Jake Bugg - On My One
 11 Faixas - Virgin/EMI Records - 2016

    O jovem cantor inglês Jake Edwin Kennedy de apenas 22 anos nascido em Nottingham, que é mais conhecido como Jake Bugg, ganhou este apelido ( Bugg ) de seu pai e começou a tocar guitarra com apenas 12 anos, época que compôs sua primeira canção, após assistir um episódio da série The Simpsons. Embora tenha sido matriculado no curso de tecnologia musical na cidade de Clifton e saído aos 16 anos sem se formar, ele continuou tocando músicas próprias influenciadas por nada menos que Eric Clapton, Layne Staley, Johnny Cash, The Beatles, Jimi Hendrix, The Everly Brothers e entre outros.

    Em 2011 Jake Bugg foi escolhido para se apresentar entre os "novos talentos" do Festival de Glastonbury aos 17 anos de idade e isso lhe rendeu um contrato com a Mercury Records, que lançou seu primeiro disco e a crítica o chamou de o novo "Bob Dylan", além de ser indicado para alcançar várias premiações ( entretanto, não chegou a vencê-las ). Antes deste On My One, que foi lançado em 2016, Jake Bugg ganhou disco de ouro na Inglaterra com o cd Shangri La ( de 2013 ) e disponibilizou também o EP Messed Up Kids ( de 2014 ). É são três álbuns antes dos 22 anos, o que já confere um respeito ao jovem inglês, que no Brasil se apresentou no Lollapalooza em 2014 e em mais três shows solo. Embora o Folk seja bastante presente em suas composições, o som de Jake Bugg flerta também com o Indie Rock, o Blues e até um pouco com o Country Rock.

    O título do cd On My One é uma contração da expressão local de Nottingham "Whadya leave me on my one for?" e significa "Porque você me deixa sozinho?" e deixa clara a intenção de Jake Bugg com este trabalho: ele escreveu e em muitas faixas tocou tudo sozinho, inclusive baixo e bateria. As gravações ocorreram em Los Angeles na Califórnia/EUA, Londres e Nottingham na Inglaterra, enquanto que produção é assinada por ele em parceria com Jacknife Lee ( que já trabalhou com o U2 e Kings Of Leon ). E a capa do cd multicolorida como uma pintura ficou bonita, mas simples.

    Aos dedilhados mais introspectivos no violão recebemos a voz mais grave de Jake Bugg na título On My One em uma letra bastante biográfica e emblemática, embora agora, o garoto pobre retratado está bastante rico e famoso. Depois com uma linhagem mais Pop/Eletrônica chega a vez de Gimme The Love, que apresenta muita percussão, um estilo mais largado e vocalizações um tanto que revoltadas onde percebemos uma presença mais forte de guitarra. Em seguida, Jake Bugg retoma os ares mais introspectivos/intimistas com um apelo emocional muito grande em sua voz para que Love, Hope and Misery nos traga uma melodia muito relaxante. Em The Love We´re Hoping For temos mais uma vez a dupla voz e violão entre ótimos arranjos criando uma atmosfera toda própria para que seus versos expressem o sentimento que o cantor desejou nos passar. O envolvente Country Rock/Folk de Put Out The Fire revela em seus toques no violão e na forma que Jake Bugg canta seus versos, algo que já estava reparando desde o início deste On My One: uma enorme influência do mestre Bob Dylan nas canções.

    Com ares mais distantes, muito feeling, porém, mais Pop e um andamento mais romântico, Never Wanna Dance é a sexta do cd em um clima significativamente suave. Para Bittersalt, Jake Bugg nos mostrou uma música mais forte num ritmo Indie com seu estilo de cantar mais imperativo te chamando para acompanhar sua letra, nesta que contém os melhores solos de guitarra até o momento.

    Na oitava que é a Ain´t No Rhyme recebemos um misto de Hip Hop com música dançante, onde percebe-se a versatilidade de Jake Bugg ao transitar por caminhos diferentes entre si e deixar a canção interessante. Entretanto, acredito que os melhores momentos de On My One estejam nas faixas onde o inglês caminhe pelo Folk e Blues como no caso da excelente Livin´Up Country, que seja nos vocais ou nos solos com uso de um 'slide', seguramente você será conquistado caro leitor(a).

    A tocante All That por todas suas linhas intimistas, onde mais uma vez a tranquilidade da melodia extraída do binômio voz e violão com dedilhados calmos e vocalizações de muita emoção exibem outro momento marcante do cd, que é para se ouvir de olhos fechados ou abraçado muito bem acompanhado(a). Por fim, Jake Bugg executa um Rock/Blues cativante em Hold On You, que segue em um ritmo inicial onde gosta-se com facilidade, pois, o jeito que é cantado nota-se que estamos diante de uma impressionante composição.

    Salvo nas canções onde Jake Bugg flertou com estilos diferentes ao seu Folk/Pop/Indie das demais de On My One é um disco muito bom e gostoso para se ouvir enquanto se descansa após um exaustivo dia de trabalho. E caso você seja um apreciador de Bob Dylan então.. aí meu amigo(a) é melhor ainda... pois, o garoto ( que tem shows marcados no Brasil para março de 2017 ) prova que terá futuro como cantor e compositor e certamente, poderá gerar músicas ainda melhores que estas.
Nota: 9,0.

Sites: http://www.jakebugg.com/ e http://www.facebook.com/jakebugguk.

Por Fernando R. R. Júnior
Novembro/2016

Voltar para Resenhas