Halsey - Badlands ( Deluxe Edition )
 16 Faixas - Astrazworks/Universal Music  - 2016

    A jovem cantora e compositora norte americana da cidade de Nova Jérsei chamada Ashley Nicolette Frangipane, porém, no mundo artístico é conhecida como Halsey, assinou em 2014 seu primeiro contrato com a gravadora Astralwerks e ainda neste ano lançou o EP Room 93, época que excursionou como atração de abertura para o The Kooks e do Imagine Dragons.

    Com a repercussão obtida, o debut não tardou a sair, recebeu o nome de Badlands e é conceitual, pois, se conecta no sentimento que a cantora estava ao compor suas músicas em uma metáfora para sua mente vazia e sozinha em uma pegada que mistura tonalidades de Indie, Pop e Synthpop na terra. Vale lembrar que Halsey se declara influenciada por Amy Winehouse. As gravações de Badlands foram realizadas em vários estúdios com a produção de Lido. Já a masterização é de Peter Lyman na Infrasonic Sound em Los Angeles na Califórnia nos Estados Unidos e a capa que mostra a cantora de cabelos azuis e uma roupa rosa é de Hilliker.

    Com um ruído de um tubo Castle abre o  Pop/Rock da cantora Halsey em uma atmosfera viajante e descompromissada, onde percebemos os seus bons vocais, que já cativam o ouvinte. Um tanto que intimista, a segunda do cd Hold Me Down mostra uma entrega maior dela em um ritmo Pop, que está um tanto que repetitivo e com influências mais voltadas ao Indie Rock. Em New Americana, a vocalista canta com muito 'feeling' este Pop, daqueles que são bastante infectantes, especialmente por conter ares voltados para um hino. Apresentando efeitos que fazem Drive se tornar uma canção distante e emocionada em uma atuação muito dedicada de Halsey, com a clara intenção de nos transportar para o mundo disto pico imaginado por ela, isso dura até que suas linhas mais Pop se efetivem em um formato diferente, mas, muito interessante. Na sequencia temos Hurricane, que é tocada como o padrão presente aqui neste Badlands em uma base Pop, onde seu maior destaque reside nos vocais compenetrados de Halsey em uma letra inspirada no livro The Wanderess de Roman Payne sobre um garoto que gosta de brincar com o sentimento das garotas e a vingança que foi aplicada nele.

    Depois, chega a vez de Roman Holiday, que não chega a diferir tanto das demais e seria uma canção típica e adequada para a trilha de seriados americanos de Sitcom, quando os personagens estão em um momento romântico. Sempre flertando com linhas que ora estão mais intimistas e viajantes e ora mais dançantes, Ghost marca a sétima de Badlands, que prossegue com Colors, canção possuidora de um estilo mais açucarado e que pode ser uma forte candidata a hit do cd, além de conter uma ótima letra de muitas metafóras. Colors Pt II ( uma das exclusividades desta 'Deluxe Edition' de Badlands ) entra como um prolongamento mais viajante da anterior, que ficou adequado ao estilo escolhido pela cantora neste cd. Embora o fio condutor seja voltado ao Pop dançante, Strange Love é razoavelmente cativante de se ouvir por conta da leveza aplicada pela vocalista, entretanto, sua letra é cheia de críticas, confira.

   Ainda neste tipo de orientação recebemos a Coming Down, que parece mais largada em sua audição, entretanto, o seu diferencial é o jeito suave que Halsey canta seus versos. A décima segunda de Badlands chama-se Hauting e pende mais para o lado Pop/Eletrônico sem acrescentar muita coisa, apenas a linda interpretação da garota de cabelos azuis. Consideravelmente mais introspectiva em seus dedilhados e em seus vocais, Gasoline mostra a cantora conduzindo a canção de um formato mais calmo as dedilhados, exceção feita para alguns pontos mais acalorados e dançantes em mais uma letra que nos fazem entender o porque do aviso "Parental Advisory Explicit Content" no cd.

    Halsey deve ser uma apreciadora de músicas intimistas, pois, em Control temos mais uma composição voltada para este caminho, mas, por trás de sua leveza ela emita suas metáforas religiosas. Chegando ao final do cd encontramos a Young God, notadamente viajante e com vocais que procuram trazer mais energia ( onde seus versos são sobre sexo, sentimento de imortalidade dos adolescentes e perda da virgindade - todos temas que não são politicamente corretos... ) e I Walk The Line, um cover do mestre Johnny Cash, que ficou significativamente melancólico e tenta se tornar animado em seu decorrer com a bela atuação de Halsey, que imprimiu seu estilo nesta canção.

    O que torna este Badlands desafiador em sua audição para um fã de Rock e suas ramificações reside no fato que Halsey não esconde sua admiração por linhas intimistas, introspectivas e até progressivas poderia arriscar aqui, entretanto, os apelos mais Pop dançantes que temos em todo o cd deixam cansativo para nós. Porém, se gosta de músicas que sejam neste estilo, saiba que Halsey realizou um ótimo trabalho e quem se interessar por sua sonoridade poderá conferir a cantora ao vivo no Lollapalooza 2016 no Brasil.
Nota: 7,0. 

Sites: http://iamhalsey.com/ e http://www.facebook.com/HalseyMusic/.

Por Fernando R. R. Júnior
Novembro/2016

Voltar para Resenhas