Glenn Hughes - First Underground Nuclear Kitchen
Hellion Records - 10 faixas 2008

    O nome do novo trabalho de Glenn Hughes soa um pouco estranho, porém, o mito inglês nos proporciona uma nova amostragem de sua enorme técnica a serviço do rock desde os tempos de Trapeze, Deep Purple, e também na breve passagem pelo Black Sabbath. Neste novo trabalho solo, The Voice Of Rock - como Glenn é mais conhecido -  aliou-se a Chad Smith do Red Hot Chilli Peppers na bateria, Luis Maldonado na guitarra, Anders Olinder nos teclados e sendo acrescido com as participações de JJ Marsh e Ed Roth em algumas faixas ( guitarras e teclados respectivamente ).

    Iniciando com os belos efeitos de Crave, ouvimos um Glenn muito à vontade neste hard rock suingado que dá até vontade de dançar e detalhe, atente seus ouvidos os slaps que ele realiza em seu baixo, ressaltando a virtuose capacidade do músico inglês. Com a presença de metais, que trazem mais vida ao andamento da canção, temos justamente a faixa-título: First Underground Nuclear Kitchen e Chad Smith mostra ótimos repiques em sua bateria, enquanto isso Glenn canta impecavelmente exibindo muito feeling em sua voz, destacando-se a principal influência desta música e também do disco - o funk dos anos 70 ( atenção leitor(a): este é um exemplo de som de alto nível  e não é nem de longe aquele lixo carioca ).

    A balada Satellite traz ares mais calmos e viajantes para que possamos sentir toda a emoção que Glenn quer nos passar ao cantar, e também um solo profundo de guitarra feito por Luis Maldonado. Love Communion é mais rock´n´roll até aqui e possui fortes doses de funk e soul, para provar isso perceba como Glenn dá um tratamento cheio de emoção à música e sinta como isso marca o ouvinte, e detalhe, Love Communion possui trechos que lembram até um pouco de jazz.

    A quinta é We Shall Be Free e é candidata a uma das melhores do cd, veja por que: Chad Smith faz uma base ritmada na sua bateria e o guitarrista Luis Maldonado sola com bases que passam entre o blues e o  funk cheias de distorção e muito rock´n´roll; já Glenn Hughes canta com muita personalidade fazendo o que quer com suas cordas vocais exibindo grande sensibilidade e isso nos cativa naturalmente. A balada Imperfecton com suas ótimas melodias e arranjos, é a seguinte e meio a voz suave de Glenn, temos Luís Maldonado produzindo solos brilhantes em sua guitarra e trazendo um andamento quase progressivo à música. Never Say Never é um rock´n´roll dos bons possuindo um pouco de peso e dá para perceber novamente algumas influências de jazz.

      De volta ao funk´n´rock com We Go 2 War, afinal, se até no título do cd isso está subliminarmente impresso ( pois  First Underground Nuclear Kitchen ou simplesmente F.U.N.K. ), o que dirá em algumas faixas, mas isto não é nem de longe um problema e sim uma brilhante forma para que os fãs mais puristas do Deep Purple  - e que admiram a carreira solo de Glenn - conheçam um estilo de música diferenciado do hard rock tradicional. Bem nesta oitava faixa Glenn Hughes toca com muita técnica em seu baixo enquanto Luís Maldonado faz aquele belo wah-wah na guitarra.

    Oil and Water começa no violão e nos traz muita emoção e feeling; isso até a música ganhar um peso instigante e altos gritos de Glenn cantando uma letra sobre dependência de drogas. A alternação de trechos acústicos para eletrificados dão o clima de Oil And Water e caracterizam esta como uma das melhores do cd. Já Too Late To Save The World começa o som característico do órgão de igreja em uma letra consciente, pois assim como o título dá entender já é muito tarde para salvar o mundo e seu refrão pega na memória na primeira audição. Glenn Hughes conta com a participação de JJ Marsh na guitarra nesta faixa e quando entra com seu baixão ESP entra temos um rockão de primeira remetendo aos velhos tempos dos 70, e como o vocalista está totalmente solto alcançando timbres vocálicos extraordinários temos mais outro grande momento do cd. Encerrando este formidável trabalho temos a balada lenta e muito bonita Where There´s A Will. E também há neste disco uma faixa interativa com o ótimo e contagiante vídeo de Love Communion e links para o site oficial e o myspace de Glenn Hughes.   

    First Underground Nuclear Kitchen é dedicado a Mel Galley e Kevin DuBrow, dois dos grandes amigos de Glenn que infelizmente nos deixaram neste ano de 2008. Entre um hard rock aqui um rock´n´roll ali e algumas pitadas de jazz, este novo trabalho é calcado mesmo no funk, então meus caros leitores(as) sejam bem vindos à cozinha nuclear de Glenn Hughes neste lançamento da Hellion Records. Inclua este cd sem medo em sua coleção e depois me diga se adquiriu ou não um discão.

Site: www.glennhughes.com e www.myspace.com/glennhughes
Gravadora: www.hellion.com.br

Por Fernando R. R. Júnior

Voltar para Resenhas