Judas Priest - Angel of Retribution - 2005
Sony Music - 10 faixas

    A volta triunfal do Judas Priest com Rob Halford é uma das melhores e mais aguardadas reuniões do metal. Sim amigos e amigas do Rock On Stage, o metal god está de volta e em excelente forma. O disco que resenho nas linhas abaixo é uma prova que o Judas Priest voltou com sede de metal e com seu line up clássico, a saber: Scott Travis - bateria, Ian Hill - baixo, Rob Halford - vocal, K.K. Downing e Glen Tipton - guitarras. 

    Não quero desmerecer o ótimo trabalho de Ripper Owens  ( que foi dispensado e voltou ao Iced Earth )  mas o careca Rob Halford é dono de uma das melhores vozes do Heavy Metal, que serve de inspiração para tantos garotos que montam bandas de metal pelo mundo. Este disco Angel of Retribution é como o Judas Priest soava nos anos 80, um Heavy Metal cru, direto, sincero.    

    Angel of Retribution é um álbum fantástico com espetaculares riffs e solos de guitarras, é a volta daquele metalzão perfeito para curtir um show como se deve. Comentando as 10 faixas que estão no disco temos: Judas Rising - começa com um solo de guitarra fantástico seguido de um grande peso na bateria somados a voz destruidora do Halford. É amigos o Judas Priest está subindo de novo. Deal With Devil é um Heavy de primeira, além da voz impecável de Rob Halford e quero que note a dupla K.K. Downing e Glen Tipton solando de forma magistral.

    Revolution entra com um riff pesado do início junto ao baixo de Ian Hill é quebrado pelo berro do Halford, e tenho certeza que será candidata hit do disco e empolgará bastante ao vivo, com trechos falados, solos pesados e cadenciados. Esta música lembra os petardos dos anos 80. Sinceramente, não tem como ouvir essa música e não ficar cantarolando o seu refrão, e isso já na primeira audição. Worth Fighting For  também lembra um heavy dos anos 80, porém mais ritmada, vocais em coro, solo de guitarras melódicos e variados.

    Demonizer apresenta uma distorção e um solo altamente pesado e bem tocado começa esta faixa, que é do estilo da música Painkiller no peso, mais uma vez nota-se a pegada da dupla K.K. Downing e Glen Tipton. Para quem gosta mais de uma faixa pesadaça com solos matadores, Demonizer é a pedida. E se  você que curte um riff de primeira, preste atenção no solo desta música. Também terá de fazer parte do set ao vivo pela perfeição que ouvimos; onde eu garanto que rodas e o headbanging " comerão " solto. E, em tempo, os gritos de Rob Harlford são bestificantes.

    Wheels of Fire é um Heavy oitentista mais básico com guitarras pesadas e cadenciadas, porém, indicada aos amantes do headbanging e isso, sem contar o capricho nos solos. É amigos e amigas do metal, o Judas Priest está de volta e injetando nova força ao metal. A balada Angel é a mais calma até aqui e tem seu inicio no violão onde vemos todo o potencial da voz de Halford. A parte final desta triste, mas muito bonita balada é composta de um ótimo riff e a participação de todo o resto da banda. Meu amigo, Angel é música para se ouvir com a namorada e ela não reclamar que é Heavy Metal. (  risos... )

    Hellrider entra com um riff inicial maravilhoso que passa por solos de bateria perfeitos, tem-se  início uma das melhores músicas deste Angel of Retribution que será ( ou melhor, já é ) um novo clássico do metal. O riff transforma-se em solos cadenciados e a música é no estilo mais pesado e agressivo que o Judas imprime, ótima para pescoços que precisam serem sacudidos. Quero que note a variedade de solos fantásticos que temos nesta música onde a banda mostra uma perfeição digna dos metal gods que são.

    Recomendo ouvi-la de novo para ver se concorda comigo ou não: estamos ou não estamos diante de um dos melhores discos do ano? Lhe passo  mais um argumento, este no refrão: "Hellrider Hellrider You fought their battle for them Hellrider Hellrider You brought them through their despair Hellrider Hellrider  Your tempered steel relinquished Hellrider Hellrider You swarm them all extinguished"  não fica martelando na cabeça?

    A segunda balada deste excelente trabalho é Eulogy e conta com violão e piano num clima melancólico, e claro, após a pancada de Hellrider, precisávamos mesmo de um refresco. 

    Lochness  é a faixa que fecha este magnífico álbum do Judas Priest. Possui um começo mais lento e um solo repetitivo e distorcido que vai ganhando força e peso ao decorrer da música. A letra é inspirada no local onde muitos afirmam ver o famoso monstro do lago negro!!! Os solos são cadenciados e memoráveis em mais de 10 minutos; é a música perfeita para fechar este excelente álbum.

    Estamos presenciando a história de um dos melhores ícones do Heavy Metal mundial com o retorno do Rob Harlford ao Judas Priest. Este evento nos brindou com um novo e fabuloso trabalho que é Angel of Retribution, disco que deverá destacar-se entre os que você tem que  incluir em sua coleção. E a banda já disse que é apenas, o primeiro disco da volta, sendo assim, imagine o que ainda está por vir!!!!

Site: www.judaspriest.com 

Por Fernando R. R. Júnior

Voltar para Resenhas