Grand Magus - Sword Songs
 11 Faixas - Shinigami Records - 2016

    Os suecos do Grand Magus começaram suas atividades em 1996, quando atendiam pelo nome de Smack, que rapidamente foi modificado para o nome atual. O primeiro de seus ( até aqui ) oito álbuns de estúdio foi lançado em 2001, após duas demos e um split ao lado do Spiritual Beggars sendo que em todos os discos foram encontradas influências de Doom, Stoner e Heavy Metal, que à maneira que foram conquistando mais fãs, especialmente após os álbuns Iron Will ( 2008 ) e Hammer Of The North ( 2010 ) realizaram uma turnê conjunta com o Motörhead e também com a Doro, que ajudaram para que eles atingissem as primeiras posições dos rankings alemães.

    Assim, despertaram a atenção da gravadora Nuclear Blast, que disponibilizou os álbuns The Hunt ( 2012 ), Triumph And Power ( 2014 ) e este Sword Songs, cujas gravações de baixo, vocais e guitarras aconteceram com produção de Nico Elgstrand no Studio Supa em Estolcomo na Suécia. Somente os registros de bateria foram realizados por Roberto Laghi no Top Floor Studios em Gotemburgo, também na Suécia. Inclusive Roberto Laghi cuidou da mixagem de Sword Songs, que foi realizada no Majority Recordings na cidade de Gotemburgo. Já a masterização é do renomado Svante Forsbäck no Chatmakers em Helsinque na Finlândia. A capa mais épica, que mostra uma água com uma espada nas garras é de Anthony J. Roberts e traça uma ideia do que vamos ouvir do trio formado por Janne "JB" Christoffersson (ex-Spiritual Beggars, ex-Necronaut e ex-Cardinal Fang ) nos vocais e guitarra, Mats "Fox" Skinner ( ex-Bajen Death Cult ) no baixo e Ludwig Witt  ( Spiritual Beggars, ex-Sandalinas, ex-Shining, ex-Firebird ) na bateria, cujos detalhes serão explanados a seguir.

     Freja´s Choice abre o cd com toda a categoria em um Heavy Metal encorpado, cadenciado, melodioso e envolvente, onde somos expostos aos ótimos vocais de Janne "JB" Crhistofferson. Depois, o Power Trio prossegue com Varangian, que é possuidora de uma aura mais Power Metal e que é deveras cativante, seja nos vocais, nos solos de guitarra ou ainda no eficiente ritmo de baixo e bateria. Aliás, seu refrão vai direto para a memória e te instiga a cantar junto com o Grand Magus. Na terceira, o Grand Magus começa com dedilhados mais calmos, que se tornam a emocionante e rápida Forged In Iron Crowned In Steel, que é vigorosa, "puro sangue" Heavy Metal e que gosta-se instantaneamente de seus vocais e deseja-se cantar com eles através de suas evoluções instrumentais, enfim, ponto para os suecos, que demonstraram influências de Manowar nesta.

    De certa forma, o título que é Born For Battle ( Black Dog Of Broceliande ) entrega o que termos a seguir: uma canção de Heavy Metal cheia de energia sustentada nos solos de guitarra, onde o vocalista Janne "JB" Christoffersson canta com muita dedicação e nos conquista facilmente. Mais pesada, Master Of The Land entra com o baterista Ludwig Witt pavimentando o caminho para que a eletricidade metálica desta quinta canção de Sword Songs te infecte no decorrer de seus minutos com os solos melodiosos e vocais de Janne "JB" Christofferson.

    E o Grand Magus provou que não está para brincadeiras, pois em Last One To Fall dispara uma Power Metal Melódico excelente, que possui seus trechos rápidos, suas alterações impactantes e todo o 'feeling' necessário para cada vocalização, além é claro, de belíssimos solos de guitarra, que são altamente inspiradores para se cantar junto e socar o ar.

    Mantendo a adrenalina em alta graças um andamento fortificado, Frost And Fire continua Sword Songs novamente te convidando para cantar seus versos enquanto 'banguea' neste exuberante Heavy Metal. A instrumental Hugr com seus marcadores de tempo, seus efeitos de vento e seus dedilhados apresenta uma aura Folk ao disco para um momento de relaxamento com uma linda harmonia e bastante tranquilidade para que a emblemática Every Day There´s A Battle To Fight entre em cena com ares de hino em um ritmo mais cadenciado, cuja letra é muito animadora, onde tenho que destacar os seus vibrantes solos de guitarra e também o estilo que Janne "JB" Christoffersson cantou seus versos.

    Como bônus exclusivos da versão nacional da Shinigami Records deste Sword Songs temos In For The Kill, que é um Heavy Metal contagiante, especialmente por suas linhas de vocais, por seus riffs 'martelantes' de guitarra e por todas as batidas de Ludwig Witt em sua bateria.

    Para terminar o cd, o segundo bônus contou com Per Wiberg nos teclados Moog e Hammond enviando junto ao trio as notas e 'feitiços sonoros' do clássico Stormbringer do Deep Purple, que nesta versão do Grand Magus ficou, obviamente, mais Heavy Metal e com uma representativa qualidade além de ser uma excelente escolha.

    Em tempos que se questiona o futuro do Heavy Metal, a presença de um nome como o Grand Magus nos fornece uma resposta positiva que teremos sim ótimas bandas para continuarem segurando a espada, como podemos nos certificar ao ouvir este Sword Songs, que é a garantia de uma dezena canções forjadas no verdadeiro Heavy Metal como se deve, de forma que os adoradores de Manowar, Running Wild e Iron Maiden não se sentirão desamparados e poderão continuar sacudindo seus pescoços com prazer com punho ao alto.
Nota: 9,5.

Sites: www.grandmagus.com e www.facebook.com/grandmagusofficial.

Por Fernando R. R. Júnior
Novembro/2016

Voltar para Resenhas