Gamma Ray - Heading For Tomorrow - Anniversary Edition
25 Faixas - CD Duplo - Shinigami Records - 2016

        Em 1988, o guitarrista e vocalista Kai Hansen decidiu sair do Helloween por problemas que perduraram por muito tempo, e sair da banda ícone do Power Metal que havia sacudido o mundo com os lendários álbuns Keepers The Seven Keys I e II certamente foi uma decisão difícil. Dois anos depois, com a estrutura inicial do Gamma Ray já montada e ao lado de Ralf Scheepers nos vocais, Uwe Wessel no baixo e Matthias Burchhardt na bateria, Kai Hansen lançou o disco Heading For Tomorrow ( em 1990 ), o primeiro de muitos trabalhos que ajudaram a edificar o Power Metal Germânico no planeta.

    25 anos depois, ele relançou o cd digitalizado e remasterizado com a ajuda de Eike Freese e Alex Dietz ( Heaven Shall Burn ), que trabalharam com Kai Hansen no Empire Of The Undead ( o último de estúdio do Gamma Ray ). Esta versão comemorativa é dupla, conta com as gravações originais, B-Sides, faixa até então exclusiva para o Japão, gravações ao vivo, demos digitalizadas das gravações originais, versões alternativas e até regravações recentes ao vivo e no estúdio... enfim, um verdadeiro presente para os fãs.

    A produção original foi de Kai Hansen com as gravações realizadas no Horus Sound Studio em Hannover na Alemanha entre setembro de 1989 a janeiro de 1990 e a mixagem foi do mestre Tommy Newton. A nova capa de Hervé Monjeaud é muito mais bonita que a original, pois, foram inclusos paisagens e aspectos dimensionais se entrelaçando entre a realidade e a ficção.

    Welcome e Lust For Life abrem o cd com o seu até hoje impactante estilo épico e também com os riffs rápidos da guitarra de Kai Hansen, que são vocalizados com muito feeling por Ralf Scheepers, que resultam na conhecida e aclamada linhagem Power Metal germânica. A festiva Heaven Can Wait é a segunda, conta com a participação de Tammo Vollmers ( do PLKRZ ) na bateria e deixa esclarecido porque se tornou um dos grandes hits da banda ao longo dos anos, que passa aquela vontade se cantar junto. Depois hora da cadenciada, experimental e cheia de voltagem Space Eater, que destaca os muitos solos de guitarra de Kai Hansen e os seus efeitos propositalmente inclusos para elevar o grau da música.

    Em seguida, outra que também foi divisora de águas: Money com seu contagiante ritmo rápido de baixo ( feito por Dirk Schlächter ), de bateria e de guitarra, além de vocais repletos da mais pura adrenalina, que fazem desta um clássico do Gamma Ray. Exalando ares de hino para se cantar junto, The Silence conta com Michael Gerlach no piano sendo outra marcante e histórica canção do cd e do universo Power Metal, para confirmar, basta reparar nas variações cheias de melodia que sempre impressionam.

    Hold Your Ground entra veloz e cativante moldando nosso prazer em ouvi-la mais uma vez na atuação sincronizada do Gamma Ray, com momentos de Heavy Metal que denotaram influências do Deep Purple e Iron Maiden em sua condução. A seguinte é Free Time, que também possui linhas cadenciadas e animadas com uma cara mais Hard Rock oitentista e devidamente dotada de vários solos de guitarras eletrificados, que estão aliados à um refrão que te convoca para cantar com o Gamma Ray e nesta versão de estúdio tivemos os backing vocals ( e solos de guitarra ) do renomado produtor Tommy Newton.

    A longa faixa título Heading For Tomorrow com sua linha mais heroica e significativamente melódica era a última das composições originais do cd, que conta com vocais em coro, solos que produzem um crescente efetivo na sua audição, além de alguns flertes mais progressivos em seu decorrer de teclados ligados nas guitarras, pois, além de belíssimos eles nos fazem viajar e isso tudo serve para demonstrar o poder de fogo de Kai Hansen para culminar em um Heavy Metal que transborda adrenalina me levando a exclamar: "uauuuu... que sonzeira!!!".

    Finalizado o tracklist original do cd Heading For Tomorrow, o Gamma Ray incluiu a sua brilhante versão para o clássico Look At Yourself do Uriah Heep, banda que se você não conhece... recomendo urgentemente correr atrás de seus discos. De agora para diante nesta edição comemorativa temos os brindes únicos e o primeiro deles é a Mr. Outlaw, faixa bônus para o Japão, que se trata de um Power Metal veloz e direto... daqueles que você curte instantaneamente e deseja sair cantando com Ralf Scheepers, além de manter o cérebro aberto para absorver os solos de Kai Hansen em sua Gibson.

    Em seguida temos duas músicas 'B-Sides' do EP Heaven Can Wait, primeiro a bela Sail On, que é dotada de melodias sensacionais em seu fascinante Heavy Metal vocalizado com muito carisma por Ralf Scheepers e depois, encerrando o primeiro cd Lonesome Stranger, que possui diálogos, ares viajantes, dedilhados e um andamento um tanto sombrio, Progressivo e até Western, por conta de suas passagens instrumentais nas guitarras e nos teclados.  

    No segundo cd temos logo de cara a emblemática Who Do You Think You Are com linhas rápidas, empolgadas e bem Rock´n´Roll, que trouxeram o baixista Dirk Schlächter na segunda guitarra e o então novo baterista Uli Kusch ao Gamma Ray, que inclusive também mostraram juntos a versão de Heaven Can Wait, que não chega se perceber as suas alterações no passar de seus minutos nestas faixas extraídas do EP Heaven Can Wait.

    Na sequencia deste Heading For Tomorrow - Anniversary Edition recebemos duas canções com Kai Hansen nos vocais, que comprovaram porque ele foi o principal vocalista da banda por tantos anos com as versões demo de Money e Sail On, que são uma verdadeira raridade e indicada aos mais fanáticos. A dupla ao vivo Heading For Tomorrow e Space Eater prosseguem o segundo cd enaltecendo a capacidade ao vivo do Gamma Ray e porque eles conquistaram tantos fãs nestes 25 anos, e estas duas canções foram retiradas da turnê japonesa de 1990, que certamente fez muitos arregalarem os olhos no show, pois, participaram bastante berrando muitos "hey... hey..." ao perceberem seus versos mais pesados.

    Outra que reaparece com Kai Hansen nos vocais é uma versão Demo de The Silence, que serviu também para fundamentar o seu talento e o exibir o motivo porque ele é sim uma das grandes vozes do Metal. A versão instrumental de Mr. Outlaw marca a sétima deste segundo cd e é bem interessante, embora, sempre pensamos na hora que os vocais chegarão ou então, nós mesmos já lembramos dos seus versos e até os cantarolamos. A sempre revigorante Heaven Can Wait também possui sua versão Demo com Kai Hansen nos vocais e ficou muito boa por sinal.

    Para a trinca final deste Heading For Tomorrow - Anniversary Edition temos duas versões em Karaokê para as faixas Heading For Tomorrow e Space Eater, além da versão Demo de Lonesome Stranger, sendo que nas duas primeiras não se percebem diferenças em relação às suas versões anteriores, só a falta de vocais mesmo... que foram intencionais para que o ouvinte possa cantar sua letra, afinal, são versões Karaokê. Pois bem, a última Lonesome Stranger chega com todo o seu estilo introspectivo nesta versão sem os vocais, só a parte instrumental destacando - como na que entrou no cd oficial - seus exuberantes e longos solos de guitarra de Kai Hansen.

    Heading For Tomorrow Anniversary Edition contém vários tesouros sonoros para os fãs do Gamma Ray, além de um encarte com muitas páginas com letras, comentários de Matthias Mineur, fotos da época, enfim, é um deleite aos fãs dos 25 anos da mais expressiva banda do Heavy Metal de Hamburgo com o selo de qualidade da Shinigami Records.
Nota: 10,0

Sites: http://www.gammaray.org/ e https://www.facebook.com/gammarayofficial.

Por Fernando R. R. Júnior
Agosto/2016

Voltar para Resenhas