Gamma Ray - Lust For Live - Anniversary Edition
12 Faixas - Shinigami Records - 2016

        Dentro da série de álbuns comemorativos dos 25 anos do Gamma Ray, que também estão sendo lançados no Brasil pela Shinigami Records, um dos mais emblemáticos talvez seja ao vivo Lust For Live Anniversary Edition, pois, nele Kai Hansen na guitarra, Ralf Scheepers nos vocais, Dirk Schlachter na guitarra, Jan Rubach no baixo e Thomas Nack subiram no palco do Hamburg Docks na Alemanha no dia 25 de setembro de 1993 para a gravação de um vídeo ( que saiu em VHS... sabem o que é isso caros leitores(as)??? ) e dispararam uma cativante atuação só conhecida para quem conheceu o vídeo e que agora pode ser apreciado em cd. Inclusive, este Lust For Live foi o último registro oficial de Ralf Scheepers nos vocais do Gamma Ray, sendo que ele deu lugar a Kai Hansen no posto e montou o Primal Fear.

    Lust For Live Anniversary Edition foi remixado por Eike Freese ( que trabalhou com o Deep Purple e o Dark Ages ) no Chamaleon Studios em Hamburgo na Alemanha em 2016 e além das letras, fotos da época e informações que tanto apreciamos, o cd conta com uma excelente capa, com o mascote do Gamma Ray literalmente destruindo tudo no palco em um desenho de Hervé Monjeaud.

    A Intro não poderia ser mais animada e a cara do Gamma Ray com o estilo circense que chama a então recente Tribute To The Past ( do Insanity And Genius de 1993 ) a plena potência e peso, que demonstram porque os alemães são tão cultuados até hoje, pois, podemos notar o alcance dos vocais do grandalhão Ralf Scheepers e também os solos de guitarras de Kai Hansen e Dirk Schlächter, que definiram o Power Metal Germânico. A eletricidade de No Return continua o show com velocidade e porque não dizer, com a adrenalina, que fica maior no seu contagiante refrão em mais uma do Insanity And Genius executada na sequencia. A explosiva apresentação no Docks continuou com a cadenciada Space Eater do debut Heading For Tomorrow de 1990, que transfere grandes doses de energia ao ouvinte em seus solos de guitarras, que em algumas partes resultam em palmas e vários "hey...hey..." dos fãs.

    Com a plateia nas mãos, Ralf Scheepers anuncia a Changes ( do Sign No More de 1991 ) com seu andamento mais devagar, de muito peso e uma vibração que te deixa conectado aos seus riffs de guitarras, além de te 'forçar' a berrar seu título instantaneamente. Metendo o pé no acelerador, o Gamma Ray mostrou aos fãs alemães naquele 25 de setembro de 1993 a nova Insanity And Genius e para nós hoje, o clássico título do cd, uma verdadeira 'dinamite sonora' acesa com cada 'rifflerama' da dupla Hansen/Schlächter e vocalizações desafiadoras de Ralf Scheepers, que meu amigo(a) vou te contar.

    Depois com o baterista Thomas Nack metralhando seu kit de bateria, chega a vez de outra detonante composição do Gamma Ray com a Last Before The Storm, outra do Insanity And Genius exibida nesta noite em Hamburgo com uma vitalidade única que te empolga rapidamente e faz sair cantando junto com eles. O hino Hear Me do então novo álbum foi trazido com um 'feeling' grandioso através dos vocais de Ralf Scheepers, onde foi possível perceber seu carisma nesta exuberante versão ao vivo, a canção que até hoje é um ponto alto dos shows do Gamma Ray e um divisor de águas pelo brilho que contém em suas diversas climatizações.

     Para relembrar de sua origem, Kai Hansen executou nesta noite um 'medley' do Helloween, que começou com o rojão de I´m Want Out, prosseguiu veloz com Future World e terminou espetacularmente com Ride The Sky, onde imagino aqui o sorriso e o deleite dos presentes, que certamente se inflamaram com esta trinca. E sabe quando o show chega a um ponto onde não para mais, pois, a voltagem da banda no palco está imensa? Então é isso que acontece em Future Madhouse ( também do Insanity And Genius ), que foi exibida com uma avalanche sônica à toda velocidade em uma impactante/fascinante versão repleta de solos sensacionais e um enorme vigor Power Metal espetacular.

    Aos aplausos e gritos de alegria Ralf Scheepers anuncia do Heading For Tomorrow o medley com Heading For Tomorrow, que fez os alemães na plateia literalmente estourarem de felicidade com esta épica canção, que contou com um significativo peso e que foi ligada nas notas mais baixista Jan Rubach em Dream Healer ( esta do Sing No More ) com seus longos e melodiosos solos de guitarras.

     Para terminar este show e também o cd Lust For Live Anniversary Edition temos o segundo bônus com a música do do Birth Control, que intitula a banda: Gamma Ray, dotada de toda aquela conhecida garra que sempre te deixa atento em sua audição, ainda mais quando é mostrada com tanto peso como nesta noite.

    Após várias audições cautelosas deste Lust For Live Anniversary Edition concordo com a afirmação de Kai Hansen: "Olhando para trás, há mais de 20 anos, você não pode deixar de sorrir. Éramos como coisas possuídas, tocando cada música ou muito rápido ou muito complicado ou ambos. Nós soamos como uma espécie de Tornado Metal. A banda era pura euforia naquela época" e acrescento: este tornado ao vivo é um disco que trará um grande prazer em curti-lo, além de ser indispensável aos fãs do Gamma Ray, que podem sentir com clareza como era banda no palco de sua cidade natal Hamburgo em seus primeiros anos por muitas vezes agora.
Nota: 10,0

Sites: http://www.gammaray.org/ e https://www.facebook.com/gammarayofficial.

Por Fernando R. R. Júnior
Novembro/2016

Voltar para Resenhas