|
|
No retorno para a base - localizada na cidade alemã de Hamburgo - junto ao produtor Tommy Newton foram dados os retoques finais a este hoje clássico do Power Metal mundial, que foi outro dos álbuns comemorativos dos 25 anos do Gamma Ray, que neste relançamento conta com vários bônus e raridades. As gravações foram realizadas no Karo Studios em Brackel na Alemanha entre maio e julho de 1991, a mixagem foi do citado produtor Tommy Newton ( responsável por álbuns do Helloween, Kamelot e Kreator ) e a remasterização é de Eike Freeze ( que tem cuidado dos últimos do Deep Purple e também do Dark Age e do Deadlock ) no Chamaelon Studios em 2015. Assim como a maioria de seus "irmãos", este Sigh No More Anniversary Edition é duplo e conta com um encarte recheado de coqueluches para os fãs com todas as letras, fotos da época e informações exclusivas que nós tanto apreciamos e sua capa ( muito mais bonita, que a original ) é de Herve Monjeaud ( que já desenhou para o Iron Savior, Silent Force e Iron Maiden ).
A primeira música é a Changes, que já entra com seu andamento de média velocidade enaltecendo os vocais de Ralf Scheepers e também uma avalanche de solos de Kai Hansen e Dirk Schlächter, que são para emocionar aos fãs. E o Power Metal rápido presente em Rich And Famous é a segunda, sendo que é impossível não se contagiar com sua penetrante melodia de guitarras e vocais ( cujos refrão é para crava facilmente na memória ). Para As Time Go By, o Gamma Ray manteve o seu Power Metal acelerado em voga destacando outra interpretação marcante de Ralf Scheepers em uma letra que recomendo olhar seus versos, que estão no encarte do cd. Com um vibrante solo de baixo na cortesia de Uwe Wessel, que apresenta o Heavy 'cavalgante' de ( We Won´t ) Stop The War chegamos na quarta faixa deste Sigh No More - Anniversary Edition, que te surpreende por todas as suas variações de andamento.
|
No encerramento do tracklist original de Sigh No More temos dois clássicos imortais do Gamma Ray: o primeiro é o hino Dream Healer, que foi criado para se cantar junto com a banda, viajar em sua 'rifflerama' e sentir suas pausas e mudanças de velocidade em letra recomendo ler. O segundo chama-se The Spirit com um estilo divertido, que foi muito bem trabalhado em cada parte pelos músicos e que passa uma energia positiva em sua audição. De agora em diante neste Sigh No More - Anniversary Edition temos os bônus especiais e para começar uma versão ao vivo de Sail On, com ênfase nos solos de guitarras, que saiu como faixa exclusiva no Japão e também ao vivo, a Changes, que demonstram o 'poder de fogo' do Gamma Ray nos palcos em seu princípio de carreira.
O segundo cd contém as canções que figuraram entre as raridades deste relançamento, pois, temos versões demos não disponíveis anteriormente, alternativas e ao vivo, sendo que a primeira foi extraída do show no Wacken Open Air de 2001, já com Kai Hansen no comando dos vocais da banda, que conferiu uma versão deveras mais pesada de One With The World, porém, sempre empolgante e melódica em grande atuação dos membros do Gamma Ray de então. A sequencia ao vivo prossegue com uma versão esplendorosa de Dream Healer exibida em Montreal no Canadá em 2006, onde novamente os vocais estão à cargo de Kai Hansen com toda a sua conhecida e carismática eficiência.
|
As últimas cinco faixas de Sigh No More Anniversary Edition também foram resgatadas de suas versões de pré-produção, só que com um detalhe em relação à estas duas anteriores: os vocais de Kai Hansen em "As Times Goes By", "( We Won´t ) Stop The War", "Dream Healer" e "Rich And Famous". Aliás, em alguns casos até pensamos que a versão que está aqui é melhor que a escolhida para o cd, pois, o fato de estarem mais 'brutas' e menos lapidadas em alguns pontos lhes garantem sua exclusividade e sua raridade, bem como um apelo maior a este álbum.
Mais uma vez, a Shinigami Records trouxe ao Brasil um singelo item aos fãs do Gamma Ray, que podem dissecar e saborear cada parte deste Sigh No More - Anniversary Edition e aos mais novos uma oportunidade de conferirem uma das pedras preciosas de um passado não muito distante e épico.
Nota: 9,5.Sites: http://www.gammaray.org/ e https://www.facebook.com/gammarayofficial.
Por Fernando R. R. Júnior
Dezembro/2016