e tenho certeza que os japoneses presentes nestas duas noites em Tóquio foram embora plenamente satisfeitos com o show que assistiram do Gamma Ray, assim como eu me sinto em cada audição do álbum.
Nota: 10,0.

Sites: http://www.gammaray.org/ e https://www.facebook.com/gammarayofficial.

Por Fernando R. R. Júnior
Novembro/2016

Voltar para Resenhas