Hozier
13 Faixas - Island Records/Rubyworks/Universal Music - 2016

    O cantor e compositor irlandês Andrew Hozier-Byrne, ou simplesmente Hozier, da cidade de Bray do Condado de Wicklow em 2012 desistiu da Licenciatura em Música que estava cursando ainda no primeiro ano no Trinity College em Dublin para se concentrar nas gravações de seu primeiro single Take Me To Church em 2013 pela Universal Music. Pouco depois foi lançado EP From Eden em 2014, que junto ao estrondoso sucesso do single, abriram as portas para seu debut, que foi autointitulado e disponibilizado lá fora em 19 outubro de 2014 levando o músico - que transita pelo Blues, Indie, Rock, Soul e Folk - a se apresentar em diversos festivais e programas de televisão dos Estados Unidos.

    Além disso, ele já ganhou platina sêxtuplo na Irlanda, ouro na Nova Zelândia, Estados Unidos e Inglaterra pelas vendas alcançadas e foi vencedor de prêmios como Teen Choice Awards de 2015 e Grammy Awards de 2015, Billboard Music Awards pela música Take Me To Church. Já o álbum venceu o European Border Breakers Awards de 2015 e o VH1 Artist Of The Year em 12 de novembro de 2015.

    Gravado nas cidades irlandesas de Wicklon e Dublin no Cauldron Westland e no Excherquer Studios, respectivamente, sendo apenas a música Cherry Wine gravada em Greystones por Andrew Hozier-Byrne nos vocais, piano e sintetizador, Rory Doyle, Fiacha Kinder e André Antunes se alternando na bateria, Ken Rice no violino e violão. A produção é de Andrew Hozier-Burne e Rob Kirwan com mixagem de Andrew Scheps no Punkerpad West em Los Angeles/CA nos Estados Unidos e masterização de Stephen Marcussen no Marcussen Mastering. A capa que parece um quadro surrealista é em parceria de Raine com Andrew Hozier-Byrne.

    Aberto com a premiada Take Me To Church com toques mais melancólicos no piano que trazem os vocais de Hozier em um certo crescente de linhagem introspectiva e um tanto que espiritual, embora o tema de sua letra seja bem diferente disso. Para Angel Of Small Death & The Codeine Scene, o vocalista percorre um estilo mais distante, que conta com influências de Soul e é mais intimista, porém, ao seu decorrer percebe-se a percussão ficando mais animada até um pouco Rock´n´Roll, com direito a um ótimo solo de guitarra. Jackie And Wilson traz uma atmosfera mais largada, onde destaco os vocais de Andrew Hozier-Byrne junto à ótimas melodias, que te conquistam pelo ritmo simples e mais Pop desta canção possuidora de um ótimo refrão.

   Com ares de balada e com muito 'feeling' depositado em suas vocalizações, Someone New começa mais intimista e torna-se uma faixa gostosa de se ouvir, que conta com algumas variações em seu andamento que recomendo prestar atenção. Aos dedilhados que nos apresentam uma melodia de muita qualidade de vocais quase falados expressando um estilo quase que indígena, To Be Alone marca a quinta do cd e prossegue por uma sequencia marcante na percussão por ser repetitiva em linhas sempre viajantes.

    Em From Eden encontramos um ritmo positivo que vem alicerçar o estilo mais Soul escolhido pelo vocalista, que está calmo e passa por vários crescentes e pontos introspectivos, que destacam suas potentes variações de vocais. Mais suave em seus dedilhados no violão, a faixa seguinte, a In A Week exibe em uma linhagem Folk muito afeto a cada verso cantado por Andrew Hozier-Byrne, que recebe a cantora irlandesa Karen Cowley, que é possuidora de uma excelente voz e ao dividir os vocais com ele transforma esta sétima canção na mais emocionante do cd com uma serenidade marcante.

    Ainda passando muita delicadeza, mesmo aumentando a força de sua voz ao cantar em Sedated, Andrew Hozier-Byrne sabe como nos mostrar canções que são indicadas para ouvir tranquilamente em casa e inclusive de olhos fechados para se viajar em seu delicioso ritmo distante.

    Depois na lenta Work Song, o Hozier intensifica esse clima aliando sua percussão, voz e piano para elevar consideravelmente o nível de emoção que foi desejado nos passar. Novamente com dedilhados no violão e vocalizações emocionadas com a clara intenção de criar um grande ambiente introspectivo e significativamente sensibilizante, Like Real People Do é praticamente uma canção espiritual.

    E isso se aprofunda em It Will Come Back, porém, traçando alguns flertes com o Blues em um estilo mais envolvente em seus vocais e leves toques de guitarra, que atravessam momentos voltados ao Country, mas sempre com muita habilidade e leveza enaltecendo o vozeirão de Hozier.

    Com o piano e a bateria exibindo o caminho pacífico que permeia este cd, Foreigner´s God recebe vocais que em alguns momentos ficam mais fortes e que sempre te inspira a pegar seu encarte para conferir sua letra e, quem sabe, até cantá-la. No encerramento do cd temos uma versão ao vivo e acústica de Cherry Wine, que está tão intimista que já imaginamos Andrew Hozier-Byrne sozinho no palco sentado em um banquinho com o violão em punho e cantando seus versos de cabeça abaixada.

    Existe também uma versão especial deste lançamento da Universal Music no Brasil que traz um cd bônus com mais trezes canções variando entre algumas executadas ao vivo em 2015 durante a turnê americana do Hozier, além de outras registradas ao vivo na BBC e sobras de estúdio. Quem gosta de álbuns onde os vocais se destacam mais em uma linhagem equilibrada pacata executado com melodias de muitos toques no violão devidamente contagiantes e saborosos de ouvir o tempo todo caminhando pelo Folk, Blues, Soul, Rhythm & Blues e um pouco de Indie Rock... trate de se ligar neste jovem cantor irlandês, que pode ser apontado com um discípulo do também cantor irlandês Van Morrison, que mesmo assim soube abordar temas como religião, homofobia, opressão, política e o amor por sua garota.

    Em suma, o álbum é definido por Andrew Hozier-Byrne da seguinte forma: "é sobre a luta de um homem para encontrar sua própria identidade em uma cultura opressiva da igreja, em uma era fortemente influenciado pela Igreja Católica e um nacionalismo de quem ele só quer se libertar." Ficou curioso(a) caro leitor(a)? Então ouça o quanto antes.
Nota: 9,5.

Sites:  http://hozier.com/, https://twitter.com/hozier e https://www.facebook.com/hoziermusic/.

Por Fernando R. R. Júnior
Junho/2017

Voltar para Resenhas