Juglans Regia - Visioni Parallele
2008 - 8 Faixas

    Visioni Parallele é o nome do terceiro cd dos italianos do Juglans Regia, e foi gravado entre abril e setembro de 2007. A formação responsável pela gravação é a mesma do segundo álbum Controluce ( leia resenha ) e os trabalhos foram realizados no Head Studio por Simone Palazzo e Stefano Arrighi que mantiveram a qualidade dos dois trabalhos anteriores.

    A primeira do disco é a instrumental Dentro...Il Palazzo que apresenta linhas que flertam com o progressivo mas tem algumas batidas eletrônicas e introduz a nova versão de L´Último Respiro com uma batida mais rocker, porém, ainda percebemos os elementos de prog-metal no som dos italianos. La Sera segue com a linha mais rock´n´roll conforme a anterior e este fato marca uma certa mudança no estilo do Juglans Regia. Alessandro Parigi está cantando bem melhor que nos discos anteriores ressaltando uma evolução natural, mas, o ponto forte desta canção vai para Antonello Collini que exibe solos cheios de distorção neste rockão que marca o primeiro ponto forte do disco. 

    A quarta I Colori Nell´Aria já entra com um riff longo de Antonello e os italianos estão investindo no rock´n´roll, só que este é mais forte, vide o amparo realizado pela bateria de David Carretti e também pelo baixo de Massimiliano Dionigi para que o vocalista Alessando Parigi exiba todo o  seu feeling a cada verso. Vale lembrar que nesta canção, o Juglans Regia contou com a empolgada participação de Gianni Nepi, vocalista do épico Dark Quarterer. Il Volo apresenta um ótimo início no baixo, mas é rapidamente suplantado pela guitarra em solos vibrantes, cheios de técnica e muita melodia. Posso dizer que esta é mais complexa do disco, para comprovar isso perceba em meio a atuação marcante do guitarrista Antonello, as variações que Massimiliano Dionigi tira em seu baixo.

    Lacrima Nera é a certeza que o nível de qualidade da banda se mantém lá no alto pelo grau de sincronia que eles adquiriram nestes anos de banda, e novamente quem chama a atenção são os longos e fortes solos de guitarra que mostram a face heavy metal do Juglans Regia. Così Vicino... é uma nova amostra da bela execução de guitarra com distorção e um refrão bem melodioso. Encerrando o disco com solos de guitarra e teclados bastante viajantes ao decorrer de seus 8 minutos, temos Visioni Parallele, a faixa título, que conta com a participação de Ricardo Lacono e o tecladista do Domine realiza uma performance marcante. Afirmo com toda a certeza que o melhor ficou guardado para o final, pois todos os músicos da  banda se superaram em Visioni Parallele.

    Menos progressivo e mais heavy. A incursão no lado mais metal é visível em Visioni Parallele - ficando muito boa por sinal - mas ouvindo a última faixa do cd nota-se porque eles não podem abandonar lado prog da banda. E em tempo, como eles cantam em italiano, uma das línguas irmãs de nossa cultura, é muito fácil para nós brasileiros assimilar e curtir o som do Juglans Regia.

Site: www.juglansregia.com e www.myspace/juglansregia.com
E-mail: max@juglansregia.com

Por Fernando R. R. Júnior
Dezembro/2008

Voltar para Resenhas