Extra: Hammerfall -  Chapter V: Unbent, Unbowed, Unbroken - 2005
Nuclear Blast/Laser Company/Rock Brigade Records - 10 Faixas

    Após o sucesso dos álbuns Crimson Thunder e o duplo ao vivo One Crimson Night que é um registro da última turnê a banda formada por: Joacim Cans - vocal, Oscar Dronjak e Stefan Elmgren - guitarras, Magnus Rosén - baixo e Anders Johansson - bateria lança em março de 2005 o seu quinto álbum de estúdio: Chapter V: Unbent, Unbowed, Unbroken e o sexto na carreira. 

    Composto por 10 faixas este novo trabalho do Hammerfall mostra porque a banda está entre as mais bem sucedidas na cena metálica mundial. E além das 10 novas composições, o disco conta também com o clip de Blood Bound.   

    O álbum abre com a faixa Secrets com um riff inicial que nos transporta para épocas medievais que segue em com o speed metal/power metal característico da banda. A voz de Joacim Cans está excelente. Esta faixa tem também partes  orquestradas e solos altamente melódicos.

    A segunda é Blood Bound e é mais cadenciada, com um refrão excelente que deve funcionar perfeitamente ao vivo e tenho certeza que deve agradar em cheio os fãs. Na terceira faixa Fury Of The Wild temos um ótimo solo inicial nas guitarras de Oscar Dronjak e Stefan Elmgren com gritos fortes de Joacim Cans em uma canção que conta com todos os clichês de um heavy metal melódico de primeira. Vale notar as paradas e retornos desta música que a deixa formidável.


    A quarta faixa deste álbum é a balada pesada Hammer Of Justice que mostra ótimos riffs e refrões cantados em coro com letras de fácil memorização. Seguida da balada Never, Ever temos um momentos acústico maravilhoso que deverá com certeza figurar nos shows da banda.

    A faixa seguinte Born To Rule tem vocais formidáveis, solos de guitarras no melhor heavy metal oitentista; é tudo que uma bela canção deve ter. The Templar Flame com seus vocais dobrados, refrões contagiantes e ótimos solos de hard rock, mais uma vez vemos outra bela canção do Hammerfall.

    Imperial a oitava faixa é um número instrumental somente no violão e segue em toques lindos, recomendo você ouvi-la mais de uma vez. Voltando a plugar as guitarras temos Take The Back que é mais speed metal, note isso prestando atenção nas guitarras que estão maravilhosas nesta faixa. 

     A última faixa do disco é a épica Knights of 21st Century que conta com a participação de Cronos do Venom que urra logo no começo e canta em outros. Está faixa é a mais longa do álbum e mostra alternância de solos cadenciados e pesados, outro ponto é  o contraste no dueto da voz Joacim e o " vozeirão " de Cronos que dá uma gama ótima a música. Com o passar de Knights of 21st Century temos uma inversão e de pesada e cadenciada para uma música rápida e melódica. E não posso esquecer de citar o ótimo trabalho na cozinha da banda feita por Mangus Rosen ( que se engasgou com amendoim no vôo para o Chile e quase morre!!! ) no baixo e Anders Johansson na bateria.     

    É amigos e amigas do Rock On Stage o martelo sueco está com uma pancada mais forte do que nunca, e quem teve a oportunidade de acompanhar os shows da Chapter V Tour no Brasil sabe do que estou falando. Infelizmente não estive presente desta vez, mas vou compensar ouvindo este álbum Chapter V: Unbent, Unbowed, Unbroken por várias e várias vezes. Tenho que dar os parabéns ao Hammerfall pelo excelente álbum e que venham os próximos capítulos.

Mais no site: www.hammerfall.net
Nuclear Blast/Laser Company/ Rock Brigade Records 
http://www.nuclearblast.com.br    
http://www.lasercompany.com.br   
http://www.rockbrigade.com.br

Por Fernando R. R. Júnior

Voltar para Resenhas