Katra - Beast Within
12 faixas - 2008 - Hellion Records

    O Katra é uma banda surgida nas gélidas terras finlandeses no ano de 2006, quando a vocalista Katra Solopuro convidou os músicos Johannes Tolonen no baixo, Kristian Kangasniemi na guitarra, Jani Wilund nos teclados e Jaakko Järvensivu na bateria para formarem uma banda que levaria o seu primeiro nome. Conseguindo uma rápida ascensão, em 2007 eles representaram a Finlândia no festival Eurovisão da Canção, em shows na TV que foram assistidos por por quase 2 milhões de pessoas. Isso resultou no primeiro álbum autointitulado e no segundo Beast Within  ( lançado em 2008 ), trazido no Brasil pela Hellion Records e assunto desta resenha.

    Grail Of Sahara abre o cd com bons solos de guitarra e teclados em um som gótico mais suave que exala muita melodia e dá ênfase ao potencial lírico de Katra Solopuro, que é amplamente explorado nesta faixa. A ótima atuação do tecladista Jani Wilund marca o ritmo de Forgotten Bride para que Katra Solopuro traga a simpatia de sua voz  aliada aos bons solos de guitarra de Kristian Kangasniemi. Para a faixa título Beast Within o Katra preparou uma música mais animada com a linda vocalista ruiva passando muita emoção, mesmo com o peso que é aplicado na guitarra. Fade To Gray tem um início mais pesado, porém quando os vocais assumem o comando, sentimos aromas mais suaves que praticamente se opõem ao peso proposto. Essa dualidade é tudo que o fã de gothic metal espera, ainda mais com os solos melodiosos nos teclados de Jani Wilund que nos conduzem a algumas passagens mais viajantes.

   Swear mantém os teclados em alta e é mais rápida que a anterior, com isso podemos ouvir Katra Solopuro trazendo novas emoções em seus vocais, que são muito bem apoiados na evolução crescente da guitarra. Para a  balada Promise Me Eyes, a vocalista coloca toda a suavidade de seus vocais líricos em meio a uma harmonia mais sinfônica, onde destaca-se a execução competente do guitarrista Kristian Kangasniemi que produz excelentes solos. A melodiosa Mystery é a seguinte de Beast Within com doses controladas de peso e um ritmo agradável que contagiam facilmente o ouvinte.

      Flow é dotada de toques mais cadenciados na guitarra, uma vigorosa interpretação nos vocais e até algumas influências de música árabe. A oitava música dos finlandeses é Scars In My Heart com seus ares de balada onde a musa ruiva usa seus vocais líricos em meio a uma melodia relaxante. Storm Rider é um tanto quanto mais rápida e pesada, além disso, possui bons solos de guitarra e uma atuação vibrante de Katra Solopuro, se isso não fosse suficiente, temos ainda momentos mais progressivos. A suave Mist Of Dawn volta a exibir todo o potencial da beldade e nesta balada mais centrada em voz e piano nota-se porque o Katra é uma revelação da cena gothic metal. Kuudoika - cover do Meccano - é cantada na língua natal dos finlandeses e o resultado é uma bela versão cheia e emoção. Além disso, as atuações marcantes do tecladista Jani Wilund e do guitarrista Kristian Kangasniemi realmente deixam suas marcas ao encerrar Beast Within.

    Os fãs de gothic metal com vocais femininos certamente irão apreciar o Katra, porque além do competente som feito pela banda, qualquer semelhança com o Nightwish nos tempos de Tarja Turunen não é mera coincidência, já que o Katra possui muitas influências da sonoridade criada por eles, o que é muito bom diga-se de passagem.

Site: www.katra.fi
Gravadora: www.hellion.com.br

Por Fernando R. R. Júnior
Fevereiro/2009

Voltar para Resenhas