King Fear - Frostbite
13 Faixas - Shinigami Records - 2013

    Frostbite é um fenômeno que acontece quando sofremos uma 'geladura' ou uma lesão causada por frio extremo e que podem evoluir em uma necrose resultando em uma amputação do ponto necrosado e é também o nome do primeiro disco do King Fear, banda alemã formada pelos músicos Nachtgarm nos vocais ( ex-Dark Funeral ), Mål Dæth na guitarra e baixo sendo completado por Bone Inn ( ex-Eisenvater ) na bateria, e esse trio de Black Metal Extremo e de linhagem matadora originou-se na cidade de Hamburgo em novembro de 2011 influenciado por nomes como Satyricon, Khold, Shining, Celtic Frost, Entombed e Tiamat.

    As gravações foram realizadas no The Katroom pelo guitarrista Mål Dæth e no Hertz Werk/Nulizwein Studios entre 2012 e 2013 junto a Dilman Wilper, responsável também pela mixagem e masterização do cd. A capa e encartes exibem lugares longínquos, de difícil acesso e todos congelados que demonstram em suas letras o desejo humano de conquistar as mais altas montanhas do mundo e as mortes que suas tentativas acarretam, a famosa "conquista do inútil".

    Conquering The Uselless abre o cd com riffs cadenciados e percussões, que denotam a atmosfera sombria que o King Fear embutiu em suas composições e prepara o ouvinte para os urros sinistros de Nachtgarm, que vem em seguida em um ritmo pesado, que sofre alterações que martelam bastante. Interligada com a anterior e apresentando um andamento mais obscuro, Death Zone também é urrada com toda a cólera do vocalista, que somada aos riffs de guitarra realizados por Mål Dæth e aos toques do baterista Bone Inn tornam Frostbite ainda mais potente. Para Frostbite, faixa que intitula o álbum, o trio criou uma linha cadenciada daquelas que parecem que são amaldiçoadas e com os maquiavélicos guturais de Nachtgarm. Na próxima, Immortalized, foi reservado um ritmo rápido e mortal, que deixa bem claro uma sequencia instrumental muito bem conduzida pelo King Fear, especialmente os solos de guitarras.   

   Após os efeitos que encerram a quarta canção e alguns dedilhados incidentais, The Wickedestman é urrada a toda velocidade que Nachtgarm extraiu dos seus vocais e é embasada em uma sequencia instrumental extrema, maldosa e impiedosa. O caos continua na seguinte, que é a cadenciada Black Gravel, que de em urro em urro, riff em riff, exibe seus agressivos e intencionalmente macabros versos.

    Em Empires Woft, o King Fear mostra alguns segundos mais calmos para que em seguida aplique um andamento destruidor, que está cheio dos mais ferozes guturais de Nachtgarm e muito uso de bumbos duplos do baterista Bone Inn. Quem gosta de ouvir 'blast beats' e 'triggers' irá encontrar muitos e perceber como ele usou intensamente a cada instante. A última de Frostbite é Reconquering The Uselless, que termina o cd de forma tão sinistra, carrancuda e fúnebre como começou, e claro, lotado de guturais dos mais furiosos a cada um dos seus versos.   

      Daí para diante temos cinco canções bônus pertencentes ao EP de 2012 e a primeira delas é a obscura The King ( Of All Fears ), que após alguns efeitos instrumentais descamba em um Black Metal extremamente aniquilador e violento. Depois com um ritmo mais Rock ( que coisa hein? ) The Sun Of Days Gone By nos mostra um King Fear totalmente diferente do que foi ouvido até aqui, mas lógico, que tem um pequeno detalhe que continua igual: as vocalizações guturais de Nacthgarm como era de se esperar mesmo. Tenho que destacar nesta faixa também os toques feitos pelo guitarrista/baixista Mål Dæth.

     Com algumas frases ditas em alemão, o trio arrebenta com tudo na pedrada Battle´s Cuer... Was Has Begun, que é a mais revoltada composição presente neste cd. De um andamento mais cadenciado, que é daqueles que servem de hino para uma sangrenta batalha... His Disciple The Legions March caminha por trechos de pura fúria extrema executada a toda intensidade pelo King Fear. Fechando os bônus e o cd I Found A Better Place ( Under Constraint ) segue em uma linha cadenciada de muitos urros extremos, que repetem o título na maior parte do tempo. Frostbite é indicado para quem aprecia um Black Metal mais cadenciado, tenebroso, muito bem gravado ( tudo está significativamente limpo ) e lógico, for seguidor do Dark Funeral e dos trabalhos solos de seus ex-integrantes... encontrará aqui um artefato muito interessante.
Nota: 8,0.

Sites: http://king-fear.de, http://www.facebook.com/TheKingFear
e http://www.shinigamirecords.com.

Por Fernando R. R. Júnior
Fevereiro/2014

Voltar para Resenhas